FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
SECRETARIA GERAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - SRInter/R
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Edital nº 10/2024/SRInter/R
EDITAL SRINTER N° 10/2024
Seleção de trabalhos de estudantes de graduação para
31ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM
“Educación Superior, Bienestar Colectivo y Convivencia Democrática”
A Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) torna público que está aberto o edital para seleção de trabalhos de estudantes de graduação, a serem apresentados nas 31ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), cuja edição será realizada na Universidad de la República - UdelaR - Uruguai, no período de 06 a 08 de novembro de 2024.
A submissão dos trabalhos ocorre em duas fases:
1. Seleção dos trabalhos (resumos) por meio deste edital;
2. Submissão na plataforma do evento dos resumos, trabalhos completos e apresentação de slides (para as apresentações orais) dos estudantes selecionados na etapa anterior.
TEMAS DO EDITAL
Os trabalhos deverão obrigatoriamente enquadrar-se em somente 1 (um) dos temas de pesquisa pertencentes a um dos 4 eixos (4 grandes áreas do conhecimento).
Os eixos e temas de pesquisa para esta edição das Jornadas são os seguintes:
A - Interdisciplinar
1 – Educação superior, bem-estar coletivo e convivência democrática
2 – Direitos humanos
B - Ciências Humanas
3 - Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária
4 - Ciências Políticas e Sociais
5 - Desenvolvimento Regional
6 - Educação para a Integração
7 - Ensino de Espanhol e Português como Segunda Língua / Língua estrangeira
8 - Acessibilidade e Deficiência
9 - Extensão Universitária
10 - Gênero
11 - História, Regiões e Fronteiras
12 - Literatura, Imaginários, Estética e Cultura
13 - Mídia e Comunicação Universitária
14 - Processos Cooperativos e Associativos
15 - Produção Artística e Cultural
C - Ciências Exatas
16 - Biofísica
17 - Ciência e Engenharia de Materiais
18 - Ciência, Tecnologia e Inovação
19 - Engenharia Mecânica e de Produção
20 - Matemática Aplicada
21 - Produtos Naturais Bioativos e suas Aplicações
22 - Tecnologias de Informação e Comunicação
23 - Geotecnologias e Ciências Atmosféricas
D - Ciências da Vida
24 - Águas
25 - Meio ambiente
26 - Energia
27 - Agroalimentar
28 - Atenção Primária à Saúde
29 - Saúde Humana
30 - Saúde Animal
31 - Virologia Molecular
NÚMERO DE PARTICIPANTES
A UFSCar selecionará 14 (catorze) trabalhos de estudantes de graduação, selecionando no máximo 01 (um) trabalho por tema, respeitando o limite de trabalhos por cada eixo de pesquisa conforme critérios do item 7 do presente edital.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO
Podem participar das Jornadas, como autores de trabalhos científicos, os jovens pesquisadores da UFSCar das seguintes modalidades:
Estudantes de graduação
Cada estudante pode inscrever 1 (um) único trabalho como autor principal e, ao fazê-lo, deve incluir, necessariamente, o nome de um docente orientador que, no âmbito deste edital, não poderá ser autor principal.
O trabalho inscrito, para que possa ser aceito no evento, já deve se encontrar, pelo menos, em fase de apresentação de resultados parciais.
Para cada trabalho será aceito um (01) único apresentador nas Jornadas. Os trabalhos inscritos serão apresentados na 31ª JJI por um único apresentador, independentemente de o trabalho ser realizado em grupo de pesquisadores.
O trabalho a ser apresentado deve ser correspondente ao curso atual no qual o(a) estudante está regularmente matriculado(a) e seu orientador deve ser docente da UFSCar credenciado a um programa de pós-graduação.
Importante:
1 - Não é permitida a inscrição de autor principal com título de doutor ou pós-doutorado, exceto na condição de orientador.
Obs: Trabalhos que não atenderem aos requisitos serão desclassificados.
Para a inscrição de trabalho nesta seleção, o autor principal deve:
a) Ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFSCar, com status “ativo cursando” tanto no momento da inscrição (primeiro semestre de 2024), como no momento da participação nas 31ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM (novembro de 2024). Não podem inscrever trabalho nem participar do evento estudantes que, nesses períodos, estejam com status trancado, desistente ou desligado na UFSCar, ou seja, não ter solicitado afastamento e nem trancamento.
b) Não ter sido selecionado, como autor principal, em edições anteriores das Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM;
c) Não ser estudante internacional de mobilidade acadêmica incoming, exceto estudantes que realizam a graduação integralmente na UFSCar.
d) Ser, obrigatoriamente, orientado por docente, credenciado a um programa de pós-graduação da UFSCar.
MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
A Comissão Científica da UdelaR estabelece que as apresentações serão feitas, obrigatoriamente, na modalidade oral. Haverá a possibilidade de apresentação também em formato de pôster digital, porém de forma opcional.
As apresentações orais deverão utilizar slides, seguindo modelo e formato pré-estabelecido, cujas regras e tempo para apresentação serão informados oportunamente pela organização do evento. Ao finalizarem-se as exposições orais, os avaliadores promoverão um debate.
Os pôsteres, para aqueles que optarem por apresentá-lo de forma digital, deverão ser feitos em formato de banner segundo o formato pré-estabelecido pela organização, cujas características não deverão ser alteradas. O modelo será disponibilizado pela organização do evento em momento oportuno.
Não será permitida a submissão de mais de 1 (um) trabalho por estudante como autor principal, mesmo que em temas diferentes.
Tanto o resumo quanto o trabalho completo poderão ser escritos em português ou espanhol
A apresentação oral, bem como os slides (para modalidade oral) poderão ser feitos integralmente em português ou espanhol.
Os pôsteres poderão ser elaborados integralmente em português ou espanhol.
A emissão dos certificados é de responsabilidade da organização do evento.
Os certificados serão em nome apenas do autor principal. Não serão emitidos certificados para coautores.
As normas e modelos do pôster, slides, assim como do resumo e trabalho completo estão e estarão disponíveis em arquivos para download em: https://lets.4.events/31�-jornadas-de-jovenes-investigadores-augm-udelar-2024-C23100E3.
Atenção: Se o resumo e trabalho completo estiverem escritos em português TODOS os demais componentes dos modelos deverão estar na mesma língua. (exemplo: Titulo del trabajo deverá ser traduzido para Titulo do trabalho; Universidad de origen deverá ser traduzida para Universidade de Origem.)
DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO NA UFSCar t
Preenchimento de formulário Google, conforme item 6, e enviar por meio dele os seguintes documentos:
Resumo de acordo com normas e modelo pré-estabelecidos pela organização do evento, em formato PDF;
Cópia de atestado de matrícula emitido pelo Sistema SIGA, com código de autenticidade;
Cópia do RG* ou CNH* ou CIN ou passaporte para estudantes brasileiros e Carteira de Registro Nacional Migratório ou passaporte para estudantes estrangeiros.
Carta de anuência do orientador quanto à submissão do trabalho para apresentação no evento e, se apresentado, publicação do trabalho completo nos anais do evento, conforme modelo disponível no Anexo II do presente edital.
Atestado de nível emitido pelo sistema SIGA.
*IMPORTANTE: O estudante, caso selecionado, deverá estar ciente que para viagens no âmbito de países do MERCOSUL a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é documento válido. São aceitos o RG e Passaporte, desde que válidos de acordo com as regras do MERCOSUL
PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO
Os interessados deverão preencher o formulário disponível em https://forms.gle/vouJ8AczbNUJUYhM8, IMPRETERIVELMENTE até às 18h00 da data limite indicada no cronograma, e enviar por meio dele os documentos solicitados de acordo com o item 5.
Importante: Os participantes precisam estar logados ao e-mail institucional da UFSCar (@ufscar.br / @estudante.ufscar.br) para acessar o Formulário de Inscrição e envio dos documentos
Sobre o formato dos arquivos:
Documentos:
Os documentos deverão ser enviados em formato PDF, que deve ser renomeado com o tipo de documento.
(Ex.: CNH.pdf).
Resumo:
O resumo deverá ser em formato PDF, seguindo normas e modelo determinados pela organização do evento, disponíveis na página https://lets.4.events/31�-jornadas-de-jovenes-investigadores-augm-udelar-2024-C23100E3. Para fins de inscrição no presente edital o título do arquivo deverá ter a seguinte estrutura:
LetradoEixo_NumerodoTema_Tema-Sobrenome_Nome_Resumo_SiglaUniversidade
Exemplo: A_2_ Direitos Humanos – Silva_José_Resumo_UFSCar
Atenção:
Antes do envio de documentos digitalizados, certifique-se de que o documento foi integralmente digitalizado e está com todas as informações legíveis.
Antes do envio do trabalho, é necessário que se faça uma revisão criteriosa das normas de formatação, como fonte, espaçamento entre linhas, tamanho da folha, configurações das margens e principalmente o número máximo de caracteres, tanto do trabalho resumo como do trabalho completo. O trabalho completo deverá ser enviado posteriormente, somente pelos estudantes selecionados, conforme cronograma e meios divulgados pela organização do evento.
A UFSCar não se responsabiliza por inscrições e trabalhos não recebidos dentro do prazo em decorrência de eventuais problemas técnicos, congestionamentos das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
Caso haja mais de uma inscrição do mesmo candidato, será considerada apenas aquela com o envio/preenchimento mais recente.
CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
A seguinte regra será aplicada na seleção dos trabalhos:
7.1 Apenas concorrerão às vagas deste edital aqueles trabalhos que obtiverem nota emitida pelo parecerista de no mínimo 06 (seis) pontos, segundo os critérios determinados no ANEXO I.
7.2 Serão selecionados os trabalhos mais bem pontuados em cada tema de pesquisa (1 a 31), dentre aqueles que atingem a nota mínima de 06 pontos, conforme distribuição do item 7.2.1.
7.2.1 Será selecionado no máximo 01 (um) trabalho por tema, respeitando o limite de trabalhos por cada eixo de pesquisa conforme segue:
Eixo A Interdisciplinar: 2 trabalhos (de diferentes temas)
Eixo B Ciências Humanas: 4 trabalhos (de diferentes temas)
Eixo C Ciências Exatas: 4 trabalhos (de diferentes temas)
Eixo D Ciências da Vida: 4 trabalhos (de diferentes temas)
Atenção: Caso não haja inscritos e/ou resumos com nota mínima que contemplem a totalidade de vagas de determinado eixo:
Serão selecionados, excepcionalmente, estudantes mais bem pontuados nos temas em que houver mais inscritos, independentemente do eixo, não ultrapassando mais que dois trabalhos em cada tema e não ultrapassando o total de 14 trabalhos.
7.3 Em caso de empate:
No caso de empate nos pareceres entre trabalhos concorrentes pelo mesmo tema, a SRInter aplicará a seguinte regra para critérios de desempate:
Maior Média Ponderada Total (conforme consulta ao histórico escolar completo emitido pelo sistema SIGA, se for o caso)
Maior índice de integralização curricular (conforme consulta ao histórico escolar completo emitido pelo sistema SIGA, se for o caso)
Idade como critério final de desempate (o de maior idade será selecionado).
RESULTADO DA SELEÇÃO
8.1. O resultado da seleção será divulgado pela SRInter conforme data estipulada no Cronograma (Item 10), no site http://www.srinter.ufscar.br e, de forma complementar, mas não obrigatória, nas páginas do Facebook da SRInter (UFSCar SRInter) e Instagram da SRInter (@srinter_ufscar).
8.2. O resultado preliminar do presente edital será publicado na página da SRInter www.srinter.ufscar.br bem como pelo Facebook ‘UFSCar SRInter’, conforme Cronograma;
8.3. No caso de interposição de recurso, o(a) estudante deverá preencher formulário disponibilizado no Anexo III e enviar para o e-mail jornadas.augm.srinter@ufscar.br até às 18 horas da data estipulada no Cronograma (Item 10).
8.4. Na interposição de recurso não será admitida a inclusão ou substituição de nenhum documento além daqueles já apresentados no ato da inscrição;
8.5. A SRInter apreciará os recursos recebidos mediante os argumentos apresentados, não cabendo novo recurso à decisão proferida.
AUXÍLIO FINANCEIRO
9.1 - Apoio da UFSCar: montante a ser pago em uma única parcela no valor de R$ 3.570,00 (Três mil, quinhentos e setenta reais), somente ao autor principal do trabalho selecionado, que serão pagos em momento anterior à data do evento, para cobrir despesas com transporte, alojamento, alimentação e para aquisição de seguro de viagem internacional com repatriação sanitária e funerária.
9.2 - O auxílio financeiro aos candidatos(as) selecionados(as) pode não ser suficiente para cobrir 100% dos valores das despesas geradas para participação no evento, sobretudo a depender do meio de transporte e trajeto escolhido (aéreo, rodoviário ou aéreo e rodoviário).
9.3 - A ajuda financeira a ser oferecida pela UFSCar destina-se a auxiliar parcialmente o(a) estudante a participar do evento. O(a) estudante deve assegurar-se da disponibilidade de recursos próprios pelas despesas não cobertas pela ajuda financeira oferecida pela UFSCar.
9.4 - A aquisição do seguro viagem que contemple a totalidade do período da viagem, incluindo os trajetos de ida e volta, é obrigatória ao estudante selecionado.
9.5 - O/A estudante será o/a único/a responsável por administrar a questão financeira das bolsas, bem como pelas reservas para hospedagem, aquisição de passagem, seguros e outros procedimentos necessários à viagem.
9.6 A UFSCar não se responsabiliza por eventuais perdas cambiais e/ou roubos/furtos antes ou durante o evento.
9.7 A desistência da participação implicará na devolução dos recursos financeiros conforme procedimentos e meios a serem informados oportunamente pelo setor financeiro responsável.
9.8 O Comitê Organizador das Jornadas disponibilizará em momento oportuno no site do evento indicações de opções de hospedagem e alimentação.
CRONOGRAMA
ATIVIDADE |
PERÍODO |
Período de inscrição e envio dos resumos |
de 03/06/2024 a 28/06/2024 |
Divulgação da lista de candidaturas deferidas |
03/07/2024 |
Período de interposição de recursos contra a Lista de candidaturas deferidas |
04 e 05/07/2024 |
Divulgação da Lista de candidaturas deferidas após recursos: candidaturas deferidas cujos resumos serão avaliadas pelos pareceristas |
10/07/2024 |
Período de análise dos resumos pelos pareceristas UFSCar |
11/07/2024 a 12/08/2024 |
Divulgação do resultado final |
02/09/2024 |
Envio da lista de selecionados à UdelaR (etapa realizada pela SRInter) |
Até 09/09/2024 |
Data limite para o(a) estudante enviar o resumo, o trabalho completo e slides de apresentação no sistema disponibilizado pela organização do evento. |
Até 30/09/2024 |
DISPOSIÇÕES GERAIS
11.1 O(A) candidato(a) é responsável por acompanhar as publicações relacionadas ao presente edital no site da SRInter, como retificações e outras informações que possam ser divulgadas.
11.2 A SRInter não enviará avisos por e-mail ou quaisquer outros meios informando acerca de retificações e outras informações que possam ser divulgadas.
11.3 Os(As) autores(as) selecionados(as) que não encaminharem o resumo, trabalho completo e slides dentro dos prazos informados pela comissão organizadora serão considerados(as) desistentes.
11.4 O(A) estudante é responsável pelo envio do trabalho seguindo as regras de formatação estipuladas pela Comissão Organizadora do evento. A SRInter não fará nenhum aviso para correção do trabalho. Ficando, portanto, sujeito à desclassificação do trabalho pela comissão organizadora do evento.
11.5 Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail jornadas.augm.srinter@ufscar.br.
11.6 Casos omissos serão analisados individualmente.
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ANEXOS
ANEXO I - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
Os pareceristas, avaliadores dos trabalhos apresentados para essa edição das Jornadas, pautarão a análise de cada trabalho com base nos seguintes critérios:
Critério básico inicial: enquadramento do conteúdo do trabalho em relação às áreas dos temas propostos conforme item 1 do edital;
Demais critérios (somente serão analisados nesta fase os trabalhos que atenderem ao critério básico inicial):
Critérios |
Pontuação |
|
Até 2,0 |
|
Até 2,0 |
|
Até 2,0 |
|
Até 2,0 |
|
Até 2,0 |
A nota final do parecerista será o somatório das notas atribuídas a cada critério relacionado anteriormente.
[1] Os(as) pareceristas convocados(as) para fazer a análise são docentes da UFSCar, especialistas nas áreas/temas propostos para o evento, e também os(as) docentes da UFSCar que participam de Núcleos Disciplinares, Comitês Acadêmicos e Comissões Permanentes da AUGM.
ANEXO II - DECLARAÇÃO DO ORIENTADOR
DECLARAÇÃO DO ORIENTADOR
Eu, NOME, docente da UFSCar, lotado no Departamento DEPARTAMENTO, para fins de inscrição no Edital SRInter de seleção de trabalhos para a 31ª Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, DECLARO:
Ser docente credenciado a um programa de pós-graduação da UFSCar;
Estar ciente da candidatura feita pelo NOME ESTUDANTE, cujo trabalho por mim orientado intitula-se: TÍTULO DO TRABALHO;
Estar ciente de que o trabalho, após apresentado no evento, será publicado nos anais do mesmo, não sendo possível a renúncia ou remoção da publicação;
Que o trabalho atualmente se encontra em fase de apresentação de resultados parciais ou que já apresenta resultados;
Local, ___, de ____________ de 2024.
Assinatura
________________________________
Nome completo
Departamento
Obs: O documento poderá ser emitido pelo SEI ou assinado digitalmente pelo Portal de Assinatura Eletrônica do Governo brasileiro.
ANEXO III - MODELO INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
INTERPOSIÇÃO DE RECURSO DO EDITAL SRInter nº __/____
R E C U R S O
Eu______________________________________________________________ canditoa) inscrito no Edital SRInter nº __/____ tendo em vista a divulgação do resultado preliminar em __/__/____, venho apresentar recurso ao resultado com as justificativas indicadas abaixo:
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Nestes Termos,
P. Deferimento.
_________________________, _________ de ______ de 2024
Dúvidas devem ser enviadas para candidaturasaugm@ufscar.br
Secretaria Geral de Relações Internacionais, São Carlos, 03 de junho de 2024.
ASSINATURAS E CIÊNCIAS
Tipo de Assinatura |
Nome Completo |
Cargo/Função |
Lotação |
---|---|---|---|
Responsável de Gestão - Programas ESCALA AUGM |
Bruno Soto de Andrade |
Assistente em Administração |
SRInter |
Chefia imediata |
Prof. Dr. Márcio Weber Paixão |
Secretário Geral de Relações Internacionais |
SRInter |
| Documento assinado eletronicamente por Bruno Soto de Andrade, Assistente em Administração, em 03/06/2024, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Marcio Weber Paixao, Secretário(a) Geral de Relações Internacionais, em 03/06/2024, às 19:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, informando o código verificador 1385189 e o código CRC B745546F. |
Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.006087/2024-42 |
SEI nº 1385189 |
Modelo de Documento: Edital, versão de 05/Dezembro/2019 |
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