Timbre

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

CONSELHO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CoPG
Rod. Washington Luís km 235 - SP-310, s/n - Bairro Monjolinho, São Carlos/SP, CEP 13565-905
Telefone: (16) 3351-8111 - http://www.ufscar.br
  

ATA DA 118ª REUNIÃO ORDINÁRIA

 

Data e horário:29/04/2020 às 14h00

Local: Google Meet

Presidência: Profa. Dra. Audrey Borghi e Silva

Processo SEI nº 23112.004744/2020-93

 

Membros presentes: 

Presidente: Profa. Dra. Audrey Borghi Silva

Coordenador Multicampi de Acompanhamento de PPGs – Prof. Dr. Tiago da Silva Alexandre (convidado)

 

PPGGAS – Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden

PPGBiotec – Profa. Dra. Cristina Paiva de Sousa

PPGCAm – Prof. Dr. Marcel Okamoto Tanaka

PPGCC- Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri

PPGCEM – Prof. Dr. Leonardo Bresciani Canto

PPGCFau –Prof. Luiz Eduardo Moschini

PPGCI – Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro

PPGCTS –  Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade

PPGE – Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto

PPGEE – Prof. Dr. Luis Alberto Mijam Barêa

PPGEEs – Profa. Dra. Juliane Aparecida de Paula P. Campos

PPGECE – Pofa. Dra. Magda da Silva Peixoto

PPGECiv – Prof. Dr. Guilherme Aris Parsekian

PPGEMec- Prof. Dr. Carlos Eiji Hirata Ventura

PPGEnf- Profa. Dra. Vivian Aline Mininel

PPGEU – Prof. Dr. Erich Kellner

PPGEP – Prof. Dr. Moacir Godinho Filho

PPGEQ – Prof. Dr. Antonio José Gonçalves da Cruz

PPGFil – Prof. Dr. Bento Prado Almeida Ferraz Neto

PPGF – Prof. Celso Jorge Villas Boas                                                

PPGFt – Profa. Dra. Patrícia Driusso

PPGGC – Profa. Dra. Adriana Barbieri Feliciano

PPGGEv –Prof. Dr. Marcelo de Bello Cioffi

PPGGero – Profa. Dra. Márcia Regina Cominetti

PPGGOSP - Andréa Eloisa Bueno Pimentel

PPGIS – Profa. Dra.Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo

PPGL – Prof. Dr. Oto Araújo Vale

PPGLit – Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra

PPGM – Prof. Dr. Edivaldo Lopes dos Santos

PPGPE – Profa. Dra. Dulcimeire Aparecida Zanon e Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa.

PPGPEP - Dr. Gilberto Miller Davós Ganga

PPGPsi – Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza

PPGTO – Profa. Dra. Ana Paula Serrata Malfitano

PIPGCF – Prof. Dr. Gerson Jhonatan Rodrigues

ProfMat – Prof. Dr. Renato José de Moura

PROF-Filo – Profa. Dra. Adriana Mattar Maamari

 

Campus Araras

PPGAeA-Ar – Profa. Dra. Valéria Forni Martins

PPGPVBA –Ar – Profa. Dra. Sandra Regina Ceccato Antonini

 

Campus Sorocaba

 

PPGA – Prof. Dr.Éderson Luiz Piato

PPGCC-Sor – Prof. Dr. Luciana Aparecida Martinez Zaina

PPGCM-Sor - Profa. Dra. Jane Maria Faulsitch de Paiva

PPGEc- Sor - Prof. Dr. José César Cruz Júnior

PPGEd-Sor – Profa. Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho e Prof. Dr. Paulo Gomes Lima

PPGGeo- Sor – Profa. Dra. Rita de Cássia Lana

PPGSGA-Sor – Prof. Dr. Fernando Silveira Franco

PPGPur-Sor – Profa. Dra. Franciane Andrade de Pádua

PROFIS – Sor – Profa. Dra. Fernanda Keila Marinho da Silva

 

 Membros Representantes dos Conselhos de Centro

 

 Centro de Ciências Humanas – CECH

ausente

 

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Profa. Dra. Angélica Martins Gonçalves

 

Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – CCET

Prof. Dr. Marcio Peron Franco de Godoy

 

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Profa. Dra. Mariana Altenhofen da Silva

 

Centro de Ciências Humanas e Biológicas – CCHB

ausente

 

Centro de Ciências e Tecnologia – CCTS

 ausente

 

 Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia – CCGT

Prof. Dr. Fábio Luciano Verdi

 

 Membros Representantes Técnicos-Administrativos

Robson Lopes dos Santos

 

Membros Representantes Discentes

Fernando Gasparotto da Silva - PPGM

Iberê Araújo da Conceição - PPGS

João Otávio Poletto Tomeleri – PPGPUR-So

Jussara Ribeiro de Oliveira- PPGCTS

Ramon Marin - PPGPsi

Thais Felipe Rosa – PPGCTS

William Akihiro Alves Aisawa

 

Comentário: Considerando à pandemia de Coronavírus – COVID -19 no ano de 2020; Considerando a Portaria do Gabinete da Reitoria nº 4371 de15/03/2020 que estabeleceu medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade UFSCar, bem como o replanejamento de rotinas e procedimentos de trabalho como forma de prevenção aos problemas causados pelo COVID-19;

Considerando o Ato Administrativo PROPG nº 3, 16/03/2020, que estabelece procedimentos sobre as principais atividades inerentes aos Programas de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar, e ainda o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), de 12/03/2020, o qual recomenda o estímulo ao trabalho em horários alternativos em escala, reuniões virtuais, home office, devendo os organizadores avaliar a possibilidade de adiamento ou cancelamento de eventos com muitas pessoas, entre outras, quando se identificar a fase inicial de transmissão comunitária do COVID 19, a presidência deste Conselho determina que a 118ª reunião ordinária do Conselho de Pós-Graduação ocorrerá à distância no dia 29/04/2020 às 14h00 transmitida através do Google meet.  

 

 

1. APRECIAÇÃO DE ATAS

ATA DA 117ª REUNIÃO DO CONSELHO DE PÓS-GRADUAÇÃO - aprovada.

 

2. ORDEM DO DIA

2.2 – PLANO ESTRATÉGICO DA PÓS-GRADUAÇÃO – Processo SEI  23112.006349/2020-45     -  

Os conselheiros solicitaram que o Plano fosse apreciado na próxima reunião do CoPG  para haver mais tempo de analise pelas CPGs dos PPGs, e para  sugestão  pelos conselheiros. Alguns conselheiros levantaram aspectos como: APCNs, secretarias compartilhadas, acessibilidade nos Programas para alunos com deficiência .  A minuta do Plano estará disponível via SEI para receber sugestões/modificações dos conselheiros, para ser homologado em próxima reunião do CoPG.

 

2.3- PARECERES DA COMISSÃO ASSESSORA PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (APCN) 2020:

2.3.1 -Curso de Mestrado Profissional em Comunicação Transmídia, campus São Carlos  Processo SEI nº 23112.004180/2020-99 . Parecer favorável CoPG  nº 55/2020  aprovado. Encaminhamento ao Consuni

2.3.2 - Curso de Doutorado Acadêmico em Gerontologia, campus São CarlosProcesso SEI nº 23112.004494/2020-91. Parecer favorável CoPG  nº  56/2020   aprovado. Encaminhamento ao Consuni.

A presidente do CoPG esclareceu aos conselheiros que questionaram o envio de proposta de doutorado de um Programa nota 3, dizendo que é possível desde que esteja bem estruturada, como no caso do PPGGERO. O coordenador do PPGECiv, Prof. Guilherme Parsekian sugeriu que fosse destacado na proposta que existem vários pontos de excelência neste Programa, mesmo sendo nota 3 na Capes. A Profa. Cristina Paiva do PPGBiotec também concordou dizendo que os dados incluídos na proposta dão robustez ao pedido. Após debate, a presidente do CoPG abriu para votação, sendo que a proposta de curso de Doutorado do PPGGero foi aprovada pela maioria dos presentes, tendo 1 voto de abstenção.

2.3.3 - Curso de Mestrado Acadêmico em Conservação e Sustentabilidade – campus Lagoa do Sino Processo SEI nº 23112.007369/2020-33. Parecer aprovado. Parecer favorável CoPG  nº  57/2020. Encaminhamento ao Consuni

 

2.4 – ACORDOS DE COOPERAÇÃO

2.4.1 - Processo SEI nº 23112.001836/2020-11 - ACORDO DE COOPERAÇÃO EDUCACIONAL, ACADÊMICA, CIENTÍFICA E TÉCNICA INTERNACIONAL ENTRE A UFSCAR E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E A EDUGEST FORMAÇÃO EDUCACIONAL E SERVEIS PER A LA INFANCIA CRÉIXER JUNTS – ESPANHA – Trata-se de acordo específico de cooperação educacional, acadêmica, científica e técnica entre a UFSCar, a Edugest Formação Educacional (Espanha) e a "Serveis per a la Infancia Créixer Junts" (Espanha) nas áreas de e/ou sobre temas relativos a teorias e práticas em Educação Infantil e formação permanente de profissionais da Educação Infantil, a interesse do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Brasil).  Homologado. Parecer CoPG  nº58/2020

2.4.2 - Processo SEI nº 23112.007290/2020-11- ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA INTERNACIONAL ENTRE A UFSCAR E A UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE BARCELONA (ESPANHA) – Trata-se de acordo específico de cooperação entre UFSCar e Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) na área e/ou acerca de temas relativos a Terapia Ocupacional, no que diz respeito a mobilidade acadêmica estudantil a interesse do Departamento de Terapia Ocupacional e também de interesse do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO.  Homologado. Parecer CoPG  nº59/2020

2.4.3 - Processo SEI nº 23112.106904/2019-02 - ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) – Trata-se de análise de minuta de Acordo de Cooperação Técnico-Científica interinstitucional entre a UFSCar e  a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), se fazendo necessária para legitimar e possibilitar a participação da docente recém contratada no Departamento de Gerontologia da UFSCar, Juliana Hotta Ansai, como membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCMOV/UFMS). O Programa foi recentemente aprovado pela CAPES, entrando em funcionamento em maio de 2019. Após o primeiro processo seletivo, a docente orienta atualmente duas alunas de mestrado, havendo necessidade de continuação de vínculo com o PPGCMOV/UFMS para finalizar as orientações. Parecer Favorável da Procuradoria Federal junto à UFSCar ( Despacho de Aprovação n. 00023/2020/CONS/PFFUFSCAR/PGF/AGU). Homologado. Parecer favorável CoPG  nº60/2020

2.5 - Processo SEI 23112.007187/2020-62 – DENÚNCIA DE PLÁGIO - ESTUDANTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - PPGPsi - Trata-se de homologação de tese de Doutorado reformulada apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar de aluna do PPGPsi após denúncia de plágio. No mês de outubro de 2018, o PPGPsi recebeu uma denúncia indicando a existência de trechos plagiados de uma tese de doutorado de aluna de doutorado do PPGPsi. Naquele momento, a defesa de tese tinha sido enviada para o Repositório Intitucional (RI) e homologada pelo colegiado do PPGPsi, mas não pelo Conselho de Pós-Graduação. Segundo a coordenação do PPGPsi, suas providências foram:  a) solicitar a retirada do trabalho do RI e; b) levar a denúncia à CPG para que este colegiado tomasse ciência do ocorrido e deliberasse sobre os próximos passos.  Na 109ª Reunião Ordinária de CPG-Psi, em 21/11/2018, foi criada uma Comissão de apuração preliminar da denúncia composta por três docentes. Esta Comissão analisou cuidadosamente a Tese  e a denúncia com auxílio do programa anti-plágio Turn It In. A Comissão confirmou a existência de trechos similares a outros textos acadêmicos, mas não encontrou nenhuma evidência de fraude em relação aos dados/ resultados propriamente ditos. Recomendou-se uma segunda versão revisada pela aluna e sua orientadora apresentada em 29/07/2019, com  carta explicativa e uma tabela apresentando as mudanças realizadas na tese. Em 22/11/2019 houve a última manifestação dos cinco membros da banca examinadora que se manifestaram favoráveis à aprovação da nova versão reformulada. A Comissão Interna do PPGPsi, que também recomendou a sua aprovação.  

A coordenadora do PPGPsi, Profa. Débora Hollanda fez alguns esclarecimentos sobre o caso da aluna em questão, dizendo que a nova versão apresentada pela discente foi aprovada pela Comissão que avaliou bem como pela Banca examinadora da defesa, também comentou sobre software anti-plágio, ética envolvendo o assunto. Os conselheiros presentes votaram favoravelmente à aprovação da versão reformulada da tese da discente do CoPG, seguindo a decisão da Comissão Interna do PPGPsi que avaliou. Aprovado com  1 abstenção de voto. O conselho de Pós-Graduação aprovou e homologou o parecer da Comissão Interna do PPGPsi. Homologado. Parecer CoPG  nº 61/2020

 

2.6 – APROVAÇÕES E ALTERAÇÕES DE REGIMENTOS INTERNOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

2.6.1- Processo SEI 23112.002379/2020-82– Novo Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – aprovado pelo Reunião Extraordinária do CPGECiv em 03/04/2020.  Homologado. Resolução CoPG nº   4/2020.

2.6.2 - Processo SEI 23112.000784/2017-61 - Novo Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais  - PPGCAm - Aprovado na  61ª Reunião Ordinária da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais de 17/04/2020. Homologado. Resolução  CoPG nº 5/2020.

 

2.7 - HOMOLOGAÇÂO DE DOCUMENTOS PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS

 

Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

 

Aluno(a): Guilherme Silva Braga

Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Data da Defesa: 21/01/2020

Orientador(a): Luciene Nogueira Bertoncello

Título: CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Aluno(a): João Paulo Silva Guimarães

Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Data da Defesa: 11/02/2020

Orientador(a): Paulo Antonio Silvani Caetano

Título: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS DA OBMEP

 

Aluno(a): Renato Conceição Junior

Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Data da Defesa: 21/02/2020

Orientador(a): Paulo Antonio Silvani Caetano

Título: VERSÕES DIGITAIS PARA JOGOS MATEMÁTICOS: INVARIANTES EM PARIDADE, CONGRUÊNCIA MODULAR, FRAÇÕES E PG

 

Aluno(a): Tiago Gonçalves Aquino

Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Data da Defesa: 28/01/2020

Orientador(a): Renato Jose de Moura

Título: DISCO ESTATÍSTICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO

 

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS

 

Aluno(a): Alexandre Branco Pereira

Nível: Mestrado em Antropologia Social

Data da Defesa: 27/08/2019

Orientador(a): Igor José de Renó Machado

Título: Viajantes do tempo: imigrantes-refugiadas, saúde mental, cultura e racismo na cidade de São Paulo

 

Aluno(a): Raphael Rodrigues

Nível: Doutorado em Antropologia Social

Data da Defesa: 16/08/2019

Orientador(a): Geraldo Luciano Andrello

Título: Descendo o rio: memórias, trajetórias e nomes no baixo Uaupés (AM)

 

Aluno(a): Sarah Faria Moreno

Nível: Mestrado em Antropologia Social

Data da Defesa: 27/02/2019

Orientador(a): Felipe Ferreira Vander Velden

Título: Presenças incômodas no Porto de Santos: uma etnografia das relações entre humanos, pombos, grãos e outros Sujeitos

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC

 

Aluno(a): Diego Saqui

Nível: Doutorado em Ciência da Computação

Data da Defesa: 19/02/2020

Orientador(a): José Hiroki Saito

Título: Um Novo Método WRAPPER Multiobjetivo para Seleção de Bandas de Imagens Hiperespectrais

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So

 

Aluno(a): Francisco Augusto Cesar de Camargo Bellaz Guiraldelli

Nível: Mestrado em Ciência da Computação

Data da Defesa: 12/12/2019

Orientador(a): Katti Faceli

Título: Identificação de Perfis de Permissões em Aplicativos Móveis Utilizando Agrupamento e Visualização

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI

 

Aluno(a): Camila Cassiavilani

Nível: Mestrado em Ciência da Informação

Data da Defesa: 21/02/2020

Orientador(a): Roniberto Morato do Amaral

Título: Starteca: participação ativa da biblioteca universitária na constituição da universidade empreendedora

 

Aluno(a): Cristina Marchetti Maia

Nível: Mestrado em Ciência da Informação

Data da Defesa: 02/03/2020

Orientador(a): Ariadne Chloe Mary Furnival

Título: Inovação das práticas de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensinoaprendizagem em bibliotecas universitárias

 

Aluno(a): Natália da Conceição Matui

Nível: Mestrado em Ciência da Informação

Data da Defesa: 27/02/2020

Orientador(a): Luciana de Souza Gracioso

Título: Mapeamento semântico do conceito de inovação para a Ciência da informação: uma análise Gramático- Sistêmico Funcional

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM

 

Aluno(a): Adriana Marcela Nieto Muñoz

Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 03/04/2020

Orientador(a): Ana Candida Martins Rodrigues

Título: OTIMIZAÇÃO DA CONDUTIVIDADE IÔNICA DE VITROCERÂMICAS CONDUTORAS POR ÍON SÓDIO: CONTROLE MICROESTRUTURAL E BUSCA DE NOVAS COMPOSIÇÕES

 

Aluno(a): Aylanna Priscila Marques de Araújo

Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 27/02/2020

Orientador(a): Piter Gargarella

Título: MANUFATURA ADITIVA DA LIGA RECICLADA Al-Fe-Cr-Ti FORMADORA DE FASE QUASICRISTALINA

 

Aluno(a): Ernesto David Gonzalez Cruz

Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 31/10/2019

Orientador(a): Pedro Augusto de Paula Nascente

Título: ESTUDO DE LIGAS Ti-Nb-Zr E Ti-Nb-Mg, FUNDIDAS E NA FORMA DE RECOBRIMENTOS SOBRE AÇO INOXIDÁVEL, PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS

 

Aluno(a): Jeanini Jiusti

Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 02/03/2020

Orientador(a): Edgar Dutra Zanotto

Título: ESTABILIDADE E HABILIDADE DE FORMAÇÃO DE VIDROS ÓXIDOS

 

Aluno(a): Jhonata Rafael Verza

Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 20/02/2020

Orientador(a): Márcio Raymundo Morelli

Título: SÍNTESE DA PEROVSKITA KBiFe2O5 (KBFO), VIA DIFERENTES ROTAS, COM POTENCIAL APLICAÇÃO EM CÉLULAS SOLARES

 

Aluno(a): Pedro Ivo Batistel Galiote Brossi Pelissari

Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 04/09/2019

Orientador(a): Victor Carlos Pandolfelli

Título: DESENVOLVIMENTO DE CERÂMICAS REFRATÁRIAS ENGENHEIRADAS DENSAS E POROSAS

 

Aluno(a): Talyta Torrezan

Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 17/12/2019

Orientador(a): Sílvia Helena Prado Bettini

Título: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO, TÉRMICO E MECÂNICO DE MISTURAS DE PBAT COM

ELEVADOS TEORES DE LIGNINA

 

Aluno(a): Vinicius Cardoso Ottani

Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

Data da Defesa: 07/08/2018

Orientador(a): Alberto Moreira Jorge Junior

Título: EFEITO DA RE-NITRETAÇÃO NAS PROPRIEDADES DE MATRIZES DE EXTRUSÃO A QUENTE DE ALUMÍNIO, CONFECCIONADAS EM AÇOS FERRAMENTA VEX E H13

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS

Aluno(a): Nathália Fernandes da Silva

Nível: Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Data da Defesa: 27/02/2019

Orientador(a): Maria Zanin

Título: CAIXA COLETIVO E REDE DE TROCAS SOLIDÁRIAS COMO ESTRATÉGIAS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS PARA COLETIVOS CULTURAIS: CASO DO COLETIVO FULIGEM DE RIBEIRÃO PRETO – SP

 

Aluno(a): Raydson Alexandre Tozzo de Deus

Nível: Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Data da Defesa: 27/01/2020

Orientador(a): Eduardo Nespoli

Título: Luteria digital experimental: materiais e processos de criação de novos instrumentos musicais

 

Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais – PPGERN

 

Aluno(a): Camila Francisco Gonçalves

Nível: Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais

Data da Defesa: 17/02/2020

Orientador(a): Pedro Manoel Galetti Junior

Título: OCORRÊNCIA DAS ESPÉCIES DE CARNÍVOROS E ARTIODÁCTILOS DO PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA E SUAS RELAÇÕES COM O HÁBITAT

 

Aluno(a): Ferreira Manuel Timóteo

Nível: Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais

Data da Defesa: 28/02/2020

Orientador(a): Angélica Maria Penteado Martins Dias

Título: PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DOS BRACONIDAE (HYMENOPTERA), ICHEUMONOIDEA) EM ÁREAS DE CERRADO NO BRASIL E SAVANA EM ANGOLA

 

Aluno(a): Jair Hernando Castro Romero

Nível: Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais

Data da Defesa: 20/02/2020

Orientador(a): Dalva Maria da Silva Matos

Título: Plantas Invasoras na América Latina: Avanços, Direções e Desafios

 

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE

 

Aluno(a): Betina Cambi

Nível: Doutorado em Educação

Data da Defesa: 14/02/2020

Orientador(a): Ademir Donizeti Caldeira

Título: O professor mediador-orientador na modelagem matemática: movimentos de constituição de um discurso

 

Aluno(a): Carla Viviani Silveira Folegatti

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 06/03/2020

Orientador(a): Claudia Raimundo Reyes

Título: Interculturalidade e prática docente Pataxó

 

Aluno(a): Eliane Nicolau da Silva

Nível: Doutorado em Educação

Data da Defesa: 28/01/2020

Orientador(a): Maria Aparecida Mello

Título: A formação de conceitos científicos em crianças de cinco anos fundamentada em mediações sistematizadas

 

Aluno(a): Everton Aparecido Moreira de Souza

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 27/02/2020

Orientador(a): Marisa Bittar

Título: Um estudo sobre o vazio educacional no Brasil colonial

 

Aluno(a): Gabriela Guillardi da Silva Maia

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 10/03/2019

Orientador(a): Tatiane Cosentino Rodrigues

Título: A infância e a criança como temas do Le Courrier da UNESCO na segunda metade do Século XX (1948-2000)

 

Aluno(a): Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 14/02/2020

Orientador(a): Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes

Título: Permanência universitária: quando o pedagógico se une ao econômico

 

Aluno(a): Jéssica Francine Ferreira da Silva

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 20/02/2020

Orientador(a): Ana Paula Gestoso de Souza

Título: Processos de construção da identidade de mentoras iniciantes

 

Aluno(a): Lucimara Artussa

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 28/02/2020

Orientador(a): Maria Iolanda Monteiro

Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS

 

Aluno(a): Mariana Bergo Damaso Silva

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 18/02/2020

Orientador(a): Luiz Roberto Gomes

Título: O Cálculo do Esquecimento: o papel de mediação das redes sociais na produção de violência

 

Aluno(a): Miriã Martins de Brito

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 20/02/2020

Orientador(a): Aida Victoria Garcia Montrone

Título: Pedagogia Hospitalar: Revisão Integrativa de Pesquisas Qualitativas

 

Aluno(a): Murilo Ferreira Velho de Arruda

Nível: Doutorado em Educação

Data da Defesa: 01/11/2019

Orientador(a): Luiz Gonçalves Junior

Título: Música comunitária em um projeto social de lazer: processos educativos decorrentes

 

Aluno(a): Nathan Raphael Varotto

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 21/02/2020

Orientador(a): Luiz Gonçalves Junior

Título: A prática social da mediação no fútbol callejero: processos educativos decorrentes

 

Aluno(a): Rafaela Marchetti

Nível: Doutorado em Educação

Data da Defesa: 05/02/2020

Orientador(a): Maria Cecilia Luiz

Título: VIOLÊNCIAS, CONFLITOS E INDISCIPLINAS: DISCURSOS EM TRÊS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Aluno(a): Rosangela Trabuco Malvestio da Silva

Nível: Doutorado em Educação

Data da Defesa: 12/02/2020

Orientador(a): Luiz Roberto Gomes

Título: Experiência estética e o ensino de música: um estudo de caso da prática docente de um professor de uma escola pública do ensino fundamental no município de Maringa-PR

 

Aluno(a): Tamires Cristina de Souza

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 20/02/2020

Orientador(a): Douglas Verrangia Corrêa da Silva

Título:As representações Sociais de Ciência: Um estudo a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

 

Aluno(a): Tarciana dos Santos Pinheiro

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 21/02/2020

Orientador(a): Ana Paula Gestoso de Souza

Título: Elementos da constituição da identidade docente de professoras iniciantes da educação infantil e do ensino fundamental-anos iniciais

 

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So

 

Aluno(a): Julie Fernanda Ferrari

Nível: Mestrado em Educação

Data da Defesa: 21/02/2020

Orientador(a): Marcos Francisco Martins

Título: A Análise da Reforma Brasileira do Ensino Médio de 2017 à luz da Escola Unitária de Gramsci

 

Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs

 

Aluno(a): Karla Janaine de Moraes Borges

Nível: Mestrado em Educação Especial

Data da Defesa: 29/08/2019

Orientador(a): Maria Amelia Almeida

Título: ESTUDO SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 

Aluno(a): Kéren-Hapuque Cabral de Marins

Nível: Mestrado em Educação Especial

Data da Defesa: 20/12/2019

Orientador(a): Gerusa Ferreira Lourenço

Título: BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA TUTORIA POR PARES PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

 

Aluno(a): Saimonton Tinôco da Silva

Nível: Doutorado em Educação Especial

Data da Defesa: 26/03/2018

Orientador(a): Eniceia Gonçalves Mendes

Título: INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE CONSENSOS E DISENSSOS ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGECiv

 

Aluno(a): Heloiza Candeia Ruthes

Nível: Mestrado em Engenharia Civil

Data da Defesa: 21/02/2020

Orientador(a): Fernando Menezes de Almeida Filho

Título: Análise do comportamento de sistemas estruturais em concreto armado moldado in loco sob o efeito do colapso progressivo

 

Aluno(a): Lucas Vinícius Nogueira dos Reis

Nível: Mestrado em Engenharia Civil

Data da Defesa: 05/02/2020

Orientador(a): Guilherme Aris Parsekian

Título: Contribuição Metodológica à Engenharia Diagnóstica para Aplicação á Conservação da Infraestrutura Rodoviária: Estudo de Caso da Sinalização da SP 310 -Rodovia Washington Luís

 

Aluno(a): Mayara Turi Gerin

Nível: Mestrado em Engenharia Civil

Data da Defesa: 20/02/2020

Orientador(a): Silvana de Nardin

Título: Análise do Confinamento de Concreto com Resíduos de Concreto em Pilares Preenchidos

 

Aluno(a): Raphael Nabhan Langendorfer Barbosa

Nível: Mestrado em Engenharia Civil

Data da Defesa: 30/08/2019

Orientador(a): Fernando Menezes de Almeida Filho

Título: Análise de Sensibilidade entre Modelos de Cálculo de Resistência à Força Cortante de Lajes Alveolares Pré- Fabricadas Protendidas

 

 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP

 

Aluno(a): Aldair Alberto Álvarez Diaz

Nível: Doutorado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 13/03/2020

Orientador(a): Pedro Augusto Munari Junior

Título: Optimization models and solution methods for inventory routing problems

 

Aluno(a): Cassiano da Silva Tavares

Nível: Mestrado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 25/04/2019

Orientador(a): Pedro Augusto Munari Junior

Título: Seleção de fornecedores via otimização robusta

 

Aluno(a): Flávio Henrique de Oliveira Costa

Nível: Doutorado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 18/12/2019

Orientador(a): Andrea Lago da Silva

Título: O papel da resiliência na redução do desperdício de alimentos: um estudo qualitativo na díade varejo-fornecedor de frutas legumes e verduras (FLV)

 

Aluno(a): Francisco Andrea Simões Braga

Nível: Mestrado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 24/05/2019

Orientador(a): Glauco Henrique de Sousa Mendes

Título: O Front-end da inovação em sistemas Produto-serviço em empresas fabricantes de equipamentos médicohospitalares: Análise do processo de decisão

 

Aluno(a): Murilo Roberto Jesus Maganha

Nível: Doutorado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 13/12/2019

Orientador(a): Sergio Luis da Silva

Título: A influência das práticas de gestão do conhecimento sobre a capacidade de improvisação: survey em empresas

de base tecnológica (EBTs)

 

Aluno(a): Paulo Renato Peruchi

Nível: Mestrado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 14/02/2020

Orientador(a): Mário Sacomano Neto

Título: A infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil e as trilhas da financeirização

 

Aluno(a): Roberto Bernardo

Nível: Doutorado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 30/01/2020

Orientador(a): Hildo Meirelles de Souza Filho

Título: Fatores determinantes de adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no estado de São Paulo

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So

 

Aluno(a): Anderson Pires Fernandes

Nível: Mestrado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 08/11/2019

Orientador(a): Jane Maria Faulstich de Paiva

Título: Potencial de utilização de resíduos de filmes poliméricos e de fibras de vidro provenientes do processo de fabricação de pás eólicas

 

Aluno(a): Cindy Marcela Lobo Ramos

Nível: Mestrado em Engenharia de Produção

Data da Defesa: 28/11/2019

Orientador(a): Eli Angela Vitor Toso

Título: Planejamento da rede de distribuição de medicamentos considerando custos logísticos e de ICMS

 

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE

 

Aluno(a): Susana Michelim Collareda

Nível: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas

Data da Defesa: 14/02/2020

Orientador(a): Rogerio Fernando Pires

Título: INCLUSÃO INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR: PERÍMETRO E ÁREA DE REGIÕES POLIGONAIS

 

Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFil

 

Aluno(a): Patrícia Fernandes da Cruz

Nível: Mestrado em Filosofia

Data da Defesa: 02/03/2020

Orientador(a): Paulo Roberto Licht dos Santos

Título: Erro e ilusão transcendental no primeiro paralogismo da segunda edição da crítica da razão pura

 

Aluno(a): Vinicius Elias Foderario

Nível: Doutorado em Filosofia

Data da Defesa: 13/03/2020

Orientador(a): Monica Loyola Stival

Título: O ESTADO MÍNIMO DE ROBERT NOZICK UMA ANÁLISE ACERCA DOS LIMITES DA AÇÃO ESTATAL

 

Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt

 

Aluno(a): Laura Mumic de Melo

Nível: Mestrado em Fisioterapia

Data da Defesa: 03/10/2019

Orientador(a): Larissa Pires de Andrade

Título: Mudanças nas subtarefas do TUG e sua relação com a cognição em idosos com comprometimento cognitivo leve e preservados cognitivamente: um estudo longitudinal

 

Programa de Pós-Graduação em Gerontologia – PPGGero

 

Aluno(a): Luana Aparecida da Rocha

Nível: Mestrado em Gerontologia

Data da Defesa: 27/02/2020

Orientador(a): Aline Cristina Martins Gratao

Título: Efeitos da música clássica sobre a cognição, parâmetros fisiológicos e psicológicos em idosos com demência institucionalizados.

 

Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica – PPGGC

 

Aluno(a): Priscila Souza Cugler

Nível: Mestrado Profissional em Gestão da Clínica

Data da Defesa: 26/06/2018

Orientador(a): Wagner dos Santos Figueiredo

Título: Gênero, Feminismos e Necessidades de Saúde: a perspectiva de mulheres atendidas em um Centro de Atenção Psico-Social - Álcool e Drogas ( CAPS-AD)

 

Aluno(a): Roberta Ferracuti

Nível: Mestrado Profissional em Gestão da Clínica

Data da Defesa: 31/05/2019

Orientador(a): Geovani Gurgel Aciole da Silva

Título: PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIAS DE SUPERVISÃO ACADÊMICA

 

Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL

 

Aluno(a): Daniel Perico Graciano

Nível: Mestrado em Linguística

Data da Defesa: 06/03/2020

Orientador(a): Luciana Salazar Salgado

Título: Os dentes elétricos dos canibais: uma cartografia dos fluxos semióticos na canção de resistência da década de 1960

 

Aluno(a): Darlan Xavier Nascimento

Nível: Mestrado em Linguística

Data da Defesa: 12/03/2020

Orientador(a): Ariani Di Felippo

Título: Explorando a avaliação de sumários automáticos multidocumento multilíngues

 

Aluno(a): Jane Eder Girardi

Nível: Mestrado em Linguística

Data da Defesa: 05/03/2020

Orientador(a): Dirceu Cleber Conde

Título: Oficina de Língua Inventada e o ensino de conceitos linguísticos

 

Aluno(a): João Daniel Passarelli França

Nível: Doutorado em Linguística

Data da Defesa: 13/02/2020

Orientador(a): Marilia Blundi Onofre

Título: O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês

 

Aluno(a): Lidiany Pereira dos Santos

Nível: Doutorado em Linguística

Data da Defesa: 18/03/2020

Orientador(a): Marilia Blundi Onofre

Título: Os mecanismos enunciativos de pessoa-espaço-tempo no texto biografia na perspectiva da teoria das operações enunciativas (TOE)

 

Aluno(a): Manoel Sebastião Alves Filho

Nível: Mestrado em Linguística

Data da Defesa: 18/02/2020

Orientador(a): Carlos Felix Piovezani Filho

Título: Homem, Animal, Indústria: uma análise discursiva do agronegócio brasileiro

 

Aluno(a): Michelle Rie Hashimoto

Nível: Mestrado em Linguística

Data da Defesa: 06/03/2020

Orientador(a): Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

Título: Letramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLD

 

Aluno(a): Osvaldo Succi Junior

Nível: Doutorado em Linguística

Data da Defesa: 02/08/2017

Orientador(a): Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula

Título: Subsídios de um projeto colaborativo internacional realizado online para o ensino de inglês na tecnologia de gestão empresarial: cenários verossímeis

 

Programa de Pós-Graduação em Matemática – PPGM

 

Aluno(a): Lauren Maria Mezzomo Bonaldo

Nível: Doutorado em Matemática

Data da Defesa: 16/03/2020

Orientador(a): Olimpio Hiroshi Miyagaki

Título: Existence and multiplicity of solutions for a class of elliptic equations involving nonlocal integrodifferential

operator with variable exponent

 

Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - PPGPUR-So

 

Aluno(a): Éllen da Silva Garcia

Nível: Mestrado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis

Data da Defesa: 27/02/2020

Orientador(a): Luiz Carlos de Faria

Título: Viabilidade econômica da produção de hortaliças orgânicas em média escala: estudo de caso na região metropolitana de Sorocaba-SP.

 

Aluno(a): Lucas Kröhling Bernardi

Nível: Mestrado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis

Data da Defesa: 28/02/2020

Orientador(a): Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch

Título: Inferência Multimodelos na predição de multiprodutos em povoamento de Eucalyptus sp.

 

Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi

 

Aluno(a): Débora dos Santos Fabris

Nível: Mestrado em Psicologia

Data da Defesa: 19/03/2020

Orientador(a): Amanda Ribeiro de Oliveira

Título: EFEITOS DO CANABIDIOL SOBRE COMPORTAMENTOS

 

Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS

 

Aluno(a): Carlos Eduardo Barbosa Ferreira

Nível: Mestrado em Sociologia

Data da Defesa: 02/03/2020

Orientador(a): Samira Feldman Marzochi

Título: Ruralidades Midiáticas: uma análise sociológica da construção de perfis no Facebook por mulheres do campo

 

Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO

 

Aluno(a): Fredcarme Tima

Nível: Mestrado em Terapia Ocupacional

Data da Defesa: 04/02/2020

Orientador(a): Mirela de Oliveira Figueiredo

Título: Repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento motor, da linguagem e na habilidade pessoal-social

 

Aluno(a): Leticia Ambrosio

Nível: Mestrado em Terapia Ocupacional

Data da Defesa: 17/02/2020

Orientador(a): Carla Regina Silva

Título: Raça Gênero e Sexualidade: uma perspectiva da terapia ocupacional para as corporeidades dos jovens periféricos

 

Aluno(a): Monica Villaça Gonçalves

Nível: Doutorado em Terapia Ocupacional

Data da Defesa: 20/03/2020

Orientador(a): Ana Paula Serrata Malfitano

Título: A mobilidade urbana de jovens em projetos sociais do complexo do alemão, no Rio de Janeiro, e suas relações com a terapia ocupacional social

 

Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE

 

Aluno(a): Amanda de Luca Menezes Nogueira

Nível: Mestrado Profissional em Educação

Data da Defesa: 16/12/2019

Orientador(a): Wania Tedeschi

Título: O jogo e o conceito de número na educação infantil segundo os pressupostos da teoria histórico-cultural

 

Aluno(a): Dilene Aparecida Amicci Mascioli

Nível: Mestrado Profissional em Educação

Data da Defesa: 19/12/2019

Orientador(a): Wania Tedeschi

Título: Formação em contexto na educação integral do ponto de vista dos professores de uma escola pública: uma análise da dialogicidade no processo educativo

 

Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - PIPGEs

 

Aluno(a): Deborah Bassi Stern

Nível: Mestrado em Estatística

Data da Defesa: 09/03/2020

Orientador(a): Rafael Izbicki

Título: Vector representation of texts applied to prediction models

 

Aluno(a): José Clelto Barros Gomes

Nível: Doutorado em Estatística

Data da Defesa: 05/12/2019

Orientador(a): Cibele Maria Russo Novelli

Título: Estimation methods in heavy-tailed nonlinear mixed effects models

 

Aluno(a): Katy Rocio Cruz Molina

Nível: Mestrado em Estatística

Data da Defesa: 13/03/2020

Orientador(a): Vera Lucia Damasceno Tomazella

Título: Modelos de Sobrevivência Induzidos por FragilidadeDiscreta Série de Potência Zero-Modificada

 

Aluno(a): Thiago Ramos Biondo

Nível: Mestrado em Estatística

Data da Defesa: 13/03/2020

Orientador(a): Adriano Kamimura Suzuki

Título: Modelos de Sobrevivência Bivariados Baseados na Cópula PVF

 

Aluno(a): Wesley Bertoli da Silva

Nível: Doutorado em Estatística

Data da Defesa: 03/04/2020

Orientador(a): Francisco Louzada Neto

Título: A new class of discrete models for the analysis of zero-modified count data

 

Parecer favorável CoPG  nº62/2020

 

2.8 - DESCREDENCIAMENTOS DE DOCENTES NOS PROGRAMAS de PÓS-GRADUAÇÃO  

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So

- Profa. Dra. Yovana María Barrera Saavedra.

Parecer favorável CoPG  nº 63/2020

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PPGEMec

- Prof. Dr. Anderson Antonio Ubices de Moraes.

Parecer favorável CoPG  nº64/2020

 

Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia – PPGFt

- Profa. Dra. Ana Claudia Muniz Renno. 

Parecer favorável CoPG  nº65/2020

 

2.9 -  CREDENCIAMENTOS DE DOCENTES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM

- Prof. Dr. Juliano Marini - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa, pertencente ao grupo de pesquisa Blendas e Compósitos Polímericos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.Parecer favorável CoPG  nº66/2020

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So

- Profa. Dra. Yovana María Barrera Saavedra - Docente da Universidade Federal de São Carlos, pertencente ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Sustentável - GEPPS, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado. Parecer favorável CoPG  nº67/2020

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PPGEMec

- Prof. Dr. Flávio Yukio Watanabe - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Projeto, Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.

- Prof. Dr. Gustavo Franco Barbosa - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Manufatura Inteligente, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.

- Prof. Dr. Luis Antonio Oliveira Araujo - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Robótica / Mecatrônica, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.

- Prof. Dr. Sergio Henrique Evangelista - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Grupo de Mecânica Aplicada e Computacional, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.

- Prof. Dr. Sidney Bruce Shiki - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Projeto, Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.

- Prof. Dr. Vitor Ramos Franco - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Projeto, Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado

Parecer favorável CoPG  nº 68/2020

 

2.10 –  PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA

2.10.1 - Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - PIPGEs  - prorrogação do prazo de defesa da aluna Caroline Mendes de Assis (Doutorado), até 27/06/2020 aprovado na reunião 66 da CPG de 27/04/2020. Teve Bolsa. Parecer favorável. Homologado. Parecer CoPG nº 69/2020

 

3 - EXPEDIENTE

3.1 - COMUNICAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

3.1.1  - Fichas de Caracterização de Disciplinas

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCAm

 

CAM-300/1 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais I

Carga Horária de Aulas Teóricas: 0

Carga Horária de Aulas Práticas: 0

Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 30

Quantidade de Créditos: 2

Disciplina nova

 

CAM-300/2 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais II

Carga Horária de Aulas Teóricas: 0

Carga Horária de Aulas Práticas: 0

Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 60

Quantidade de Créditos: 4

Disciplina nova

 

CAM-300/3 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais III

Carga Horária de Aulas Teóricas: 0

Carga Horária de Aulas Práticas: 0

Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 90

Quantidade de Créditos: 6

Disciplina nova

 

CAM-300/4 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais IV

Carga Horária de Aulas Teóricas: 0

Carga Horária de Aulas Práticas: 0

Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 120

Quantidade de Créditos: 8

Disciplina nova

 

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – PPGEU

 

EUR-411 - Urbanismo

Carga Horária de Aulas Teóricas: 30

Carga Horária de Aulas Práticas: 0

Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 60

Quantidade de Créditos: 6

Alteração de disciplina

 

3.2 - COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA

3.2.1 -  Portaria CECH nº 57, de 25/03/2020 -  Designa o Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto para exercer as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, no período de 30/03/2020 a 29/03/2021.

3.2.2 - Portaria CCET Nº 56/2020, de  27/03/2020 -  Designa o Prof. Dr. Paulo César Oliveira como Vice-Coordenador do PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática - da Universidade Federal de São Carlos, pelo período de 27/03/2020 à 17/11/2021.

3.2.3 - Portaria CCGT nº 27, de 27/04/2020 -  Designa o Prof. Dr. Éderson Luiz Piato para exercer pro tempore as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, com Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, a partir de 27/04/2020.

3.2.4 - Portaria CCGT nº 28, de 27/04/2020 -  Designa o Prof. Dr. Ricardo Coser Mergulhão  para exercer pro tempore as funções de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, com Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, a partir de 27/04/2020.

3.2.5 – Governança Digital - Portaria SIN/UFSCar nº 17/2020, de 16/04/2020 - Procedimentos operacionais para o uso institucional das ferramentas Google Classroom© (Sala de Aula Google) Google Meet©(Reuniões Google) como apoio a atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFSCar, por meio de contrato de adesão vigente ao sistema G Suite for Education©. 

3.2.6 – Disciplinas EAD – Convidadas  Profa. Dra. Marilde Terezinha Prado dos Santos, Secretária Geral de Educação à Distância e Claudia Buttarello Gentile Moussa para esclarecimentos sobre disciplinas em EAD ao Conselho de Pós-Graudação:

A Profa. Marilde esclareceu aos presentes as diferenças entre as atividades na forma remota e o ensino a distência (EAD). Disse que deverá existir um planejamento do conteúdo das disciplinas e habilitação dos decentes nesse universo EAD. Disse que é necessário uma sistematização/normatização para o regulação da EAD nos cursos presenciais da instituição a exemplo da Pró-Reitoria de Graduação  - Prograd. Esclareceu que não existe a obrigatoriedade, mas estará disponível aos docentes que quiserem implementar. Sugeriu ao CoPG que se constitua comissão para apresentar uma Minuta ao Conselho de como se implentar a questão do ensino à distância na pós-graduação. Disse que a Secretaria de Educação à Distância – SEAD estará à disposição para orientar sobre as demandas a partir disso. (secretaria@sead.ufscar.br). Informou que a Prograd já está desenvolvendo uma questionário com os alunos sobre a situação em que se encontram. A Profa. Marilde também respondeu à dúvida dos conselheiros sobre sobre normas PESCD para as disciplinas em EAD. As normas do PESCD estão em http://web04dev11.ufscar.br/pt-br/documentos/regimento-e-normascomplementares/normas_complementares_ppgcc_17abr2018.pdf/@@download/file/Normas_Complementares_PPGCC.pdf

 Também a Profa. Claudia Buttarello aguarda o posicionamento sobre a possibilidade de alunos de pós-graduação atuarem como tutores no estágio PESCD. Também disse estar disponível para o apoio pedagógico e ajuda aos coordenadores de pós-graduação para os diversos ambientes virtuais.

O Prof. Moacir Godinho Filho, coordenador do PPGEP manifestou-se pedindo mais informações sobre  quais formas os Programas de Pós-Graduação estão trabalhando suas atividades não presenciais, no sentido de conhecer melhor a realidade dos Programas, para um melhor norteamento de todos. Indagou se existe uma recomendação geral da UFSCar ou da ProPG referente a esse assunto e se tal adoção pode ser feito por disciplina ou deve ser o programa como um todo.

A presidente do CoPG esclareceu aos presentes que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação mantém um posicionamento em que os docentes e a CPG tem a competência para decidir sobre se suas disciplinas poderão ou não serem oferecidas à distância, a importância de cada uma delas, sendo que a  regulamentação foi feita através do Ato ProPG  3/2020, onde ficou facultado aos PPGs mapearem as disciplinas que poderiam ser ministradas a distância, desde que preservadas as suas especificidades. Citou que, além disso, a UFSCar conta com a equipe de Governança digital, que foi solicitada pelo MEC para que todas as instituições organizem as ações por meio desse orgão. Foi elaborada a Portaria SIN nº 17/2020 de 16/04/2020, onde esclarece procedimentos operacionais para o uso institucional das ferramentas Google Classroom© (Sala de Aula Google) Google Meet© (Reuniões Google) como apoio a atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFSCar.  Com relação a situação dos Programas, citou que alguns já adotam ministrar parte de suas disciplinas a distância mesmo antes da Pandemia, e outros PPGs já estão se adequando e parte das disciplinas já estão sendo oferecidas a distância. Informou ainda que cada PPG está fazendo seu levantamento em relação às demandas dos alunos.

Alguns coordenadores se manifestaram, dizendo que depende da característica das disciplinas e do Programa. A Profa. Cristina Paiva (PPGBitotec) concordou que cada Programa possui suas especificidades podendo decidir sobre a oferta à distância. A Profa. Juliane Aparecida de Paula P. Campos (PPGEES) afirmou que é necessário considerar as especificidades dos Programas mas é favorável que a decisão deva ser coletiva, analisada em conselho.  O Prof. Guilherme Parsekian disse que o PPGECiv já começou a implantar essas disciplinas. A Profa. Valeria Martins (PPGAA) relatou que houve uma organização do PPG e que estão ofertando todas as disciplinas à distância.

A Profa. Andréa Heloisa Pimentel (PPGGOSP) informou que os próprios alunos fizeram uma pesquisa que deu suporte à decisão do Programa, ou seja, o Programa passou a ofertar todas as disciplinas à distância, via Google Meet e tudo está correndo bem. Relatou que os discentes são servidores públicos, tem acesso a net e computador, os docentes tem experiencia em EAD, sempre usam o AVA. As disciplinas estão todas sendo ofertadas via meet e as aulas são gravadas, caso alguém nao possa assistir na hora. No mesmo sentido, a Profa. Jane Maria Faulstich de Paiva (PPGCM-Sor) disse que algumas disciplinas do PPG   estão sendo oferecidas à distância desde meados de abril e que está indo bem.

Prof. Renato Jose de Moura (ProfMat) relatou que as disciplinas do segundo ano de mestrado do PROFMAT estão sendo ministradas de maneira virtual.

O Prof. Gerson Jhonatan Rodrigues (PIPGCF) disse que os alunos estão desejando muito as atividades online.

O Prof. Fabiano Ferreira de Castro (PPGCI) reiterou o entendimento de  que a UFSCar deveria adotar um modelo institucional a ser utilizado como um todo. Manifestou sua preocupação em relação às práticas discursivas e como será a dinâmica das disciplinas, como a gravação de aulas, uso da ferramenta Google meet. Também disse que não se trata apenas de uma questão de adoção de ferramentas tecnológicas, mas que é necessário um replanejamento e uma abordagem mais colaborativa/coletiva entre os Programas de Pós-Graduação e não em ações individuais, achando necessário um modelo institucional a todos os PPGs. A Profa. Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (PPGIS) manifestou-se concordando com a mesma visão.

O discente Iberê Araújo da Conceição (PPGS) levantou dúvidas sobre pesquisa com os alunos. Afirmou que é necessário um olhar sobre a população universitária que está com dificuldade de acesso às ferramentas, e o acesso à pesquisa, perguntou sobre estratégias. A presidente do CoPG esclareceu que cada Programa de Pós-Graduação está fazendo seu levantamento.

 A discente Jussara Ribeiro de Oliveira- PPGCTS  (PPGCTS)  registrou a importância em pensar sobre as ferramentas colaborativas utilizadas e a dinâmica nesse contexto.

O Prof. Guilherme Parsekian (PPGECiv) disse achar relevante o que o discente Iberê levantou. Disse que no caso do PPGECiv os alunos responderam positivamente e ativamente à pesquisa. Disse que no caso da UFSCar é preciso identificar as dificuldades individuais dos alunos e apresentar solideriedade e apoio em suas dificuldades. Relatou que a Poli/USP doou mais de 100 computadores aos alunos com dificuldades de acesso à distância.

O Prof. Oto Araújo Vale (PPGL) perguntou se a UFSCar oferecerá computadores aos alunos. A presidente do CoPG solicitou aos coordenadores que façam um levantamento das necessidades e encaminhamento à SIN.

O Prof. Renato (ProfMat) manifestou-se sobre a falta de suporte da UFSCar  nessa questão e considerou as dificuldades com os recursos de vídeo aulas em casa, também a dificuldade em avaliar os alunos nessa condição, considerando o Ato ProPG 3/2020 confuso nessas questões.

A Profa. Rita Lana (PPGGeo) manifestou-se dizendo que a heterogeneidade do acesso digital entre alunos e professores não torna fácil ou célere uma solução capaz de contemplar satisfatoriamente todos os casos, não havendo uma única forma para esta situação durante o tempo pandemia.

 

3.2.7 - Eleições para sucessão a Reitoria -2020-2024: Convidado : Prof. Dr. Roberto Ferrari Júnior, Pró-Reitor de Extensão UFSCar . A presidente do Conselho informou aos conselheiros que foi realizada no dia 23/04/2020 uma reunião do Conselho Universitário (ConsUni) para iniciar o processo eleitoral para sucessão a Reitoria. O Consuni deliberou por ampliar o debate junto a comunidade universitária ao invés de iniciar o processo eleitoral nesse momento. O Consuni considerou, por unanimidade, que dada as dificuldades no que concerne o isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, além do fato de que a MP194 possa ser caducada em inicio de Junho, seria prudente esperarmos este período para dar inicio ao processo, mesmo sabendo que estas ações poderão atrasar os tramites do processo eleitoral. O Consuni orientou que os conselhos de centro e demais conselhos iniciem amplo debate sobre o processo eleitoral durante esse período. O Prof. Ferrari foi convidado para falar sobre o processo eleitoral e esclarecer dúvidas. A palavra foi aberta aos conselheiros para manifestação: Os Profs. Renato Jose de Moura (ProfMat)  e  Leonardo Bresciani Canto (PPGCEM), Sandra Antonini (PPGPVBA) pediram esclarecimentos. A Profa. Andrea Eloisa Bueno Pimentel (PPGOSP) manifestou-se dizendo que  o ConsUni é o colégio eleitoral e a comunidade precisa ser respeitada pelo ConsUni, onde deve prevalecer o  respeito à  escolha da comunidade, sendo assim uma questão de ética. Alguns conselheiros concordaram. Foram respondidas as dúvidas sobre consulta paritária e não paritária. A Profa. Sandra Regina Ceccato Antonini relatou que a consulta paritária  é uma conquista da Universidade de décadas e que já houve grandes discussões sobre isso. O conselheiro Robson Lopes dos Santos manifestou-se dizendo que a UFSCar sempre realizou eleições democráticas e que isso funcionou bem por anos, sem problemas, onde ninguém se sentiu prejudicado pela forma como sempre foi feita. Demonstrou preocupação no caso da lista de indicados não ser respeitada, pois o país tem casos  em  que a lista não foi respeitada. No mesmo sentido, reforçando a fala, manifestou-se o Prof. Felipe Ferreira Vander Velden (PPGGAS), que também se preocupa se o governo respeitará a lista, ou o que for decidido pela universidade. Concordaram as conselheiras Profas Cristina Paiva (PPBBiotec), Sandra Ceccato Antonini (PPGPVBA), Angelica Martins de Souza Goncalves ( representante do CCBS) e Andrea Heloísa B. Pimentel (PPGGOSP) que afirmou que a consulta pode ser feita em agosto e o ConsUni no final de agosto, sem problemas. A Profa. Rita Lana (PPGGeo) disse que ninguém gostaria que houvesse uma intervenção  na Universidade. De outro lado, o Prof. Celso Jorge Villas Boas manifestou-se favorável às explicações do Prof. Roberto Ferrari Jr. quanto ao processo eleitoral dizendo que o processo atual na universidade não tem respaldo legal. Defendeu que a UFSCar deve agir na forma da lei, que existe há muito tempo. Disse que esse processo paritário dos 70% - 30%  vem de muito antes do governo atual, respeitando os 70-30 e que só faz sentido a democracia se todos respeitarem as leis.

 

3.3 – COMUNICAÇÕES DA PRÓ-REITORIA ADJUNTA

3.3.1 - Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar (Processo SEI 23112.008612/2020-31)-  Será inserido no SEI a proposta de minuta de Regimento Geral dos PPGs  com as alterações incluídas na nova proposta. Solicitaremos que todos os coordenadores leiam com atenção a todas as mudanças no mesmo e encaminhem por ofícios os apontamentos, orientações, inclusões e questionamentos para que possamos adequa-lo para apreciação na reunião de Maio.  As manifestações deverão ser feitas via SEI neste processo :  23112.008612/2020-31.

3.3.2 – Ofício nº 5/2020/ProPG de 15/04/2020 - Normalização de procedimentos relativos a prorrogação de prazos de defesa de tese e dissertações -  A ProPG orienta a todos os coordenadores de pós-graduação sobre  procedimentos relativos à prorrogação de prazos de defesas de tese de dissertação, considerando que o Regimento Geral do Programas de Pós-Graduação da UFSCar. O Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação garante autonomia aos Programas para o estabelecimento de prazo para defesa de dissertação e de prazo para defesa de tese, dentro dos respectivos limites de 3 (três) e 5 (cinco) anos. Diante disso, entendemos que a deliberação a respeito de solicitações de prorrogação de prazo de defesa que impliquem em prazo total inferior a 3 (três) para defesa e dissertação e inferior a 5 (cinco) anos para defesa de tese é competência da Comissão de Pós-Graduação do Programa, não devendo, portanto, ser encaminhado para o Conselho de Pós-Graduação. Ofício encaminhado a todos os Programas de Pós-Graduação via SEI.

3.3.3 -  Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD)  Ofício nº 217/2020-GAB/PR/CAPES, de 24/04/2020 : Após consulta à CAPES, recebemos a informação de que, por ora, não está sendo permitido o cadastramento de novos pesquisadores PNPD no SCBA, apenas alterações cadastrais dos atuais pesquisadores já cadastrados. Esta postura, até então aplicada somente aos PPGs notas 3 e 4, se estende também aos PPGs de notas “4+”, 5, 6 e 7. As cotas de bolsas que foram contingenciadas até o mês e abril de 2020 podem ser visualizadas na homepage da ProPG: http://www.propg.ufscar.br/pt-br/pnpd-capes (acessar a opção “Bolsistas PNPD/CAPES em andamento”).

Os Conselheiros solicitaram que a Presidência do CoPG encaminhasse Carta do CoPG à presidência da Capes manifestando preocupação acerca das medidas contidas no Ofício nº 217/2020-GAB/PR/CAPES, solicitando à Coordenação que que reconsidere sua posição para o Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD), enaltecendo a importância da continuidade do PNPD.

 

3.4-  INFORMES da CAPES e ProPG:

3.4.1 – Portaria nº 49/2020- CAPES de 22/04/2020Nova alteração do calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para o ano de 2020, estabelecendo datas de início e término relativas a cada atividade de avaliação da Capes, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 :

ATIVIDADE

DATA

Prazo Final do COLETA - ano base 2019

 Envio dos dados pelo coordenador de programa

05 de junho

Prazo Final do COLETA - ano base 2019

 Chancela pela pró-Reitoria

12 de junho

Submissão de Propostas de Cursos Novos (APCN)

suspenso

Mudança de Área Básica/Área de Avaliação/Modalidade

5 a 30 de setembro

 

3.4.2 Cancelamento dos Editais Print-CAPES da UFSCar: Conforme determinado no Ofício nº 2/2020/PrInt - UFSCar/CAPES, de 15 de abril de 2020 "devido à situação extraordinária ocasionada pela pandemia do Covid-19 e à impossibilidade de concretizar os projetos acadêmico-científicos previstos, o Grupo Gestor Institucional do Print-UFSCar, considerando a situação de incerteza sobre a reabertura de fronteiras e consequentemente de uma previsão para enviar e receber pesquisadores, determinou por unanimidade em cancelar todos os editais vigentes relacionados ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da Universidade Federal de São Carlos. Novos editais poderão ser abertos em agosto ou setembro de 2020, para as atividades a serem realizadas entre Janeiro a Março de 2021, a depender de mudanças nesse cenário". Clicar sobre Ofício nº 2/2020/PrInt - UFSCar/CAPES, de 15 de abril de 2020 para acessar o ofício.

3.4.3 - Prêmio CAPES de Tese - Edital nº 10/2020 : A CAPES divulgou as diretrizes da 15ª edição do Prêmio CAPES de Tese  - Edital nº 10/2020. Serão premiadas as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019, escolhidas dentro de cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Coordenação, considerando a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Os autores das teses vencedoras ganharão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses, além de certificados e medalhas e o seu orientador receberá um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. Para os selecionados no Grande Prêmio CAPES de Tese, o prêmio do orientador será de R$ 9 mil para congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição estrangeira. Além disso, dois prêmios de R$ 20 mil serão oferecidos pelo Instituto Serrapilheira aos vencedores.

O coordenador do programa de pós-graduação será o responsável pela inscrição no site, de 16/04/2020 até 29/05/2020. Mais informações: https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/15042020_EDITAL_10_2020_Pr%C3%AAmio_CAPES_de_Tese.pdf

https://www.capes.gov.br

3.4.4 - Programa Ação Emergencial CAPES -  Ofício Circular nº 14/2020-GAB/PR/CAPES de 30/03/2020 - referente concessão de novas cotas de bolsas de mestrado e doutorado às Instituições cujos Programas de Pós-Graduação estejam voltados à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção. Foram concedidas novas bolsas de mestrado e de doutorado envolvendo áreas do conhecimento tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia, ou correlatas. O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar foi contemplado com 4 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado.  Em razão da mesma situação, também receberam bolsas adicionais os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (1 bolsa de mestrado e 2 de doutorado), Engenharia Química (1 bolsa de mestrado e 1 bolsa de doutorado)  e Química (1 bolsa de mestrado)

3.4.5 - Edital de Seleção Emergencial "PREVENÇÃO E COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS" - EDITAL Nº 9/2020 -  inscrições estão abertas até às 17h do próximo dia 30/04/2020. Mais informações sobre o Programa estão disponíveis em https://www.capes.gov.br/36-noticias/10247-aberto-o-prazo-para-inscricao-deprojetos-sobre-epidemias.

3.4.6- Ofício Circular nº 8/2020-CGSI/DPB/CAPES de 13/04/2020 - Restituição de bolsas para programas de pós-graduação - DS, PROEX, PROSUP e PROSUC - Informa sobre bolsas restituídas após a correção do problema técnico ocorrido na transformação de bolsas em empréstimos, comunicado por meio do Ofício Circular nº 6/2020-CGSI/DPB/CAPES, de 1º de abril de 2020. Os bolsistas poderão receber o pagamento retroativo a março de 2020. O Total de bolsas DS restituídas de mestrado foi de 83 bolsas e o total e bolsas de doutorado foi de 33 bolsas. O total de bolsas (programas PROEX) foi de 7 de mestrado e 8 de doutorado. . 

3.4.7 - Ofício Circular nº 10/2020-CGSI/DPB/CAPES, de 30 de abril de 2020 – Informa a publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº 55, de 29 de abril de 2020, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no País, no âmbito dos programas e acordos  de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas de pós-graduação no quadriênio 2017-2020. A ação tem caráter excepcional e possibilitará a prorrogação de vigência das bolsas de mestrado e doutorado de alunos cujo andamento dos estudos foi prejudicado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. A prorrogação do prazo de vigência das bolsas deverá ser solicitada por meio de ocorrência "REALIZAR PRORROGAÇÃO EXCEPCIONAL”.no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

 

3.5. Número de bolsas dos PPGs em Abril de 2020. A ProPG, solicita aos PPGs que nos enviem os pedidos de reconsiderações de bolsas, a partir dessa nova situação. (anexos)

 

Anexos:

 

 

Resumo da Bolsa Demanda Social Capes/DS

 

Resumindo:

 

 

 

Total 2018

 

 

Mestrado curso

454

 

 

Mestrado ProPG

29

 

 

Mestrado empréstimo

5

488

 

Doutorado curso

407

 

 

Doutorado ProPG

6

 

 

Doutorado empréstimo

3

416

 

 

904

 

 

Total 2019

 

 

Mestrado curso

409

-45

 

Mestrado ProPG

21

-8

465

Mestrado empréstimo

35

30

 

Doutorado curso

398

-9

 

Doutorado ProPG

20

14

 

Doutorado empréstimo

3

0

421

 

 

 

 

Total 2020

 

 

Mestrado curso

313

-141

 

Mestrado ProPG

0

-29

420

Mestrado empréstimo

107

102

 

Doutorado curso

338

-69

 

Doutorado ProPG

0

-6

 

Doutorado empréstimo

85

82

423

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mudanças de 2018 a 2020

sem as cotas empréstimo para 2021

-68

 

 

352

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

430

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cotas PROEX

Programa

Sigla

Nota PPG

2018

2019

2020

Mestrado

Doutorado

Mestrado

Doutorado

Mestrado

Doutorado

Empr. Mestr.

Empr. Dout.

Ciência e Engenharia dos Materiais

PPGCEM

7

14

33

14

33

14

32

0

6

Educação Especial

PPGEEs

6

14

23

17

21

13

18

2

0

Engenharia Química

PPGEQ

7

2

39

2

39

4

38

0

8

Fisioterapia

PPGFt

7

19

24

19

24

15

32

4

0

Psicologia

PPGPsi

6

13

15

13

15

13

18

0

0

Química

PPGQ

7

27

38

24

40

23

63

1

0

Sociologia

PPGS

6

13

17

13

17

13

18

0

0

Totais

N/A

N/A

102

189

102

189

95

219

7

14

 

 

 

 

 

 

 

-7

30

 

 

 

Nada mais havendo a tratar, a Presidência agradeceu a presença e colaboração dos senhores conselheiros, declarando encerrada a presente reunião, da qual eu, Daniele Marcelo Camargo, redigi a presente ata que assino, após ser assinada pela Presidência e demais membros presentes.


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Documento assinado eletronicamente por Audrey Borghi e Silva, Presidente do Conselho, em 05/11/2020, às 20:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Daniele Marcelo Camargo, Secretário(a), em 19/01/2021, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, informando o código verificador 0195450 e o código CRC 0361A021.




Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.004744/2020-93

SEI nº 0195450 

Modelo de Documento:  Conselho: Ata de Reunião, versão de 02/Agosto/2019