Boletim de Serviço Eletrônico em 26/01/2023

Timbre

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - PPGEd-So/CCHB
Rod. João Leme dos Santos km 110 - SP-264, s/n - Bairro Itinga, Sorocaba/SP, CEP 18052-780
Telefone: (15) 32297475 - http://www.ufscar.br

Edital nº 1/2023/PPGEd-So/CCHB

Edital PDSE no. 44/2022

 

 Edital Interno de Seleção de candidaturas PDSE

 

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGEd-So/UFSCar) torna público o processo de seleção de candidatos(as) para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), de acordo com o Edital CAPES nº 44/2022 e de acordo com o Plano Estratégico de Internacionalização da UFSCar. Edital aprovado Ad-Referendun na 133a Reunião da CPG do PPGEd e o Processo de Seleção está registrado no Processo SEI no. 23112.001857/2023-80.

PPGs participantes: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO),Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs), Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd).

 

DOCUMENTOS PARA LEITURA OBRIGATORIA

DOS OBJETIVOS

2.10 - Possibilitar o estabelecimento de convênios ou cooperações duradouras entre as instituições.

DA FINALIDADE

DA QUANTIDADE E DURAÇÃO DAS BOLSAS

REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO(A) ORIENTADOR(A) BRASILEIRO(A)

REQUISITOS DO COORIENTADOR NO EXTERIOR

 REQUISITOS DOS(AS) CANDIDATOS(AS)

COMISSÃO DE SELEÇÃO

III - Comissão preliminar de seleção

Docentes:

Profa. Dra. Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama

Profa. Dra. Izabella Mendes Sant’Ana

Prof. Dr. Marcos Roberto Vieira Garcia

 Discente:

Antônio Cícero de Andrade Pereira

DAS INSCRIÇÕES

  1. Comprovante válido de proficiência em língua estrangeira, de acordo com o exigido no Anexo II do Edital CAPES/PDSE n°44/2022: 

 

relevância dos resultados esperados, devendo atender a pelo menos um dos itens abaixo:

1. relevância social: a proposta de pesquisa tem o potencial de contribuir para o aprimoramento de políticas públicas, propor soluções para problemas sociais ou favorecer a redução de desigualdades no acesso à saúde, educação e informação;

2. relevância científica: a proposta de pesquisa atende às necessidades da ciência (pode preencher lacunas do conhecimento na área do saber), desenvolve uma nova metodologia ou propõe uma nova teoria;

3. relevância tecnológica: a proposta de pesquisa propõe o desenvolvimento de novas tecnologias e contribui para avanços produtivos e a disseminação de técnicas e conhecimentos; ou

4. relevância econômica: a proposta de pesquisa tem o potencial de gerar emprego e renda, bem como proporcionar o desenvolvimento de atividades empreendedoras.

 INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO

10.1 - Será indeferida a inscrição:

 PROCESSO DE SELEÇÃO

11.1 - O processo de seleção é composto por uma única etapa e levará em consideração:

Nota Descrição Observação
Nota 1 Rendimento médio calculado pelo ProPGWeb e apresentado no Histórico Escolar do/a candidato/a Nota máxima = 4,0
Nota 2 Avaliação da Proposta de Pesquisa Nota máxima = 10,0 (Anexo 3)
Nota 3 Pontuação do Currículo Lattes do/a candidato/a Nota máxima = 10,0 (Anexo 4)
Nota 4 Pontuação do Currículo Lattes do/a orientador/a Nota máxima = 10,0 (Anexo 5)
Nota 5 Pontuação do Currículo do/a coorientador/a do exterior ota máxima = 10,0 (Anexo 6)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

  1. Maior Rendimento médio calculado pelo ProPGWeb e apresentado no Histórico Escolar;

  2. Maior Nota 2;

  3. Maior Nota 3;

  4. Maior Nota 4;

  5. Maior Nota 5;

  6. Maior tempo matrícula no curso de doutorado;

  7. Maior idade.

 DISTRIBUIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATURAS EM LISTA DE ESPERA

  1. Maior Rendimento médio calculado pelo ProPGWeb e apresentado no Histórico Escolar;

  2. Maior Nota 2;

  3. Maior Nota 3;

  4. Maior Nota 4;

  5. Maior Nota 5;

  6. Maior tempo matrícula no curso de doutorado;

  7. Maior idade.

 DA INSCRIÇÃO NO SISTEMA DA CAPES

 DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES PELA PROPG

 CRONOGRAMA

 

Etapa Responsável Data/ Período
Publicação do edital interno de Seleção PDSE e Divulgação dos nomes dos membros da Comissão Preliminar de Seleção Programa 26/01/2023
Pedido de esclarecimentos ou impugnação no Edital devem ser impetrados por meio de envio de documento assinado eletronicamente pelo gov.br no e-mail ppged.processoseletivo@ufscar.br  Candidato/a Até as 17h do dia 30/01/2023
Análise dos pedidos de esclarecimentos ou impugnação do Edital Comissão Preliminar de Seleção 30/01/2023
Publicação esclarecimentos ou pedido de impugnação do edital Comissão Preliminar de Seleção 31/01/2023
Apresentação do comprovante válido de proficiência: na inscrição ou por e-mail Candidato/a De 31/01 a 27/02/2023
Início Inscrição no Processo Seletivo Candidato/a 31/01/2023
Fim Inscrição no Processo Seletivo Candidato/a 13/02/2023
Divulgação da lista de inscrições indeferidas/deferidas e divulgação da composição da Comissão de Seleção Comissão de Seleção 16/02/2023
Recurso em relação ao indeferimento da inscrição Candidato/a 23/02/2023
Análise dos recursos em relação ao indeferimento da inscrição Comissão de Seleção 24/02/2023
Publicação da relação final de inscrições deferidas e composição final da comissão de seleção Comissão de Seleção 24/02/2023
Apresentação do comprovante válido de proficiência Candidato/a até 27/02/2023
Início do Processo de seleção Comissão de Seleção 27/02/2023
Fim do Processo de seleção Comissão de Seleção 01/03/2023
Divulgação dos resultados Comissão de Seleção 02/03/2022
Recurso em face ao resultado Candidato/a 07/03/2023
Análise dos recursos em relação ao resultado Comissão de Seleção 08/03/2023
Publicação do resultado final Comissão de Seleção 09/03/2023
Envio da relação de candidatos selecionados (Dentro da cota do Programa e lista de espera) à ProPG PPGEd-So 10/03/2023
Publicação da lista de candidaturas aprovadas dentro da cota de cada PPG e da lista de espera (por ordem de classificação) ProPG 13/03/2023
Inscrição das candidaturas no sistema da CAPES, incluindo preenchimento do formulário de inscrição online e envio da documentação obrigatória Candidato/a Do dia 15 de março até o dia 03 de abril de 2023 até as 17 horas (horário oficial de Brasília)

Data-limite para solicitação do candidato para cadastramento de instituição brasileira ou estrangeira, caso esta não esteja cadastrada no Sistema de Inscrições da Capes. 

Candidato/a 7 dias antes do encerramento das inscrições
Homologação dos candidatos inscritos no Sistema da CAPES ProPG De 10 à 17 de abril de 2023 até as 17 horas (horário oficial de Brasília)
Publicação da relação das inscrições homologadas. CAPES A partir de 20 de abril de 2023
Análise técnica das candidaturas pela CAPES. CAPES A partir do dia 18 de abril de 2023

Publicação da relação de aprovados na análise

documental.

CAPES A partir de 22 de maio de 2023
Interposição de recurso administrativo nos casos de indeferimento na etapa de análise documental Candidato/a Em até 10 dias corridos após a comunicação de indeferimento realizada pela CAPES
Emissão das cartas de concessão CAPES A partir do dia 29 de maio de 2023
Início das atividades no exterior Bolsista Setembro a novembro de 2023

 

 

VERACIDADE DAS DECLARAÇÕES E INFORMAÇÕES PRESTADAS PELOS/AS CANDIDATOS/AS

 DA FINALIZAÇÃO DA CONCESSÃO

18.6 - Ao aceitar a concessão da bolsa, o bolsista fica obrigado a retornar ao Brasil e cumprir integralmente o interstício, que consiste em permanecer no Brasil pelo mesmo período da concessão da bolsa.

18.7 - Os/As contemplados/as neste Edital deverão encaminhar para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação-So via o e-mail ppgedsorocaba.coord@ufscar.br  o relatório final do doutorado sanduíche, em modelo livre, no prazo máximo de 1 (um) mês a contar da data de regresso.

 DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

 DISPOSIÇÕES FINAIS

 

 

São Carlos/Sorocaba, 26 de janeiro de 2023.


 

Coordenação Programa de Pós-Graduação em Educação de Sorocaba (PPGEd-So)

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ANEXOS

ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Nome completo:

 

CPF.:

 

Telefone(s):

 

E-mail:

 

Registro ORCID:

 

Data de matrícula no curso de doutorado:

 

Nº de semestres concluídos no PPGEd-So:

 

Data da qualificação realizada ou previsão de agendamento:

 

Previsão de defesa:

 

Nome do orientador(a):

 

Título da Proposta de Pesquisa:

 

Instituição de destino:

 

País da Instituição de destino:

 

Nome do(a) coorientador(a) estrangeiro(a)

 

 

RELAÇÃO COM MEMBROS DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

Indicar o(s) nome(s) do(a)s docente(s) da Comissão de Seleção que você já teve algum tipo de relação.

Docente:

Relação:

Docente:

Relação:

RELAÇÃO COM TEMAS E SUBTEMAS DO PLANO ESTRATÉGICO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFSCar

Assinale o tema e respectivo subtema do Plano Estratégico de Internacionalização da UFSCar aos quais seu Plano de Estudos se relaciona:

 

(   ) MATERIAIS ESTRATÉGICOS

(   )  Materiais para energia

(   )  Nanociência e Nanotecnologia

(   )  Biomateriais e Materiais Renováveis

(   )  Processos Inovadores

(   )  Modelagem e Simulação Computacional

 

(   ) REVOLUÇÃO NAS INDÚSTRIAS E CIDADES – INDÚSTRIA 4.0 E AS CIDADES INTELIGENTES

(   )  Gestão e desenvolvimento tecnológico para indústria 4.0

(   )  Gestão e inovação de operações na indústria 4.0

(   )  Dinâmica do trabalho e sociedade

(   )  Sustentabilidade, instituições e conflitos sociais

(   )  Cidades e ruralidades na contemporaneidade

(   )  Gestão, Planejamento e Tecnologia em Sistemas Urbanos

 

(   ) EDUCAÇÃO E PROCESSOS HUMANOS PARA TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS

(   ) Produção de conhecimento e divulgação científica (cultura científica, enraizamento social da ciência (transferência de conhecimento, tecnologia da informação, desenvolvimento de jogos computacionais educacionais)

(   ) Novas epistemologias da ciência na formação de cientistas, popularização e educação científica

(   ) Equidade no acesso ao ensino e ao conhecimento (relações étnico-raciais, gênero,

sexualidades, classe social, acessibilidade, educação especial)

(   ) Políticas, organização educacional e inclusão (igualdade de oportunidades em educação

infantil, educação fundamental, ensino superior, educação profissional)

(   ) Tecnologias sociais, instrucionais e metodologias de ensino (alfabetização, aprendizagem, formação inicial e continuada de professores, ambientes híbridos de aprendizagem)

 

(   )  TECNOLOGIAS INTEGRADAS PARA A SAÚDE: DA PREVENÇÃO À REABILITAÇÃO

(   ) Soluções tecnológicas para a saúde

(   ) Desenvolvimento humano e trajetória de vida

(   ) Doenças crônicas não transmissíveis

 

(   ) BIODIVERSIDADE, FUNÇÕES ECOSSISTÊMICAS E SUSTENTABILIDADE

(   ) Biodiversidade

(   ) Serviços ambientais

(   ) Recursos naturais estratégicos

(   ) Saúde ambiental e bem-estar humano

(   ) Mudanças Climáticas

 

Declaro ser responsável pelas informações contidas neste formulário de inscrição e documentação apresentada. Declaro, ainda:

Ter pleno conhecimento do contido no Edital Interno de Seleção PDSE do PPGx/UFSCar, estando de acordo com todas as normas vigentes para o Processo Seletivo.

Não acumular bolsa no exterior ou outros auxílios simultaneamente à bolsa pleiteada junto à Capes, independentemente do tipo ou finalidade dos benefícios preexistentes

Caso esteja recebendo outras bolsas concedidas por órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal, na ocasião de aprovação da bolsa, requererei a suspensão ou cancelamento do benefício preexistente, de modo que não haja acúmulo de benefícios durante o período de estudos no exterior;

Não ter sido contemplado(a) com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente.


 

São Carlos/Sorocaba, ___ de _____________ de 2023.



 

________________________________________________

Nome e assinatura do Candidato(a)

 

 

 

 

ANEXO II - RELAÇÃO DE PAÍSES ESTRATÉGICOS: PROJETO INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Argentina; Austrália; Áustria; Bélgica; Canadá; Chile; China; Colômbia; Cuba; República Tcheca; Dinamarca; Finlândia; França; Alemanha; Índia; Irlanda; Itália; Japão; México; Países Baixos; Nova Zelândia; Noruega; Portugal; Rússia; África do Sul; Coreia do Sul; Espanha; Suécia; Suíça; Reino Unido (UK); Estados Unidos (EUA); Uruguai

 

ANEXO III - AVALIAÇÃO DA PROPOSTA DE PESQUISA

 

Item Pontuação
Introdução e justificativa, apresentando a atualidade e relevância do tema Até 1,0
Objetivos, com definição e delimitação clara do objeto de estudo Até 1,0
Metodologia a ser empregada Até 1,0
Potencial para o aumento da rede de pesquisa e educação, com novas técnicas e parcerias, além de ampla divulgação dos resultados Até 2,0
Relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico da área no Brasil em médio e longo prazos Até 1,5
Relevância para o desenvolvimento econômico e de bem-estar social do Brasil em médio e longo prazos. Até 1,5
Justificativa para a escolha da IES de destino e supervisor no exterior. Até 2,0

 

 

ANEXO IV - PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES DO CANDIDATO

 

Atividades científicas e de pesquisa nos últimos 5 anos (2018 a 2022) Pontos

Participação em Eventos com apresentação de trabalho (completo ou resumo)/Publicação em anais

- Evento internacional com apresentação de trabalho – 0,5 por participação

- Evento nacional com apresentação de trabalho – 0,25 por participação

Até 4,0

Publicações científicas:

Artigos em periódicos publicados, aceito ou no prelo, em revistas com Qualis CAPES 2017-2020 (referente à área do Programa de Pós-Graduação no qual o/a candidato/a está matriculado)

- Artigo em periódico A1, A2, A3 ou A4 – 2,0 pontos por publicação

- Artigo em periódico B1 ou B2 – 1,0 por publicação

- Artigo em periódico B3, B4 ou B5 – 0,5 por publicação

- Livros e capítulos de livros publicados (PONTUAÇÃO MÁXIMA DE 1,0)

- Livro publicado na íntegra – até 0,5 por livro

- Capítulo de livros – até 0,25 por capítulo

Até 6,0
Pontuação máxima 10,0

 

 

ANEXO V - PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTES DO ORIENTADOR

 

Atividades científicas e de orientação nos últimos 5 anos (2018 a 2022) Pontos

Experiências de Internacionalização

- Estágio em Instituições no exterior mínimo 3 meses – 1,0

- Projetos de pesquisa financiado em parceria com instituições do exterior – 1.0

- Visita técnica em instituições no exterior– 0,5 por visita

Até 1,0

Artigos publicados ou aceitos em Periódicos com Qualis/Capes (2017-2020) A1 e A2 (referente à área do Programa de Pós-Graduação no qual o/a candidato/a está matriculado) - 1,0 por artigo 

 

Artigos em Periódicos com Qualis/Capes (2017-2020) A3 e A4 (referente à área do Programa de Pós-Graduação no qual o/a candidato/a está matriculado) - 0,50 por artigo

 

Artigos em Periódicos com Qualis/Capes (2017-2020) B1 e B2 (referente à área do Programa de Pós-Graduação no qual o/a candidato/a está matriculado) - 0,25 por artigo

 

Livro publicado -Até 0,5 por livro

 

Capítulo de Livro -Até 0,1 por capítulo

Máximo de 5,5 pontos
Número de orientação de Mestrado concluída - 0,25 (por orientação) Máximo de 1,0 ponto
Número de orientação de doutorado concluída - 0,5 (por orientação) Máximo de 2,5 pontos
Pontuação máxima 10,0

 

 

ANEXO VI -PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO DO COORIENTADOR DO EXTERIOR

 

Item

Pontos

Artigos publicados ou aceitos (desde 2018) em Periódicos com Qualis/Capes A1, A2, A3 e A4 (Qualis 2017 – 2020) (referente à área do Programa de Pós- Graduação no qual o/a candidato/a está matriculado) - 0,5 por artigo Máximo de 7,0 pontos
Número de orientação de doutorado concluída (desde 2018) - 0,5 (por orientação) Máximo de 3,0 pontos
Pontuação máxima 10 pontos

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Barbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Coordenador(a), em 26/01/2023, às 08:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, informando o código verificador 0930111 e o código CRC 4D636363.




Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.001857/2023-80

SEI nº 0930111 

Modelo de Documento:  Edital, versão de 05/Dezembro/2019