FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CONSELHO DE PÓS-GRADUAÇÃO - CoPG
Rod. Washington Luís km 235 - SP-310, s/n - Bairro Monjolinho, São Carlos/SP, CEP 13565-905
Telefone: (16) 3351-8111 - http://www.ufscar.br
ATA DA 118ª REUNIÃO ORDINÁRIA
Data e horário:29/04/2020 às 14h00
Local: Google Meet
Presidência: Profa. Dra. Audrey Borghi e Silva
Processo SEI nº 23112.004744/2020-93
Membros presentes:
Presidente: Profa. Dra. Audrey Borghi Silva
Coordenador Multicampi de Acompanhamento de PPGs – Prof. Dr. Tiago da Silva Alexandre (convidado)
PPGGAS – Prof. Dr. Felipe Ferreira Vander Velden
PPGBiotec – Profa. Dra. Cristina Paiva de Sousa
PPGCAm – Prof. Dr. Marcel Okamoto Tanaka
PPGCC- Prof. Dr. Ricardo Rodrigues Ciferri
PPGCEM – Prof. Dr. Leonardo Bresciani Canto
PPGCFau –Prof. Luiz Eduardo Moschini
PPGCI – Prof. Dr. Fabiano Ferreira de Castro
PPGCTS – Prof. Dr. Thales Haddad Novaes de Andrade
PPGE – Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto
PPGEE – Prof. Dr. Luis Alberto Mijam Barêa
PPGEEs – Profa. Dra. Juliane Aparecida de Paula P. Campos
PPGECE – Pofa. Dra. Magda da Silva Peixoto
PPGECiv – Prof. Dr. Guilherme Aris Parsekian
PPGEMec- Prof. Dr. Carlos Eiji Hirata Ventura
PPGEnf- Profa. Dra. Vivian Aline Mininel
PPGEU – Prof. Dr. Erich Kellner
PPGEP – Prof. Dr. Moacir Godinho Filho
PPGEQ – Prof. Dr. Antonio José Gonçalves da Cruz
PPGFil – Prof. Dr. Bento Prado Almeida Ferraz Neto
PPGF – Prof. Celso Jorge Villas Boas
PPGFt – Profa. Dra. Patrícia Driusso
PPGGC – Profa. Dra. Adriana Barbieri Feliciano
PPGGEv –Prof. Dr. Marcelo de Bello Cioffi
PPGGero – Profa. Dra. Márcia Regina Cominetti
PPGGOSP - Andréa Eloisa Bueno Pimentel
PPGIS – Profa. Dra.Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo
PPGL – Prof. Dr. Oto Araújo Vale
PPGLit – Prof. Dr. Wilson Alves Bezerra
PPGM – Prof. Dr. Edivaldo Lopes dos Santos
PPGPE – Profa. Dra. Dulcimeire Aparecida Zanon e Profa. Dra. Maria do Carmo de Sousa.
PPGPEP - Dr. Gilberto Miller Davós Ganga
PPGPsi – Profa. Dra. Débora de Hollanda Souza
PPGTO – Profa. Dra. Ana Paula Serrata Malfitano
PIPGCF – Prof. Dr. Gerson Jhonatan Rodrigues
ProfMat – Prof. Dr. Renato José de Moura
PROF-Filo – Profa. Dra. Adriana Mattar Maamari
Campus Araras
PPGAeA-Ar – Profa. Dra. Valéria Forni Martins
PPGPVBA –Ar – Profa. Dra. Sandra Regina Ceccato Antonini
Campus Sorocaba
PPGA – Prof. Dr.Éderson Luiz Piato
PPGCC-Sor – Prof. Dr. Luciana Aparecida Martinez Zaina
PPGCM-Sor - Profa. Dra. Jane Maria Faulsitch de Paiva
PPGEc- Sor - Prof. Dr. José César Cruz Júnior
PPGEd-Sor – Profa. Dra. Luciana Cristina Salvatti Coutinho e Prof. Dr. Paulo Gomes Lima
PPGGeo- Sor – Profa. Dra. Rita de Cássia Lana
PPGSGA-Sor – Prof. Dr. Fernando Silveira Franco
PPGPur-Sor – Profa. Dra. Franciane Andrade de Pádua
PROFIS – Sor – Profa. Dra. Fernanda Keila Marinho da Silva
Membros Representantes dos Conselhos de Centro
Centro de Ciências Humanas – CECH
ausente
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Profa. Dra. Angélica Martins Gonçalves
Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – CCET
Prof. Dr. Marcio Peron Franco de Godoy
Centro de Ciências Agrárias – CCA
Profa. Dra. Mariana Altenhofen da Silva
Centro de Ciências Humanas e Biológicas – CCHB
ausente
Centro de Ciências e Tecnologia – CCTS
ausente
Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia – CCGT
Prof. Dr. Fábio Luciano Verdi
Membros Representantes Técnicos-Administrativos
Robson Lopes dos Santos
Membros Representantes Discentes
Fernando Gasparotto da Silva - PPGM
Iberê Araújo da Conceição - PPGS
João Otávio Poletto Tomeleri – PPGPUR-So
Jussara Ribeiro de Oliveira- PPGCTS
Ramon Marin - PPGPsi
Thais Felipe Rosa – PPGCTS
William Akihiro Alves Aisawa
Comentário: Considerando à pandemia de Coronavírus – COVID -19 no ano de 2020; Considerando a Portaria do Gabinete da Reitoria nº 4371 de15/03/2020 que estabeleceu medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade UFSCar, bem como o replanejamento de rotinas e procedimentos de trabalho como forma de prevenção aos problemas causados pelo COVID-19;
Considerando o Ato Administrativo PROPG nº 3, 16/03/2020, que estabelece procedimentos sobre as principais atividades inerentes aos Programas de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSCar, e ainda o informe da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), de 12/03/2020, o qual recomenda o estímulo ao trabalho em horários alternativos em escala, reuniões virtuais, home office, devendo os organizadores avaliar a possibilidade de adiamento ou cancelamento de eventos com muitas pessoas, entre outras, quando se identificar a fase inicial de transmissão comunitária do COVID 19, a presidência deste Conselho determina que a 118ª reunião ordinária do Conselho de Pós-Graduação ocorrerá à distância no dia 29/04/2020 às 14h00 transmitida através do Google meet.
1. APRECIAÇÃO DE ATAS
ATA DA 117ª REUNIÃO DO CONSELHO DE PÓS-GRADUAÇÃO - aprovada.
2. ORDEM DO DIA
2.2 – PLANO ESTRATÉGICO DA PÓS-GRADUAÇÃO – Processo SEI 23112.006349/2020-45 -
Os conselheiros solicitaram que o Plano fosse apreciado na próxima reunião do CoPG para haver mais tempo de analise pelas CPGs dos PPGs, e para sugestão pelos conselheiros. Alguns conselheiros levantaram aspectos como: APCNs, secretarias compartilhadas, acessibilidade nos Programas para alunos com deficiência . A minuta do Plano estará disponível via SEI para receber sugestões/modificações dos conselheiros, para ser homologado em próxima reunião do CoPG.
2.3- PARECERES DA COMISSÃO ASSESSORA PARA AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE CURSOS NOVOS DE PÓS-GRADUAÇÃO (APCN) 2020:
2.3.1 -Curso de Mestrado Profissional em Comunicação Transmídia, campus São Carlos – Processo SEI nº 23112.004180/2020-99 . Parecer favorável CoPG nº 55/2020 aprovado. Encaminhamento ao Consuni
2.3.2 - Curso de Doutorado Acadêmico em Gerontologia, campus São Carlos –– Processo SEI nº 23112.004494/2020-91. Parecer favorável CoPG nº 56/2020 aprovado. Encaminhamento ao Consuni.
A presidente do CoPG esclareceu aos conselheiros que questionaram o envio de proposta de doutorado de um Programa nota 3, dizendo que é possível desde que esteja bem estruturada, como no caso do PPGGERO. O coordenador do PPGECiv, Prof. Guilherme Parsekian sugeriu que fosse destacado na proposta que existem vários pontos de excelência neste Programa, mesmo sendo nota 3 na Capes. A Profa. Cristina Paiva do PPGBiotec também concordou dizendo que os dados incluídos na proposta dão robustez ao pedido. Após debate, a presidente do CoPG abriu para votação, sendo que a proposta de curso de Doutorado do PPGGero foi aprovada pela maioria dos presentes, tendo 1 voto de abstenção.
2.3.3 - Curso de Mestrado Acadêmico em Conservação e Sustentabilidade – campus Lagoa do Sino – Processo SEI nº 23112.007369/2020-33. Parecer aprovado. Parecer favorável CoPG nº 57/2020. Encaminhamento ao Consuni
2.4 – ACORDOS DE COOPERAÇÃO
2.4.1 - Processo SEI nº 23112.001836/2020-11 - ACORDO DE COOPERAÇÃO EDUCACIONAL, ACADÊMICA, CIENTÍFICA E TÉCNICA INTERNACIONAL ENTRE A UFSCAR E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E A EDUGEST FORMAÇÃO EDUCACIONAL E SERVEIS PER A LA INFANCIA CRÉIXER JUNTS – ESPANHA – Trata-se de acordo específico de cooperação educacional, acadêmica, científica e técnica entre a UFSCar, a Edugest Formação Educacional (Espanha) e a "Serveis per a la Infancia Créixer Junts" (Espanha) nas áreas de e/ou sobre temas relativos a teorias e práticas em Educação Infantil e formação permanente de profissionais da Educação Infantil, a interesse do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH), e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Brasil). Homologado. Parecer CoPG nº58/2020
2.4.2 - Processo SEI nº 23112.007290/2020-11- ACORDO DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA INTERNACIONAL ENTRE A UFSCAR E A UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE BARCELONA (ESPANHA) – Trata-se de acordo específico de cooperação entre UFSCar e Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha) na área e/ou acerca de temas relativos a Terapia Ocupacional, no que diz respeito a mobilidade acadêmica estudantil a interesse do Departamento de Terapia Ocupacional e também de interesse do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO. Homologado. Parecer CoPG nº59/2020
2.4.3 - Processo SEI nº 23112.106904/2019-02 - ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL ENTRE A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) – Trata-se de análise de minuta de Acordo de Cooperação Técnico-Científica interinstitucional entre a UFSCar e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), se fazendo necessária para legitimar e possibilitar a participação da docente recém contratada no Departamento de Gerontologia da UFSCar, Juliana Hotta Ansai, como membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCMOV/UFMS). O Programa foi recentemente aprovado pela CAPES, entrando em funcionamento em maio de 2019. Após o primeiro processo seletivo, a docente orienta atualmente duas alunas de mestrado, havendo necessidade de continuação de vínculo com o PPGCMOV/UFMS para finalizar as orientações. Parecer Favorável da Procuradoria Federal junto à UFSCar ( Despacho de Aprovação n. 00023/2020/CONS/PFFUFSCAR/PGF/AGU). Homologado. Parecer favorável CoPG nº60/2020
2.5 - Processo SEI 23112.007187/2020-62 – DENÚNCIA DE PLÁGIO - ESTUDANTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA - PPGPsi - Trata-se de homologação de tese de Doutorado reformulada apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar de aluna do PPGPsi após denúncia de plágio. No mês de outubro de 2018, o PPGPsi recebeu uma denúncia indicando a existência de trechos plagiados de uma tese de doutorado de aluna de doutorado do PPGPsi. Naquele momento, a defesa de tese tinha sido enviada para o Repositório Intitucional (RI) e homologada pelo colegiado do PPGPsi, mas não pelo Conselho de Pós-Graduação. Segundo a coordenação do PPGPsi, suas providências foram: a) solicitar a retirada do trabalho do RI e; b) levar a denúncia à CPG para que este colegiado tomasse ciência do ocorrido e deliberasse sobre os próximos passos. Na 109ª Reunião Ordinária de CPG-Psi, em 21/11/2018, foi criada uma Comissão de apuração preliminar da denúncia composta por três docentes. Esta Comissão analisou cuidadosamente a Tese e a denúncia com auxílio do programa anti-plágio Turn It In. A Comissão confirmou a existência de trechos similares a outros textos acadêmicos, mas não encontrou nenhuma evidência de fraude em relação aos dados/ resultados propriamente ditos. Recomendou-se uma segunda versão revisada pela aluna e sua orientadora apresentada em 29/07/2019, com carta explicativa e uma tabela apresentando as mudanças realizadas na tese. Em 22/11/2019 houve a última manifestação dos cinco membros da banca examinadora que se manifestaram favoráveis à aprovação da nova versão reformulada. A Comissão Interna do PPGPsi, que também recomendou a sua aprovação.
A coordenadora do PPGPsi, Profa. Débora Hollanda fez alguns esclarecimentos sobre o caso da aluna em questão, dizendo que a nova versão apresentada pela discente foi aprovada pela Comissão que avaliou bem como pela Banca examinadora da defesa, também comentou sobre software anti-plágio, ética envolvendo o assunto. Os conselheiros presentes votaram favoravelmente à aprovação da versão reformulada da tese da discente do CoPG, seguindo a decisão da Comissão Interna do PPGPsi que avaliou. Aprovado com 1 abstenção de voto. O conselho de Pós-Graduação aprovou e homologou o parecer da Comissão Interna do PPGPsi. Homologado. Parecer CoPG nº 61/2020
2.6 – APROVAÇÕES E ALTERAÇÕES DE REGIMENTOS INTERNOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
2.6.1- Processo SEI 23112.002379/2020-82– Novo Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – aprovado pelo Reunião Extraordinária do CPGECiv em 03/04/2020. Homologado. Resolução CoPG nº 4/2020.
2.6.2 - Processo SEI 23112.000784/2017-61 - Novo Regimento Interno do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais - PPGCAm - Aprovado na 61ª Reunião Ordinária da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais de 17/04/2020. Homologado. Resolução CoPG nº 5/2020.
2.7 - HOMOLOGAÇÂO DE DOCUMENTOS PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Aluno(a): Guilherme Silva Braga
Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Data da Defesa: 21/01/2020
Orientador(a): Luciene Nogueira Bertoncello
Título: CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Aluno(a): João Paulo Silva Guimarães
Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Data da Defesa: 11/02/2020
Orientador(a): Paulo Antonio Silvani Caetano
Título: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS DA OBMEP
Aluno(a): Renato Conceição Junior
Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Data da Defesa: 21/02/2020
Orientador(a): Paulo Antonio Silvani Caetano
Título: VERSÕES DIGITAIS PARA JOGOS MATEMÁTICOS: INVARIANTES EM PARIDADE, CONGRUÊNCIA MODULAR, FRAÇÕES E PG
Aluno(a): Tiago Gonçalves Aquino
Nível: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Data da Defesa: 28/01/2020
Orientador(a): Renato Jose de Moura
Título: DISCO ESTATÍSTICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO JOGO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS
Aluno(a): Alexandre Branco Pereira
Nível: Mestrado em Antropologia Social
Data da Defesa: 27/08/2019
Orientador(a): Igor José de Renó Machado
Título: Viajantes do tempo: imigrantes-refugiadas, saúde mental, cultura e racismo na cidade de São Paulo
Aluno(a): Raphael Rodrigues
Nível: Doutorado em Antropologia Social
Data da Defesa: 16/08/2019
Orientador(a): Geraldo Luciano Andrello
Título: Descendo o rio: memórias, trajetórias e nomes no baixo Uaupés (AM)
Aluno(a): Sarah Faria Moreno
Nível: Mestrado em Antropologia Social
Data da Defesa: 27/02/2019
Orientador(a): Felipe Ferreira Vander Velden
Título: Presenças incômodas no Porto de Santos: uma etnografia das relações entre humanos, pombos, grãos e outros Sujeitos
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação – PPGCC
Aluno(a): Diego Saqui
Nível: Doutorado em Ciência da Computação
Data da Defesa: 19/02/2020
Orientador(a): José Hiroki Saito
Título: Um Novo Método WRAPPER Multiobjetivo para Seleção de Bandas de Imagens Hiperespectrais
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC-So
Aluno(a): Francisco Augusto Cesar de Camargo Bellaz Guiraldelli
Nível: Mestrado em Ciência da Computação
Data da Defesa: 12/12/2019
Orientador(a): Katti Faceli
Título: Identificação de Perfis de Permissões em Aplicativos Móveis Utilizando Agrupamento e Visualização
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI
Aluno(a): Camila Cassiavilani
Nível: Mestrado em Ciência da Informação
Data da Defesa: 21/02/2020
Orientador(a): Roniberto Morato do Amaral
Título: Starteca: participação ativa da biblioteca universitária na constituição da universidade empreendedora
Aluno(a): Cristina Marchetti Maia
Nível: Mestrado em Ciência da Informação
Data da Defesa: 02/03/2020
Orientador(a): Ariadne Chloe Mary Furnival
Título: Inovação das práticas de Competência Informacional com o uso de Metodologias Ativas de ensinoaprendizagem em bibliotecas universitárias
Aluno(a): Natália da Conceição Matui
Nível: Mestrado em Ciência da Informação
Data da Defesa: 27/02/2020
Orientador(a): Luciana de Souza Gracioso
Título: Mapeamento semântico do conceito de inovação para a Ciência da informação: uma análise Gramático- Sistêmico Funcional
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM
Aluno(a): Adriana Marcela Nieto Muñoz
Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 03/04/2020
Orientador(a): Ana Candida Martins Rodrigues
Título: OTIMIZAÇÃO DA CONDUTIVIDADE IÔNICA DE VITROCERÂMICAS CONDUTORAS POR ÍON SÓDIO: CONTROLE MICROESTRUTURAL E BUSCA DE NOVAS COMPOSIÇÕES
Aluno(a): Aylanna Priscila Marques de Araújo
Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 27/02/2020
Orientador(a): Piter Gargarella
Título: MANUFATURA ADITIVA DA LIGA RECICLADA Al-Fe-Cr-Ti FORMADORA DE FASE QUASICRISTALINA
Aluno(a): Ernesto David Gonzalez Cruz
Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 31/10/2019
Orientador(a): Pedro Augusto de Paula Nascente
Título: ESTUDO DE LIGAS Ti-Nb-Zr E Ti-Nb-Mg, FUNDIDAS E NA FORMA DE RECOBRIMENTOS SOBRE AÇO INOXIDÁVEL, PARA APLICAÇÕES BIOMÉDICAS
Aluno(a): Jeanini Jiusti
Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 02/03/2020
Orientador(a): Edgar Dutra Zanotto
Título: ESTABILIDADE E HABILIDADE DE FORMAÇÃO DE VIDROS ÓXIDOS
Aluno(a): Jhonata Rafael Verza
Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 20/02/2020
Orientador(a): Márcio Raymundo Morelli
Título: SÍNTESE DA PEROVSKITA KBiFe2O5 (KBFO), VIA DIFERENTES ROTAS, COM POTENCIAL APLICAÇÃO EM CÉLULAS SOLARES
Aluno(a): Pedro Ivo Batistel Galiote Brossi Pelissari
Nível: Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 04/09/2019
Orientador(a): Victor Carlos Pandolfelli
Título: DESENVOLVIMENTO DE CERÂMICAS REFRATÁRIAS ENGENHEIRADAS DENSAS E POROSAS
Aluno(a): Talyta Torrezan
Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 17/12/2019
Orientador(a): Sílvia Helena Prado Bettini
Título: AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO REOLÓGICO, TÉRMICO E MECÂNICO DE MISTURAS DE PBAT COM
ELEVADOS TEORES DE LIGNINA
Aluno(a): Vinicius Cardoso Ottani
Nível: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Data da Defesa: 07/08/2018
Orientador(a): Alberto Moreira Jorge Junior
Título: EFEITO DA RE-NITRETAÇÃO NAS PROPRIEDADES DE MATRIZES DE EXTRUSÃO A QUENTE DE ALUMÍNIO, CONFECCIONADAS EM AÇOS FERRAMENTA VEX E H13
Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS
Aluno(a): Nathália Fernandes da Silva
Nível: Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Data da Defesa: 27/02/2019
Orientador(a): Maria Zanin
Título: CAIXA COLETIVO E REDE DE TROCAS SOLIDÁRIAS COMO ESTRATÉGIAS DE FINANÇAS SOLIDÁRIAS PARA COLETIVOS CULTURAIS: CASO DO COLETIVO FULIGEM DE RIBEIRÃO PRETO – SP
Aluno(a): Raydson Alexandre Tozzo de Deus
Nível: Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade
Data da Defesa: 27/01/2020
Orientador(a): Eduardo Nespoli
Título: Luteria digital experimental: materiais e processos de criação de novos instrumentos musicais
Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais – PPGERN
Aluno(a): Camila Francisco Gonçalves
Nível: Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais
Data da Defesa: 17/02/2020
Orientador(a): Pedro Manoel Galetti Junior
Título: OCORRÊNCIA DAS ESPÉCIES DE CARNÍVOROS E ARTIODÁCTILOS DO PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA E SUAS RELAÇÕES COM O HÁBITAT
Aluno(a): Ferreira Manuel Timóteo
Nível: Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais
Data da Defesa: 28/02/2020
Orientador(a): Angélica Maria Penteado Martins Dias
Título: PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DOS BRACONIDAE (HYMENOPTERA), ICHEUMONOIDEA) EM ÁREAS DE CERRADO NO BRASIL E SAVANA EM ANGOLA
Aluno(a): Jair Hernando Castro Romero
Nível: Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais
Data da Defesa: 20/02/2020
Orientador(a): Dalva Maria da Silva Matos
Título: Plantas Invasoras na América Latina: Avanços, Direções e Desafios
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE
Aluno(a): Betina Cambi
Nível: Doutorado em Educação
Data da Defesa: 14/02/2020
Orientador(a): Ademir Donizeti Caldeira
Título: O professor mediador-orientador na modelagem matemática: movimentos de constituição de um discurso
Aluno(a): Carla Viviani Silveira Folegatti
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 06/03/2020
Orientador(a): Claudia Raimundo Reyes
Título: Interculturalidade e prática docente Pataxó
Aluno(a): Eliane Nicolau da Silva
Nível: Doutorado em Educação
Data da Defesa: 28/01/2020
Orientador(a): Maria Aparecida Mello
Título: A formação de conceitos científicos em crianças de cinco anos fundamentada em mediações sistematizadas
Aluno(a): Everton Aparecido Moreira de Souza
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 27/02/2020
Orientador(a): Marisa Bittar
Título: Um estudo sobre o vazio educacional no Brasil colonial
Aluno(a): Gabriela Guillardi da Silva Maia
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 10/03/2019
Orientador(a): Tatiane Cosentino Rodrigues
Título: A infância e a criança como temas do Le Courrier da UNESCO na segunda metade do Século XX (1948-2000)
Aluno(a): Hellen Cristina Xavier da Silva Mattos
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 14/02/2020
Orientador(a): Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes
Título: Permanência universitária: quando o pedagógico se une ao econômico
Aluno(a): Jéssica Francine Ferreira da Silva
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 20/02/2020
Orientador(a): Ana Paula Gestoso de Souza
Título: Processos de construção da identidade de mentoras iniciantes
Aluno(a): Lucimara Artussa
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 28/02/2020
Orientador(a): Maria Iolanda Monteiro
Título: O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS
Aluno(a): Mariana Bergo Damaso Silva
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 18/02/2020
Orientador(a): Luiz Roberto Gomes
Título: O Cálculo do Esquecimento: o papel de mediação das redes sociais na produção de violência
Aluno(a): Miriã Martins de Brito
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 20/02/2020
Orientador(a): Aida Victoria Garcia Montrone
Título: Pedagogia Hospitalar: Revisão Integrativa de Pesquisas Qualitativas
Aluno(a): Murilo Ferreira Velho de Arruda
Nível: Doutorado em Educação
Data da Defesa: 01/11/2019
Orientador(a): Luiz Gonçalves Junior
Título: Música comunitária em um projeto social de lazer: processos educativos decorrentes
Aluno(a): Nathan Raphael Varotto
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 21/02/2020
Orientador(a): Luiz Gonçalves Junior
Título: A prática social da mediação no fútbol callejero: processos educativos decorrentes
Aluno(a): Rafaela Marchetti
Nível: Doutorado em Educação
Data da Defesa: 05/02/2020
Orientador(a): Maria Cecilia Luiz
Título: VIOLÊNCIAS, CONFLITOS E INDISCIPLINAS: DISCURSOS EM TRÊS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Aluno(a): Rosangela Trabuco Malvestio da Silva
Nível: Doutorado em Educação
Data da Defesa: 12/02/2020
Orientador(a): Luiz Roberto Gomes
Título: Experiência estética e o ensino de música: um estudo de caso da prática docente de um professor de uma escola pública do ensino fundamental no município de Maringa-PR
Aluno(a): Tamires Cristina de Souza
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 20/02/2020
Orientador(a): Douglas Verrangia Corrêa da Silva
Título:As representações Sociais de Ciência: Um estudo a partir de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Aluno(a): Tarciana dos Santos Pinheiro
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 21/02/2020
Orientador(a): Ana Paula Gestoso de Souza
Título: Elementos da constituição da identidade docente de professoras iniciantes da educação infantil e do ensino fundamental-anos iniciais
Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So
Aluno(a): Julie Fernanda Ferrari
Nível: Mestrado em Educação
Data da Defesa: 21/02/2020
Orientador(a): Marcos Francisco Martins
Título: A Análise da Reforma Brasileira do Ensino Médio de 2017 à luz da Escola Unitária de Gramsci
Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs
Aluno(a): Karla Janaine de Moraes Borges
Nível: Mestrado em Educação Especial
Data da Defesa: 29/08/2019
Orientador(a): Maria Amelia Almeida
Título: ESTUDO SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Aluno(a): Kéren-Hapuque Cabral de Marins
Nível: Mestrado em Educação Especial
Data da Defesa: 20/12/2019
Orientador(a): Gerusa Ferreira Lourenço
Título: BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA TUTORIA POR PARES PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Aluno(a): Saimonton Tinôco da Silva
Nível: Doutorado em Educação Especial
Data da Defesa: 26/03/2018
Orientador(a): Eniceia Gonçalves Mendes
Título: INCLUSÃO ESCOLAR: ANÁLISE DE CONSENSOS E DISENSSOS ENTRE PESQUISADORES BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGECiv
Aluno(a): Heloiza Candeia Ruthes
Nível: Mestrado em Engenharia Civil
Data da Defesa: 21/02/2020
Orientador(a): Fernando Menezes de Almeida Filho
Título: Análise do comportamento de sistemas estruturais em concreto armado moldado in loco sob o efeito do colapso progressivo
Aluno(a): Lucas Vinícius Nogueira dos Reis
Nível: Mestrado em Engenharia Civil
Data da Defesa: 05/02/2020
Orientador(a): Guilherme Aris Parsekian
Título: Contribuição Metodológica à Engenharia Diagnóstica para Aplicação á Conservação da Infraestrutura Rodoviária: Estudo de Caso da Sinalização da SP 310 -Rodovia Washington Luís
Aluno(a): Mayara Turi Gerin
Nível: Mestrado em Engenharia Civil
Data da Defesa: 20/02/2020
Orientador(a): Silvana de Nardin
Título: Análise do Confinamento de Concreto com Resíduos de Concreto em Pilares Preenchidos
Aluno(a): Raphael Nabhan Langendorfer Barbosa
Nível: Mestrado em Engenharia Civil
Data da Defesa: 30/08/2019
Orientador(a): Fernando Menezes de Almeida Filho
Título: Análise de Sensibilidade entre Modelos de Cálculo de Resistência à Força Cortante de Lajes Alveolares Pré- Fabricadas Protendidas
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP
Aluno(a): Aldair Alberto Álvarez Diaz
Nível: Doutorado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 13/03/2020
Orientador(a): Pedro Augusto Munari Junior
Título: Optimization models and solution methods for inventory routing problems
Aluno(a): Cassiano da Silva Tavares
Nível: Mestrado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 25/04/2019
Orientador(a): Pedro Augusto Munari Junior
Título: Seleção de fornecedores via otimização robusta
Aluno(a): Flávio Henrique de Oliveira Costa
Nível: Doutorado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 18/12/2019
Orientador(a): Andrea Lago da Silva
Título: O papel da resiliência na redução do desperdício de alimentos: um estudo qualitativo na díade varejo-fornecedor de frutas legumes e verduras (FLV)
Aluno(a): Francisco Andrea Simões Braga
Nível: Mestrado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 24/05/2019
Orientador(a): Glauco Henrique de Sousa Mendes
Título: O Front-end da inovação em sistemas Produto-serviço em empresas fabricantes de equipamentos médicohospitalares: Análise do processo de decisão
Aluno(a): Murilo Roberto Jesus Maganha
Nível: Doutorado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 13/12/2019
Orientador(a): Sergio Luis da Silva
Título: A influência das práticas de gestão do conhecimento sobre a capacidade de improvisação: survey em empresas
de base tecnológica (EBTs)
Aluno(a): Paulo Renato Peruchi
Nível: Mestrado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 14/02/2020
Orientador(a): Mário Sacomano Neto
Título: A infraestrutura de transportes rodoviários no Brasil e as trilhas da financeirização
Aluno(a): Roberto Bernardo
Nível: Doutorado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 30/01/2020
Orientador(a): Hildo Meirelles de Souza Filho
Título: Fatores determinantes de adoção de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no estado de São Paulo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So
Aluno(a): Anderson Pires Fernandes
Nível: Mestrado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 08/11/2019
Orientador(a): Jane Maria Faulstich de Paiva
Título: Potencial de utilização de resíduos de filmes poliméricos e de fibras de vidro provenientes do processo de fabricação de pás eólicas
Aluno(a): Cindy Marcela Lobo Ramos
Nível: Mestrado em Engenharia de Produção
Data da Defesa: 28/11/2019
Orientador(a): Eli Angela Vitor Toso
Título: Planejamento da rede de distribuição de medicamentos considerando custos logísticos e de ICMS
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas – PPGECE
Aluno(a): Susana Michelim Collareda
Nível: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas
Data da Defesa: 14/02/2020
Orientador(a): Rogerio Fernando Pires
Título: INCLUSÃO INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR: PERÍMETRO E ÁREA DE REGIÕES POLIGONAIS
Programa de Pós-Graduação em Filosofia – PPGFil
Aluno(a): Patrícia Fernandes da Cruz
Nível: Mestrado em Filosofia
Data da Defesa: 02/03/2020
Orientador(a): Paulo Roberto Licht dos Santos
Título: Erro e ilusão transcendental no primeiro paralogismo da segunda edição da crítica da razão pura
Aluno(a): Vinicius Elias Foderario
Nível: Doutorado em Filosofia
Data da Defesa: 13/03/2020
Orientador(a): Monica Loyola Stival
Título: O ESTADO MÍNIMO DE ROBERT NOZICK UMA ANÁLISE ACERCA DOS LIMITES DA AÇÃO ESTATAL
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt
Aluno(a): Laura Mumic de Melo
Nível: Mestrado em Fisioterapia
Data da Defesa: 03/10/2019
Orientador(a): Larissa Pires de Andrade
Título: Mudanças nas subtarefas do TUG e sua relação com a cognição em idosos com comprometimento cognitivo leve e preservados cognitivamente: um estudo longitudinal
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia – PPGGero
Aluno(a): Luana Aparecida da Rocha
Nível: Mestrado em Gerontologia
Data da Defesa: 27/02/2020
Orientador(a): Aline Cristina Martins Gratao
Título: Efeitos da música clássica sobre a cognição, parâmetros fisiológicos e psicológicos em idosos com demência institucionalizados.
Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica – PPGGC
Aluno(a): Priscila Souza Cugler
Nível: Mestrado Profissional em Gestão da Clínica
Data da Defesa: 26/06/2018
Orientador(a): Wagner dos Santos Figueiredo
Título: Gênero, Feminismos e Necessidades de Saúde: a perspectiva de mulheres atendidas em um Centro de Atenção Psico-Social - Álcool e Drogas ( CAPS-AD)
Aluno(a): Roberta Ferracuti
Nível: Mestrado Profissional em Gestão da Clínica
Data da Defesa: 31/05/2019
Orientador(a): Geovani Gurgel Aciole da Silva
Título: PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: UMA ANÁLISE SOBRE EXPERIÊNCIAS DE SUPERVISÃO ACADÊMICA
Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGL
Aluno(a): Daniel Perico Graciano
Nível: Mestrado em Linguística
Data da Defesa: 06/03/2020
Orientador(a): Luciana Salazar Salgado
Título: Os dentes elétricos dos canibais: uma cartografia dos fluxos semióticos na canção de resistência da década de 1960
Aluno(a): Darlan Xavier Nascimento
Nível: Mestrado em Linguística
Data da Defesa: 12/03/2020
Orientador(a): Ariani Di Felippo
Título: Explorando a avaliação de sumários automáticos multidocumento multilíngues
Aluno(a): Jane Eder Girardi
Nível: Mestrado em Linguística
Data da Defesa: 05/03/2020
Orientador(a): Dirceu Cleber Conde
Título: Oficina de Língua Inventada e o ensino de conceitos linguísticos
Aluno(a): João Daniel Passarelli França
Nível: Doutorado em Linguística
Data da Defesa: 13/02/2020
Orientador(a): Marilia Blundi Onofre
Título: O ensino de língua estrangeira sob o viés da teoria das operações predicativas e enunciativas: um estudo dos verbos frasais do inglês
Aluno(a): Lidiany Pereira dos Santos
Nível: Doutorado em Linguística
Data da Defesa: 18/03/2020
Orientador(a): Marilia Blundi Onofre
Título: Os mecanismos enunciativos de pessoa-espaço-tempo no texto biografia na perspectiva da teoria das operações enunciativas (TOE)
Aluno(a): Manoel Sebastião Alves Filho
Nível: Mestrado em Linguística
Data da Defesa: 18/02/2020
Orientador(a): Carlos Felix Piovezani Filho
Título: Homem, Animal, Indústria: uma análise discursiva do agronegócio brasileiro
Aluno(a): Michelle Rie Hashimoto
Nível: Mestrado em Linguística
Data da Defesa: 06/03/2020
Orientador(a): Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula
Título: Letramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLD
Aluno(a): Osvaldo Succi Junior
Nível: Doutorado em Linguística
Data da Defesa: 02/08/2017
Orientador(a): Sandra Regina Buttros Gattolin de Paula
Título: Subsídios de um projeto colaborativo internacional realizado online para o ensino de inglês na tecnologia de gestão empresarial: cenários verossímeis
Programa de Pós-Graduação em Matemática – PPGM
Aluno(a): Lauren Maria Mezzomo Bonaldo
Nível: Doutorado em Matemática
Data da Defesa: 16/03/2020
Orientador(a): Olimpio Hiroshi Miyagaki
Título: Existence and multiplicity of solutions for a class of elliptic equations involving nonlocal integrodifferential
operator with variable exponent
Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - PPGPUR-So
Aluno(a): Éllen da Silva Garcia
Nível: Mestrado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis
Data da Defesa: 27/02/2020
Orientador(a): Luiz Carlos de Faria
Título: Viabilidade econômica da produção de hortaliças orgânicas em média escala: estudo de caso na região metropolitana de Sorocaba-SP.
Aluno(a): Lucas Kröhling Bernardi
Nível: Mestrado em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis
Data da Defesa: 28/02/2020
Orientador(a): Monica Fabiana Bento Moreira Thiersch
Título: Inferência Multimodelos na predição de multiprodutos em povoamento de Eucalyptus sp.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPsi
Aluno(a): Débora dos Santos Fabris
Nível: Mestrado em Psicologia
Data da Defesa: 19/03/2020
Orientador(a): Amanda Ribeiro de Oliveira
Título: EFEITOS DO CANABIDIOL SOBRE COMPORTAMENTOS
Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS
Aluno(a): Carlos Eduardo Barbosa Ferreira
Nível: Mestrado em Sociologia
Data da Defesa: 02/03/2020
Orientador(a): Samira Feldman Marzochi
Título: Ruralidades Midiáticas: uma análise sociológica da construção de perfis no Facebook por mulheres do campo
Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional - PPGTO
Aluno(a): Fredcarme Tima
Nível: Mestrado em Terapia Ocupacional
Data da Defesa: 04/02/2020
Orientador(a): Mirela de Oliveira Figueiredo
Título: Repertório ocupacional de crianças de 4 a 6 anos com atraso no desenvolvimento motor, da linguagem e na habilidade pessoal-social
Aluno(a): Leticia Ambrosio
Nível: Mestrado em Terapia Ocupacional
Data da Defesa: 17/02/2020
Orientador(a): Carla Regina Silva
Título: Raça Gênero e Sexualidade: uma perspectiva da terapia ocupacional para as corporeidades dos jovens periféricos
Aluno(a): Monica Villaça Gonçalves
Nível: Doutorado em Terapia Ocupacional
Data da Defesa: 20/03/2020
Orientador(a): Ana Paula Serrata Malfitano
Título: A mobilidade urbana de jovens em projetos sociais do complexo do alemão, no Rio de Janeiro, e suas relações com a terapia ocupacional social
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação – PPGPE
Aluno(a): Amanda de Luca Menezes Nogueira
Nível: Mestrado Profissional em Educação
Data da Defesa: 16/12/2019
Orientador(a): Wania Tedeschi
Título: O jogo e o conceito de número na educação infantil segundo os pressupostos da teoria histórico-cultural
Aluno(a): Dilene Aparecida Amicci Mascioli
Nível: Mestrado Profissional em Educação
Data da Defesa: 19/12/2019
Orientador(a): Wania Tedeschi
Título: Formação em contexto na educação integral do ponto de vista dos professores de uma escola pública: uma análise da dialogicidade no processo educativo
Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - PIPGEs
Aluno(a): Deborah Bassi Stern
Nível: Mestrado em Estatística
Data da Defesa: 09/03/2020
Orientador(a): Rafael Izbicki
Título: Vector representation of texts applied to prediction models
Aluno(a): José Clelto Barros Gomes
Nível: Doutorado em Estatística
Data da Defesa: 05/12/2019
Orientador(a): Cibele Maria Russo Novelli
Título: Estimation methods in heavy-tailed nonlinear mixed effects models
Aluno(a): Katy Rocio Cruz Molina
Nível: Mestrado em Estatística
Data da Defesa: 13/03/2020
Orientador(a): Vera Lucia Damasceno Tomazella
Título: Modelos de Sobrevivência Induzidos por FragilidadeDiscreta Série de Potência Zero-Modificada
Aluno(a): Thiago Ramos Biondo
Nível: Mestrado em Estatística
Data da Defesa: 13/03/2020
Orientador(a): Adriano Kamimura Suzuki
Título: Modelos de Sobrevivência Bivariados Baseados na Cópula PVF
Aluno(a): Wesley Bertoli da Silva
Nível: Doutorado em Estatística
Data da Defesa: 03/04/2020
Orientador(a): Francisco Louzada Neto
Título: A new class of discrete models for the analysis of zero-modified count data
Parecer favorável CoPG nº62/2020
2.8 - DESCREDENCIAMENTOS DE DOCENTES NOS PROGRAMAS de PÓS-GRADUAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So
- Profa. Dra. Yovana María Barrera Saavedra.
Parecer favorável CoPG nº 63/2020
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PPGEMec
- Prof. Dr. Anderson Antonio Ubices de Moraes.
Parecer favorável CoPG nº64/2020
Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia – PPGFt
- Profa. Dra. Ana Claudia Muniz Renno.
Parecer favorável CoPG nº65/2020
2.9 - CREDENCIAMENTOS DE DOCENTES NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM
- Prof. Dr. Juliano Marini - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa, pertencente ao grupo de pesquisa Blendas e Compósitos Polímericos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.Parecer favorável CoPG nº66/2020
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP-So
- Profa. Dra. Yovana María Barrera Saavedra - Docente da Universidade Federal de São Carlos, pertencente ao grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa em Produção Sustentável - GEPPS, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado. Parecer favorável CoPG nº67/2020
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica – PPGEMec
- Prof. Dr. Flávio Yukio Watanabe - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Projeto, Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.
- Prof. Dr. Gustavo Franco Barbosa - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Manufatura Inteligente, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.
- Prof. Dr. Luis Antonio Oliveira Araujo - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Robótica / Mecatrônica, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.
- Prof. Dr. Sergio Henrique Evangelista - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Grupo de Mecânica Aplicada e Computacional, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.
- Prof. Dr. Sidney Bruce Shiki - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Projeto, Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado.
- Prof. Dr. Vitor Ramos Franco - Docente da Universidade Federal de São Carlos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEMec, pertencente ao grupo de pesquisa Projeto, Modelagem, Simulação e Análise de Sistemas Dinâmicos, solicita credenciamento para ministrar disciplinas e orientar dissertações de mestrado
Parecer favorável CoPG nº 68/2020
2.10 – PRORROGAÇÃO DE PRAZO DE DEFESA
2.10.1 - Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - PIPGEs - prorrogação do prazo de defesa da aluna Caroline Mendes de Assis (Doutorado), até 27/06/2020 aprovado na reunião 66 da CPG de 27/04/2020. Teve Bolsa. Parecer favorável. Homologado. Parecer CoPG nº 69/2020
3 - EXPEDIENTE
3.1 - COMUNICAÇÕES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
3.1.1 - Fichas de Caracterização de Disciplinas
Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCAm
CAM-300/1 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais I
Carga Horária de Aulas Teóricas: 0
Carga Horária de Aulas Práticas: 0
Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 30
Quantidade de Créditos: 2
Disciplina nova
CAM-300/2 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais II
Carga Horária de Aulas Teóricas: 0
Carga Horária de Aulas Práticas: 0
Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 60
Quantidade de Créditos: 4
Disciplina nova
CAM-300/3 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais III
Carga Horária de Aulas Teóricas: 0
Carga Horária de Aulas Práticas: 0
Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 90
Quantidade de Créditos: 6
Disciplina nova
CAM-300/4 - Práticas de Pesquisa em Ciências Ambientais IV
Carga Horária de Aulas Teóricas: 0
Carga Horária de Aulas Práticas: 0
Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 120
Quantidade de Créditos: 8
Disciplina nova
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana – PPGEU
EUR-411 - Urbanismo
Carga Horária de Aulas Teóricas: 30
Carga Horária de Aulas Práticas: 0
Carga Horária de Exercícios e/ou Seminários: 60
Quantidade de Créditos: 6
Alteração de disciplina
3.2 - COMUNICAÇÕES DA PRESIDÊNCIA
3.2.1 - Portaria CECH nº 57, de 25/03/2020 - Designa o Prof. Dr. Bento Prado de Almeida Ferraz Neto para exercer as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, no período de 30/03/2020 a 29/03/2021.
3.2.2 - Portaria CCET Nº 56/2020, de 27/03/2020 - Designa o Prof. Dr. Paulo César Oliveira como Vice-Coordenador do PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática - da Universidade Federal de São Carlos, pelo período de 27/03/2020 à 17/11/2021.
3.2.3 - Portaria CCGT nº 27, de 27/04/2020 - Designa o Prof. Dr. Éderson Luiz Piato para exercer pro tempore as funções de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, com Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, a partir de 27/04/2020.
3.2.4 - Portaria CCGT nº 28, de 27/04/2020 - Designa o Prof. Dr. Ricardo Coser Mergulhão para exercer pro tempore as funções de Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, com Função Comissionada de Coordenação de Curso - FCC, a partir de 27/04/2020.
3.2.5 – Governança Digital - Portaria SIN/UFSCar nº 17/2020, de 16/04/2020 - Procedimentos operacionais para o uso institucional das ferramentas Google Classroom© (Sala de Aula Google) e Google Meet©(Reuniões Google) como apoio a atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFSCar, por meio de contrato de adesão vigente ao sistema G Suite for Education©.
3.2.6 – Disciplinas EAD – Convidadas Profa. Dra. Marilde Terezinha Prado dos Santos, Secretária Geral de Educação à Distância e Claudia Buttarello Gentile Moussa para esclarecimentos sobre disciplinas em EAD ao Conselho de Pós-Graudação:
A Profa. Marilde esclareceu aos presentes as diferenças entre as atividades na forma remota e o ensino a distência (EAD). Disse que deverá existir um planejamento do conteúdo das disciplinas e habilitação dos decentes nesse universo EAD. Disse que é necessário uma sistematização/normatização para o regulação da EAD nos cursos presenciais da instituição a exemplo da Pró-Reitoria de Graduação - Prograd. Esclareceu que não existe a obrigatoriedade, mas estará disponível aos docentes que quiserem implementar. Sugeriu ao CoPG que se constitua comissão para apresentar uma Minuta ao Conselho de como se implentar a questão do ensino à distância na pós-graduação. Disse que a Secretaria de Educação à Distância – SEAD estará à disposição para orientar sobre as demandas a partir disso. (secretaria@sead.ufscar.br). Informou que a Prograd já está desenvolvendo uma questionário com os alunos sobre a situação em que se encontram. A Profa. Marilde também respondeu à dúvida dos conselheiros sobre sobre normas PESCD para as disciplinas em EAD. As normas do PESCD estão em http://web04dev11.ufscar.br/pt-br/documentos/regimento-e-normascomplementares/normas_complementares_ppgcc_17abr2018.pdf/@@download/file/Normas_Complementares_PPGCC.pdf
Também a Profa. Claudia Buttarello aguarda o posicionamento sobre a possibilidade de alunos de pós-graduação atuarem como tutores no estágio PESCD. Também disse estar disponível para o apoio pedagógico e ajuda aos coordenadores de pós-graduação para os diversos ambientes virtuais.
O Prof. Moacir Godinho Filho, coordenador do PPGEP manifestou-se pedindo mais informações sobre quais formas os Programas de Pós-Graduação estão trabalhando suas atividades não presenciais, no sentido de conhecer melhor a realidade dos Programas, para um melhor norteamento de todos. Indagou se existe uma recomendação geral da UFSCar ou da ProPG referente a esse assunto e se tal adoção pode ser feito por disciplina ou deve ser o programa como um todo.
A presidente do CoPG esclareceu aos presentes que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação mantém um posicionamento em que os docentes e a CPG tem a competência para decidir sobre se suas disciplinas poderão ou não serem oferecidas à distância, a importância de cada uma delas, sendo que a regulamentação foi feita através do Ato ProPG 3/2020, onde ficou facultado aos PPGs mapearem as disciplinas que poderiam ser ministradas a distância, desde que preservadas as suas especificidades. Citou que, além disso, a UFSCar conta com a equipe de Governança digital, que foi solicitada pelo MEC para que todas as instituições organizem as ações por meio desse orgão. Foi elaborada a Portaria SIN nº 17/2020 de 16/04/2020, onde esclarece procedimentos operacionais para o uso institucional das ferramentas Google Classroom© (Sala de Aula Google) e Google Meet© (Reuniões Google) como apoio a atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UFSCar. Com relação a situação dos Programas, citou que alguns já adotam ministrar parte de suas disciplinas a distância mesmo antes da Pandemia, e outros PPGs já estão se adequando e parte das disciplinas já estão sendo oferecidas a distância. Informou ainda que cada PPG está fazendo seu levantamento em relação às demandas dos alunos.
Alguns coordenadores se manifestaram, dizendo que depende da característica das disciplinas e do Programa. A Profa. Cristina Paiva (PPGBitotec) concordou que cada Programa possui suas especificidades podendo decidir sobre a oferta à distância. A Profa. Juliane Aparecida de Paula P. Campos (PPGEES) afirmou que é necessário considerar as especificidades dos Programas mas é favorável que a decisão deva ser coletiva, analisada em conselho. O Prof. Guilherme Parsekian disse que o PPGECiv já começou a implantar essas disciplinas. A Profa. Valeria Martins (PPGAA) relatou que houve uma organização do PPG e que estão ofertando todas as disciplinas à distância.
A Profa. Andréa Heloisa Pimentel (PPGGOSP) informou que os próprios alunos fizeram uma pesquisa que deu suporte à decisão do Programa, ou seja, o Programa passou a ofertar todas as disciplinas à distância, via Google Meet e tudo está correndo bem. Relatou que os discentes são servidores públicos, tem acesso a net e computador, os docentes tem experiencia em EAD, sempre usam o AVA. As disciplinas estão todas sendo ofertadas via meet e as aulas são gravadas, caso alguém nao possa assistir na hora. No mesmo sentido, a Profa. Jane Maria Faulstich de Paiva (PPGCM-Sor) disse que algumas disciplinas do PPG estão sendo oferecidas à distância desde meados de abril e que está indo bem.
Prof. Renato Jose de Moura (ProfMat) relatou que as disciplinas do segundo ano de mestrado do PROFMAT estão sendo ministradas de maneira virtual.
O Prof. Gerson Jhonatan Rodrigues (PIPGCF) disse que os alunos estão desejando muito as atividades online.
O Prof. Fabiano Ferreira de Castro (PPGCI) reiterou o entendimento de que a UFSCar deveria adotar um modelo institucional a ser utilizado como um todo. Manifestou sua preocupação em relação às práticas discursivas e como será a dinâmica das disciplinas, como a gravação de aulas, uso da ferramenta Google meet. Também disse que não se trata apenas de uma questão de adoção de ferramentas tecnológicas, mas que é necessário um replanejamento e uma abordagem mais colaborativa/coletiva entre os Programas de Pós-Graduação e não em ações individuais, achando necessário um modelo institucional a todos os PPGs. A Profa. Luciana Sá Leitão Corrêa de Araújo (PPGIS) manifestou-se concordando com a mesma visão.
O discente Iberê Araújo da Conceição (PPGS) levantou dúvidas sobre pesquisa com os alunos. Afirmou que é necessário um olhar sobre a população universitária que está com dificuldade de acesso às ferramentas, e o acesso à pesquisa, perguntou sobre estratégias. A presidente do CoPG esclareceu que cada Programa de Pós-Graduação está fazendo seu levantamento.
A discente Jussara Ribeiro de Oliveira- PPGCTS (PPGCTS) registrou a importância em pensar sobre as ferramentas colaborativas utilizadas e a dinâmica nesse contexto.
O Prof. Guilherme Parsekian (PPGECiv) disse achar relevante o que o discente Iberê levantou. Disse que no caso do PPGECiv os alunos responderam positivamente e ativamente à pesquisa. Disse que no caso da UFSCar é preciso identificar as dificuldades individuais dos alunos e apresentar solideriedade e apoio em suas dificuldades. Relatou que a Poli/USP doou mais de 100 computadores aos alunos com dificuldades de acesso à distância.
O Prof. Oto Araújo Vale (PPGL) perguntou se a UFSCar oferecerá computadores aos alunos. A presidente do CoPG solicitou aos coordenadores que façam um levantamento das necessidades e encaminhamento à SIN.
O Prof. Renato (ProfMat) manifestou-se sobre a falta de suporte da UFSCar nessa questão e considerou as dificuldades com os recursos de vídeo aulas em casa, também a dificuldade em avaliar os alunos nessa condição, considerando o Ato ProPG 3/2020 confuso nessas questões.
A Profa. Rita Lana (PPGGeo) manifestou-se dizendo que a heterogeneidade do acesso digital entre alunos e professores não torna fácil ou célere uma solução capaz de contemplar satisfatoriamente todos os casos, não havendo uma única forma para esta situação durante o tempo pandemia.
3.2.7 - Eleições para sucessão a Reitoria -2020-2024: Convidado : Prof. Dr. Roberto Ferrari Júnior, Pró-Reitor de Extensão UFSCar . A presidente do Conselho informou aos conselheiros que foi realizada no dia 23/04/2020 uma reunião do Conselho Universitário (ConsUni) para iniciar o processo eleitoral para sucessão a Reitoria. O Consuni deliberou por ampliar o debate junto a comunidade universitária ao invés de iniciar o processo eleitoral nesse momento. O Consuni considerou, por unanimidade, que dada as dificuldades no que concerne o isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19, além do fato de que a MP194 possa ser caducada em inicio de Junho, seria prudente esperarmos este período para dar inicio ao processo, mesmo sabendo que estas ações poderão atrasar os tramites do processo eleitoral. O Consuni orientou que os conselhos de centro e demais conselhos iniciem amplo debate sobre o processo eleitoral durante esse período. O Prof. Ferrari foi convidado para falar sobre o processo eleitoral e esclarecer dúvidas. A palavra foi aberta aos conselheiros para manifestação: Os Profs. Renato Jose de Moura (ProfMat) e Leonardo Bresciani Canto (PPGCEM), Sandra Antonini (PPGPVBA) pediram esclarecimentos. A Profa. Andrea Eloisa Bueno Pimentel (PPGOSP) manifestou-se dizendo que o ConsUni é o colégio eleitoral e a comunidade precisa ser respeitada pelo ConsUni, onde deve prevalecer o respeito à escolha da comunidade, sendo assim uma questão de ética. Alguns conselheiros concordaram. Foram respondidas as dúvidas sobre consulta paritária e não paritária. A Profa. Sandra Regina Ceccato Antonini relatou que a consulta paritária é uma conquista da Universidade de décadas e que já houve grandes discussões sobre isso. O conselheiro Robson Lopes dos Santos manifestou-se dizendo que a UFSCar sempre realizou eleições democráticas e que isso funcionou bem por anos, sem problemas, onde ninguém se sentiu prejudicado pela forma como sempre foi feita. Demonstrou preocupação no caso da lista de indicados não ser respeitada, pois o país tem casos em que a lista não foi respeitada. No mesmo sentido, reforçando a fala, manifestou-se o Prof. Felipe Ferreira Vander Velden (PPGGAS), que também se preocupa se o governo respeitará a lista, ou o que for decidido pela universidade. Concordaram as conselheiras Profas Cristina Paiva (PPBBiotec), Sandra Ceccato Antonini (PPGPVBA), Angelica Martins de Souza Goncalves ( representante do CCBS) e Andrea Heloísa B. Pimentel (PPGGOSP) que afirmou que a consulta pode ser feita em agosto e o ConsUni no final de agosto, sem problemas. A Profa. Rita Lana (PPGGeo) disse que ninguém gostaria que houvesse uma intervenção na Universidade. De outro lado, o Prof. Celso Jorge Villas Boas manifestou-se favorável às explicações do Prof. Roberto Ferrari Jr. quanto ao processo eleitoral dizendo que o processo atual na universidade não tem respaldo legal. Defendeu que a UFSCar deve agir na forma da lei, que existe há muito tempo. Disse que esse processo paritário dos 70% - 30% vem de muito antes do governo atual, respeitando os 70-30 e que só faz sentido a democracia se todos respeitarem as leis.
3.3 – COMUNICAÇÕES DA PRÓ-REITORIA ADJUNTA
3.3.1 - Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da UFSCar (Processo SEI 23112.008612/2020-31)- Será inserido no SEI a proposta de minuta de Regimento Geral dos PPGs com as alterações incluídas na nova proposta. Solicitaremos que todos os coordenadores leiam com atenção a todas as mudanças no mesmo e encaminhem por ofícios os apontamentos, orientações, inclusões e questionamentos para que possamos adequa-lo para apreciação na reunião de Maio. As manifestações deverão ser feitas via SEI neste processo : 23112.008612/2020-31.
3.3.2 – Ofício nº 5/2020/ProPG de 15/04/2020 - Normalização de procedimentos relativos a prorrogação de prazos de defesa de tese e dissertações - A ProPG orienta a todos os coordenadores de pós-graduação sobre procedimentos relativos à prorrogação de prazos de defesas de tese de dissertação, considerando que o Regimento Geral do Programas de Pós-Graduação da UFSCar. O Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação garante autonomia aos Programas para o estabelecimento de prazo para defesa de dissertação e de prazo para defesa de tese, dentro dos respectivos limites de 3 (três) e 5 (cinco) anos. Diante disso, entendemos que a deliberação a respeito de solicitações de prorrogação de prazo de defesa que impliquem em prazo total inferior a 3 (três) para defesa e dissertação e inferior a 5 (cinco) anos para defesa de tese é competência da Comissão de Pós-Graduação do Programa, não devendo, portanto, ser encaminhado para o Conselho de Pós-Graduação. Ofício encaminhado a todos os Programas de Pós-Graduação via SEI.
3.3.3 - Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD) Ofício nº 217/2020-GAB/PR/CAPES, de 24/04/2020 : Após consulta à CAPES, recebemos a informação de que, por ora, não está sendo permitido o cadastramento de novos pesquisadores PNPD no SCBA, apenas alterações cadastrais dos atuais pesquisadores já cadastrados. Esta postura, até então aplicada somente aos PPGs notas 3 e 4, se estende também aos PPGs de notas “4+”, 5, 6 e 7. As cotas de bolsas que foram contingenciadas até o mês e abril de 2020 podem ser visualizadas na homepage da ProPG: http://www.propg.ufscar.br/pt-br/pnpd-capes (acessar a opção “Bolsistas PNPD/CAPES em andamento”).
Os Conselheiros solicitaram que a Presidência do CoPG encaminhasse Carta do CoPG à presidência da Capes manifestando preocupação acerca das medidas contidas no Ofício nº 217/2020-GAB/PR/CAPES, solicitando à Coordenação que que reconsidere sua posição para o Programa Nacional de Pós-Doutorado/CAPES (PNPD), enaltecendo a importância da continuidade do PNPD.
3.4- INFORMES da CAPES e ProPG:
3.4.1 – Portaria nº 49/2020- CAPES de 22/04/2020– Nova alteração do calendário de atividades da Diretoria de Avaliação para o ano de 2020, estabelecendo datas de início e término relativas a cada atividade de avaliação da Capes, em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19 :
ATIVIDADE |
DATA |
Prazo Final do COLETA - ano base 2019 Envio dos dados pelo coordenador de programa |
05 de junho |
Prazo Final do COLETA - ano base 2019 Chancela pela pró-Reitoria |
12 de junho |
Submissão de Propostas de Cursos Novos (APCN) |
suspenso |
Mudança de Área Básica/Área de Avaliação/Modalidade |
5 a 30 de setembro |
3.4.2 Cancelamento dos Editais Print-CAPES da UFSCar: Conforme determinado no Ofício nº 2/2020/PrInt - UFSCar/CAPES, de 15 de abril de 2020 "devido à situação extraordinária ocasionada pela pandemia do Covid-19 e à impossibilidade de concretizar os projetos acadêmico-científicos previstos, o Grupo Gestor Institucional do Print-UFSCar, considerando a situação de incerteza sobre a reabertura de fronteiras e consequentemente de uma previsão para enviar e receber pesquisadores, determinou por unanimidade em cancelar todos os editais vigentes relacionados ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da Universidade Federal de São Carlos. Novos editais poderão ser abertos em agosto ou setembro de 2020, para as atividades a serem realizadas entre Janeiro a Março de 2021, a depender de mudanças nesse cenário". Clicar sobre Ofício nº 2/2020/PrInt - UFSCar/CAPES, de 15 de abril de 2020 para acessar o ofício.
3.4.3 - Prêmio CAPES de Tese - Edital nº 10/2020 : A CAPES divulgou as diretrizes da 15ª edição do Prêmio CAPES de Tese - Edital nº 10/2020. Serão premiadas as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil em 2019, escolhidas dentro de cada uma das áreas de avaliação reconhecidas pela Coordenação, considerando a originalidade, o caráter inovador do trabalho e a sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social do País. Os autores das teses vencedoras ganharão uma bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, por até 12 meses, além de certificados e medalhas e o seu orientador receberá um prêmio para participação em evento acadêmico-científico nacional, no valor de R$ 3 mil. Para os selecionados no Grande Prêmio CAPES de Tese, o prêmio do orientador será de R$ 9 mil para congresso internacional e o autor ganhará uma bolsa para estágio pós-doutoral de 12 meses em uma instituição estrangeira. Além disso, dois prêmios de R$ 20 mil serão oferecidos pelo Instituto Serrapilheira aos vencedores.
O coordenador do programa de pós-graduação será o responsável pela inscrição no site, de 16/04/2020 até 29/05/2020. Mais informações: https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/editais/editais/15042020_EDITAL_10_2020_Pr%C3%AAmio_CAPES_de_Tese.pdf
3.4.4 - Programa Ação Emergencial CAPES - Ofício Circular nº 14/2020-GAB/PR/CAPES de 30/03/2020 - referente concessão de novas cotas de bolsas de mestrado e doutorado às Instituições cujos Programas de Pós-Graduação estejam voltados à criação de conhecimento prático e específico orientado à prevenção e combate à atual pandemia da Covid-19 e ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção. Foram concedidas novas bolsas de mestrado e de doutorado envolvendo áreas do conhecimento tais como infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia, bioinformática, bioengenharia, ou correlatas. O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar foi contemplado com 4 bolsas de mestrado e 2 bolsas de doutorado. Em razão da mesma situação, também receberam bolsas adicionais os Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (1 bolsa de mestrado e 2 de doutorado), Engenharia Química (1 bolsa de mestrado e 1 bolsa de doutorado) e Química (1 bolsa de mestrado)
3.4.5 - Edital de Seleção Emergencial "PREVENÇÃO E COMBATE A SURTOS, ENDEMIAS, EPIDEMIAS E PANDEMIAS" - EDITAL Nº 9/2020 - inscrições estão abertas até às 17h do próximo dia 30/04/2020. Mais informações sobre o Programa estão disponíveis em https://www.capes.gov.br/36-noticias/10247-aberto-o-prazo-para-inscricao-deprojetos-sobre-epidemias.
3.4.6- Ofício Circular nº 8/2020-CGSI/DPB/CAPES de 13/04/2020 - Restituição de bolsas para programas de pós-graduação - DS, PROEX, PROSUP e PROSUC - Informa sobre bolsas restituídas após a correção do problema técnico ocorrido na transformação de bolsas em empréstimos, comunicado por meio do Ofício Circular nº 6/2020-CGSI/DPB/CAPES, de 1º de abril de 2020. Os bolsistas poderão receber o pagamento retroativo a março de 2020. O Total de bolsas DS restituídas de mestrado foi de 83 bolsas e o total e bolsas de doutorado foi de 33 bolsas. O total de bolsas (programas PROEX) foi de 7 de mestrado e 8 de doutorado. .
3.4.7 - Ofício Circular nº 10/2020-CGSI/DPB/CAPES, de 30 de abril de 2020 – Informa a publicação no Diário Oficial da União da Portaria nº 55, de 29 de abril de 2020, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de vigência de bolsas de mestrado e doutorado no País, no âmbito dos programas e acordos de competência da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB), e exclusão da variável tempo de titulação em indicadores relativos à avaliação dos programas de pós-graduação no quadriênio 2017-2020. A ação tem caráter excepcional e possibilitará a prorrogação de vigência das bolsas de mestrado e doutorado de alunos cujo andamento dos estudos foi prejudicado pela pandemia causada pelo novo coronavírus. A prorrogação do prazo de vigência das bolsas deverá ser solicitada por meio de ocorrência "REALIZAR PRORROGAÇÃO EXCEPCIONAL”.no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).
3.5. Número de bolsas dos PPGs em Abril de 2020. A ProPG, solicita aos PPGs que nos enviem os pedidos de reconsiderações de bolsas, a partir dessa nova situação. (anexos)
Anexos:
Resumo da Bolsa Demanda Social Capes/DS
Resumindo: |
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Total 2018 |
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Mestrado curso |
454 |
|
|
Mestrado ProPG |
29 |
|
|
Mestrado empréstimo |
5 |
488 |
|
Doutorado curso |
407 |
|
|
Doutorado ProPG |
6 |
|
|
Doutorado empréstimo |
3 |
416 |
|
|
904 |
|
|
Total 2019 |
|
|
|
Mestrado curso |
409 |
-45 |
|
Mestrado ProPG |
21 |
-8 |
465 |
Mestrado empréstimo |
35 |
30 |
|
Doutorado curso |
398 |
-9 |
|
Doutorado ProPG |
20 |
14 |
|
Doutorado empréstimo |
3 |
0 |
421 |
|
|
|
|
Total 2020 |
|
|
|
Mestrado curso |
313 |
-141 |
|
Mestrado ProPG |
0 |
-29 |
420 |
Mestrado empréstimo |
107 |
102 |
|
Doutorado curso |
338 |
-69 |
|
Doutorado ProPG |
0 |
-6 |
|
Doutorado empréstimo |
85 |
82 |
423 |
|
|
|
|
|
|
|
mudanças de 2018 a 2020 |
sem as cotas empréstimo para 2021 |
|||||
-68 |
|
|
352 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
7 |
|
|
430 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Cotas PROEX
Programa |
Sigla |
Nota PPG |
2018 |
2019 |
2020 |
|||||
Mestrado |
Doutorado |
Mestrado |
Doutorado |
Mestrado |
Doutorado |
Empr. Mestr. |
Empr. Dout. |
|||
Ciência e Engenharia dos Materiais |
PPGCEM |
7 |
14 |
33 |
14 |
33 |
14 |
32 |
0 |
6 |
Educação Especial |
PPGEEs |
6 |
14 |
23 |
17 |
21 |
13 |
18 |
2 |
0 |
Engenharia Química |
PPGEQ |
7 |
2 |
39 |
2 |
39 |
4 |
38 |
0 |
8 |
Fisioterapia |
PPGFt |
7 |
19 |
24 |
19 |
24 |
15 |
32 |
4 |
0 |
Psicologia |
PPGPsi |
6 |
13 |
15 |
13 |
15 |
13 |
18 |
0 |
0 |
Química |
PPGQ |
7 |
27 |
38 |
24 |
40 |
23 |
63 |
1 |
0 |
Sociologia |
PPGS |
6 |
13 |
17 |
13 |
17 |
13 |
18 |
0 |
0 |
Totais |
N/A |
N/A |
102 |
189 |
102 |
189 |
95 |
219 |
7 |
14 |
|
|
|
|
|
|
|
-7 |
30 |
|
|
Nada mais havendo a tratar, a Presidência agradeceu a presença e colaboração dos senhores conselheiros, declarando encerrada a presente reunião, da qual eu, Daniele Marcelo Camargo, redigi a presente ata que assino, após ser assinada pela Presidência e demais membros presentes.
Documento assinado eletronicamente por Audrey Borghi e Silva, Presidente do Conselho, em 05/11/2020, às 20:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Daniele Marcelo Camargo, Secretário(a), em 19/01/2021, às 14:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, informando o código verificador 0195450 e o código CRC 0361A021. |
Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.004744/2020-93 |
SEI nº 0195450 |
Modelo de Documento: Conselho: Ata de Reunião, versão de 02/Agosto/2019 |
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