Boletim de Serviço Eletrônico em 22/07/2024

Timbre

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA - PPGL/CECH
Rod. Washington Luís km 235 - SP-310, s/n - Bairro Monjolinho, São Carlos/SP, CEP 13565-905
Telefone: (16) 33518360 - http://www.ufscar.br

Edital nº 32/2024/PPGL/CECH

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), torna público este Edital de Credenciamento de Docentes para atuação no PPGL, de acordo com o Regimento Interno deste programa, aprovado pela Resolução CoPG nº 30, de 01 de dezembro de 2023, o qual se encontra registrado nos autos do Processo SEI nº 23112.016332/2024-20.

DO OBJETO

O presente Edital tem por objetivo instruir o processo de Credenciamento de Docentes para atuação no PPGL durante o quadriênio 2025-2028, em atenção ao  Artigo 19, §3º do Regimento Geral de Pós-Graduação da UFSCar, Res. ConSuni 45 de 01 de abril de 2021, e em atenção aos termos do Ato Administrativo PPGL 20/2023, Art. 10 na condição de docente permanente

DAS VAGAS

2.1. Os candidatos só podem se inscrever para apenas uma vaga indicaca pelo respectivo código;

2.2. Os candidatos devem se inscrever no mínimo em uma língua de pesquisa do Programa e no máximo em duas linhas de pesquisa;

2.2. As vagas e o perfil de candidatos estão descritos no quadro a seguir:

 

Código da vaga

Perfil de Atuação no Programa

Credenciamento para atuação na linha de pesquisa

v01

Atuação com pesquisas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Qualquer uma das três linhas de pesquisa

v02

Atuação com pesquisas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Descrição Análise e Processamento de Línguas Naturais

v03

Atuação com pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Português como Segunda Língua 

Ensino e Aprendizagem de Línguas

v04

Atuação com pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Português como Língua Materna

Ensino e Aprendizagem de Línguas

v05

Atuação com pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (Espanhol)

Ensino e Aprendizagem de Línguas

OS CANDIDATOS APTOS À INSCRIÇÃO

3.1. Serão aceitas inscrições de docentes que atenderem aos seguintes requisitos:

3.2. Ter obtido título de doutor(a) há pelo menos 12 (meses) em instituição brasileira credenciada no Sistema Nacional de Pós-Graduação ou em Instituição Internacional com validação de diploma emitida conforme Portaria Normativas 22/2016 do Ministério da Educação;

3.3. Apresentar produção intelectual, referente ao período de 2021 a 2024, condizente com o objetivo de atuar como docente em programa de pós-graduação, conforme critérios/itens definidos no Anexo I, concernente ao Relatório de Desempenho Acadêmico para Credenciamento;

3.4. Para credenciamento como orientador(a) de dissertação de Mestrado, o(a) candidato(a) deve ter orientado, no mínimo, 2 (dois) trabalhos de conclusão de curso (TCC) em curso de graduação de instituição nacional ou internacional reconhecida ou 2 (dois) trabalhos de iniciação científica (IC) em curso de graduação de instituição nacional ou internacional reconhecida.

3.5. Para credenciamento como orientador(a) de dissertação de Mestrado e/ou de tese de Doutorado, o(a) candidato(a) deve ter orientado, no mínimo, 02 (duas) dissertações de Mestrado. 

DOS REQUISITOS PARA O CREDENCIAMENTO

4.1. O(a) candidato(a) deve apresentar:

a) Formação específica na área exigida por este Edital, no item 2.1.1;

b) Produção acadêmica pregressa recente (limitada ao período de 2021-2024) compatível com o objetivo de atuar como docente na pós-graduação;

c) Plano de Trabalho para o período do próximo quadriênio (2025-2028).

4.1.1. As informações e comprovações da Formação específica devem ser declaradas e os seus comprovantes anexados no Relatório de Desempenho Acadêmico para Credenciamento, via formulário eletrônico específico para este fim

4.1.2 As informações e comprovações da Produção acadêmica (intelectual e técnica) devem ser assinaladas e os seus comprovantes anexados no Relatório de Desempenho Acadêmico para Credenciamento, via formulário eletrônico específico para este fim.

4.1.3. Um Plano de Trabalho,  no qual o(a) candidato(a) deve informar as atividades que pretende exercer junto ao PPGL, considerando as 4 frentes a seguir:

a) Atividades de docência e orientação;

b) Atividades acadêmicas coletivas relacionadas à melhoria do funcionamento e gestão do PPGL;

c) Atividades de extensão universitária, impacto social e internacionalização;

d) Atividades de pesquisa.

4.1.3.1. O Plano de Trabalho deverá ser submetido via formulário eletrônico específico para este fim, e será avaliado considerando os requisitos mínimos previstos para o quadriênio 2025-2028, conforme Anexo II.

DA AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE DESEMPENHO ACADÊMICO PARA CREDENCIAMENTO 

5.1. O(a) candidato(a) será avaliado(a) quanto a sua produção intelectual e quanto a sua produção técnica, conforme detalhadas nos itens 4.3 e 4.4 deste Edital;

5.2. Para ser classificado(a), o(a) candidato(a) deve obter a pontuação mínima prevista para cada conjunto dessas produções (intelectual e técnica), conforme definidas no Anexo I.

5.3. Para ser classificado(a), o(a) candidato(a) deve apresentar o mínimo de 4 produções intelectuais, realizadas entre 2021 e 2024, e obter o mínimo de 150 pontos em atividades desse conjunto das produções intelectuais.

5.3.1. Considera-se como produção intelectual as atividades descritas na Ficha de Avaliação da CAPES, da Área 41 - Linguística e Literatura - relativa ao quadriênio 2021-2024, a saber: 

a) artigo publicado em periódico científico estratificado pelo Qualis/CAPES;

b) livro integral;

c) organização de coletânea;

d) capítulo de livro;

e) resenha em periódico científico;

f) tradução de livro, de capítulo de livro ou de artigo científico;

g) livros didáticos destinados ao ensino fundamental, médio e superior;

h) verbetes descritivos e prefácios/posfácios (configurados como ensaio);

i) edição filológica e crítica de livros;

j) artigos publicados em anais de eventos na área ou em áreas correlatas com impacto reconhecido.

5.3.1.1. Para a pontuação dos artigos em função de sua qualificação, considerou-se a avaliação do Qualis Periódicos de 2017-2020, da Área de Linguística e Literatura ou afins.

4.4. Para ser classificado(a), o(a) candidato(a) deve apresentar o mínimo de 4 produções técnicas, realizadas entre 2021 e 2024, e obter o mínimo de 150 pontos em atividades desse conjunto das produções técnicas.

5.4.1. Considera-se como produção técnica as atividades descritas na Ficha de Avaliação da CAPES, da Área 41 - Linguística e Literatura - relativa ao quadriênio 2021-2024, a saber: 

a) organização de dossiês temáticos;

b) produção de material didático e instrucional;

c) palestras/conferências;

d) apresentação de trabalho em eventos;

e) atividades de capacitação no ensino em cursos de curta duração;

f) organização de eventos;

g) participação em veículo de comunicação;

h) prefácio/posfácio (configurados como apresentação de obras);

i) assessoria e consultoria;

j) curadoria de mostras e exposições com aderência à área;

k) relatório técnico conclusivo;

l) criação de canais e/ou elaboração de conteúdo para mídias digitais voltados à divulgação científica ou para fins didáticos,

m) criação de softwares e aplicativos.

DA SELEÇÃO

6.1. Serão considerados aptos ao credenciamento os candidatos que cumprirem os requisitos mínimos exigidos por este Edital;

6.2. Serão convidados a celebrarem termo de credenciamento como docente do PPGL os candidatos aprovados mais bem classificados, conforme o número de vagas disponíveis para as quais se candidataram. 

DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO E DEMAIS PRAZOS 

7.1. As inscrições serão realizadas do dia 14 de outubro de 2024 ao dia 31 de outubro de 2024, conforme Anexo III - Cronograma.

7.2. Recuros à decisão da CPGL devem ser interpostos conforme Anexo III - Cronograma.

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

Em atenção ao Art. 8o do Ato Administrativo PPGL 20/2023, os docentes candidatos ao credenciamento devem apresentar os seguintes documentos no Formulário de Inscrição:

8.1. Diploma de Doutorado expedido por instituição brasileira credenciada e/ou diploma de doutorado obtido no exterior com o devido reconhecimento conforme Portaria Normativas 22/2016 do Ministério da Educação. 

8.2. Relatório de Desempenho Acadêmico para Credenciamento, conforme o Anexo I, em versão eletrônica disponibilizada neste Edital;

8.3. Plano de Trabalho, conforme Anexo II, em versão eletrônica disponibilizada neste Edital;

8.4. Link do Curriculum Lattes atualizado. 

8.5. Comprovantes das produções declaradas no Relatório de Desempenho Acadêmico para Credenciamento.

DA SELEÇÃO

9.1. As inscrições serão avaliadas pela Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento Docente do PPGL, instituída pelo Ato Administrativo PPGL 28/2023, de 13 de junho de 2023. 

9.2. A Comissão apresentará relatório das inscrições e parecer sobre as candidaturas para a apreciação da Comissão de Pós-Graduação em Linguística (CPGL). 

9.3. A CPGL, em reunião Extraordinária, convocada para este fim, avaliará o relatório e deliberará pelo credenciamento ou não dos(as) candidatos(as) inscritos(as).

 DOS RECURSOS

10.1. Os candidatos que tenham seu credenciamento não aprovado e que desejarem recorrer da decisão da CPGL, deverão interpor recurso dentro do prazo previsto no Cronograma deste Edital, por meio de Formulário de Recursos, previsto para este fim;

10.2. A CPGL analisará o recurso em reunião própria para tal finalidade.

 DA NATUREZA DO VÍNCULO 

11.1. Os servidores lotados na UFSCar e credenciados como docentes no PPGL não fazem jus a qualquer função gratificada, salvo no exercício do cargo de coordenador;

11.2. Os servidores externos à UFSCar e credenciados como docentes no PPGL não recebem quaisquer proventos ou remuneração relativos a sua atuação no programa, nem dispõem de bolsa, atuando de forma voluntária em benefício do interesse público de formação de pesquisadores qualificados.  

 DOS COMPROMISSOS DOS DOCENTES

Os novos docentes credenciados deverão firmar compromisso em instrumento próprio organizado pela Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento Docente do PPGL, no qual ratificam as atividades inscritas no Plano de trabalho, de acordo com o Art. 8o Ato Administrativo PPGL 20/2023 para serem desenvolvidas no quadriênio 2025-2028. 

 

 

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ANEXOS

ANEXO I - RELATÓRIO DE DESEMPENHO ACADÊMICO PARA CREDENCIAMENTO

    Relatório de desempenho acadêmico para credenciamento         Doc-013-1
  Nome        
Atividade item Categorias conforme Edital nº 32/2024/PPGL/CECH Mínimo/item Pontos Qtd Pontuação Atividade Obrigatória
    Desempenho didático-pedagógico          
2.1.4 Orientação de pesquisas de IC, TCC, PIBID, tutoria (outros) 50 25   0 2 TCCs e/ou ICs (M)
2.1.5 Orientações de mestrado e/ou doutorado concluídas entre 2021-2024 100 50   0 2 mestrados (M e D)
  Minimo exigido (relativo)   Total 0  
               
    Desempenho relativo à produção intelectual          

4.3. Desempenho relativo à produção intelectual

4.3.1

Produção intelectual (conforme descrição em 4.3.1.)         SIM, pelo menos 4 produtos entre 2021-2024

a) artigo publicado em periódico científico estratificado pelo Qualis/CAPES

i) Indexado com conceito A1 – A2 (Linguística e Literatura) 50   0  
ii) Indexado com conceito A3 – A4 (Linguística e Literatura) 40   0  
iii) Indexado com conceito B1 - B2 (Linguística e Literatura) 30   0  
iv) Indexado com conceito B3 - C (Linguística e Literatura) 20   0  
v) Artigo completo publicado em Anais de evento internacional (com ISBN) 20   0  
vi) Artigo completo publicado em Anais de evento nacional (com ISBN) 20   0  
vii) Prefácio ensaístico, posfácio ensaístico e verbete de livros 30   0  
viii) Artigo em periódico internacional, em língua estrangeira, indexado, sem indicação de Qualis 30   0  

b); c) e d)

i) Livro internacional publicado 100   0  
ii) Livro nacional publicado 50   0  
ii) Organização de livro internacional 50   0  
iii) Organização de livro nacional 40   0  
iv) Capítulo de livro internacional, em língua estrangeira 50   0  
v) Capítulo de livro nacional 30   0  
vi) Tradução de livro completo 50   0  
vii) Tradução de capítulo de livro 30   0  
Demais itens 4.3.1 não contemplados na lista acima 20   0  
Mínimo exigido por ano de credenciamento 150   Total 0  
               
    Desempenho relativo à produção técnica          

4.1. Desempenho relativo à produção técnica

4.4.1

a) organização de dossiês temáticos;   50   0 SIM, pelo menos 4 produtos entre 2021-2024
b) produção de material didático e instrucional;   50   0  
c) palestras/conferências;   50   0  
d) apresentação de trabalho em eventos;   30   0  
e) atividades de capacitação no ensino em cursos de curta duração;   40   0  
f) organização de eventos;   50   0  
g) participação em veículo de comunicação;   20   0  
h) prefácio/posfácio (configurados como apresentação de obras);   15   0  
i) assessoria e consultoria;   15   0  
j) curadoria de mostras e exposições com aderência à área;   30   0  
k) relatório técnico conclusivo;   20   0  
l) criação de canais e/ou elaboração de conteúdo para mídias digitais voltados à divulgação científica ou para fins didáticos,   20   0  
m) criação de softwares e aplicativos.   40   0  
    Mínimo exigido por ano de credenciamento 150   Total 0  
               
               
    Total de pontuação geral 0        

 

ANEXO II - FORMULÁRIO DE CREDENCIAMENTO DOCENTE 

 

1. Identificação

E-mail 

Nome 

Nome da instituição, departamento e/ou programa ao qual mantém vínculo

Link do Curriculum Lattes Atualizado

Plano de Trabalho - Atividades Didáticas e Pedagógicas

  1. Opções de credenciamento para o próximo quadriênio *

(  ) 2025-2026 (dois anos)

(  ) 2025-2027 (três anos)

(  ) 2025-2028 (quatro anos)

  1. Linha(s) para a(s) qual(is) está se candidatando para recredenciamento *

Mínimo uma e máximo duas

(  ) Descrição, Análise e Processamento de Línguas Naturais

(  ) Ensino e Aprendizagem de Línguas

(  ) Linguagem e Discurso

  1. Credenciamento para *

(  ) orientação apenas de mestrado

(  ) orientação de mestrado e doutorado

  1. Número de oferta de disciplina a ser ministrada no quadriênio 2025-2028 *

Não há necessidade de prever o nome das disciplinas.

Mínimo 02 (duas) ofertas de disciplina no quadriênio 2025-2028.

(texto)

  1. Número de orientações a serem concluídas no quadriênio 2025-2028 *

Por. ex.: 2 mestrado(s) / 2 doutorado(s)

Obs: no mínimo 03 (três) defesas no quadriênio 2025-2028.

(texto)

Plano de Trabalho - atividades de desenvolvimento do PPGL

  1. Atividades relativas à extensão universitária, impacto social e * internacionalização - indicar pelo menos 2 atividades a serem realizadas no quadriênio 2025-2028

(  ) Desenvolvimento de um projeto ou programa de extensão;

(  ) Desenvolvimento de atividade de internacionalização;

(  ) Desenvolvimetno de pesquisa ou projeto de inovação;

(  )  Desenvolvimento de atividade de impacto social.

(  ) Outro: (texto)

 

Atividades de pesquisa e produção intelectual

  1. Link do espelho do(s) grupo(s) de pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos * de Pesquisa do CNPq do(s) qual(is) participa ou dirige

(texto)

 

Projeto de Pesquisa

 

 Exige-se para o re(credenciamento) apenas 01 (um) projeto;  O projeto deve:

  1. ter objetivos claros e tempo determinado de duração (recomendado entre 02 e 04 anos);

  2. apresentar temática à qual as produções do docente e orientandos devam ser vinculadas;

  3. estar ligado a grupos de estudo, de pesquisa, laboratórios, unidades ou centros;

Obs.:Não confundir grupos de estudo, de pesquisa, laboratórios, unidades ou centros.

  1. Trata-se de *

(  ) Projeto inédito

(  ) Continuação de projeto do quadriênio 2021-2024

  1. Duração do projeto durante o quadriênio 2025-2028 *

(  ) 2025

(  ) 2026

(  ) 2027

(  ) 2028

  1. Linha(s) de pesquia à(s) qual(is) o projeto se vincula *

Mínimo de 01 (uma) linha e máximo de 02 (duas)

 

(  ) Descrição, Análise e Processamento de Línguas Naturais;

(  ) Ensino e Aprendizagem de Línguas

(  ) Linguagem e Discurso

 

  1. Nome do grupo, laboratório, unidade, centro etc. ao(à) qual o projeto está vinculado*.

(texto)

  1. Título do Projeto *

(texto)

  1. Resumo do projeto *

(texto)

 

  1. Produtos intelectuais propostos para o projeto - escolher no mínimo 3 opções  a seguir artigo publicado em periódico científico estratificado pelo Qualis/CAPES*;

(  ) livro integral;

(  ) organização de coletânea;

(  ) capítulo de livro;

(  ) resenha em periódico científico;

(  ) tradução de livro, de capítulo de livro ou de artigo científico;

(  ) livros didáticos destinados ao ensino fundamental, médio e superior;

(  ) verbetes descritivos e prefácios/posfácios (configurados como ensaio);

(  ) edição filológica e crítica de livros;

(  ) artigos publicados em anais de eventos na área ou em áreas correlatas com impacto reconhecido.

 

  1. Produtos técnicos propostos para o projeto - escolher no mínimo 3 opções a *

seguir

(  ) organização de dossiês temáticos;

(  ) produção de material didático e instrucional;

(  ) palestras/conferências;

(  ) apresentação de trabalho em eventos;

(  ) atividades de capacitação no ensino em cursos de curta duração;

(  ) organização de eventos;

(  ) participação em veículo de comunicação;

(  ) prefácio/posfácio (configurados como apresentação de obras);

(  ) assessoria e consultoria;

(  ) curadoria de mostras e exposições com aderência à área;

(  ) relatório técnico conclusivo;

(  ) criação de canais e/ou elaboração de conteúdo para mídias digitais voltados à divulgação científica ou para fins didáticos,

(  ) criação de softwares e aplicativos.

 

Relatório de Desempenho no Quadriênio 2021-2024

  1. Fazer o upload da planilha "Relatório de Desempenho" em formato Excel. *

   17.    Upload do diploma de Doutorado (ou equivalente)

   18.     Upload dos comprorantes de produação acadêmica

   19.      Caso deseje incluir observações sobre o relatório, fique à vontade (texto);

 

 

Finalização e declaração de responsabilidade

 

 

  20. Ciência dos compromissos a serem assumidos para o quadriênio 2025-2028 *

 

(  ) Mínimo de 02 (duas) orientações de TCC, IC, IC-EM, PIBID ou Tutoria;

(  )  Promoção de atividade de integração entre graduação e pós-graduação;

(  ) Participação em comissões de trabalho; conselho e representação;

(  )Mínimo de 01 (uma) colaboração com o Splin;

(  ) Mínimo de 01 (uma) submissão de proposta/projeto para agência de fomento;

(  )Mínimo de 01 (uma) produção intelectual por ano de credenciamento;

(  ) Mínimo de 01 (uma) produção técnica por ano de credenciamento;

(  ) Mínimo de 01 (uma) atividade de extensão, impacto social ou internacionalização.

 

  21. Declaro ser responsável pelas informações contidas neste Formulário Eletrônico, assim como declaro estar ciente de que informações errôneas ou falsas podem prejudicar o processo recredenciamento docente ao PPGL. Declaro, ainda, estar de acordo com a exigências contidas no Edital nº 32/2024/PPGL/CECH.

 (   ) sim 

(   ) não 

 

ANEXO III - CRONOGRAMA

ATIVIDADE

DATA

OBSERVAÇÃO

Publicação do Edital

22/07/2024

Site PPGL, Boletim SEI

Período de Inscriação

14/10 a 31/10/2024

Formulário eletrônico 

Análise da Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento

04 a 13/11/2024

 

Reunião Extraordinária da CPGL - Apreciação do reltório da Comissão

14/11/2024

 

Prazo para recurso contra descredenciamento

15 a 20/11/2024

Formulário Eletrônico

Reunião Extraordinário da CPGL para julgamento de recursos

21/11/2024

 

Prazo para encaminhamento a CoPG

29/11/2024

 

 

 

 

São Carlos, 10 de junho de 2024.

ASSINATURAS E CIÊNCIAS

Tipo de Assinatura

Nome Completo

Cargo/Função

Lotação

Coordenação 

Dirceu Cleber Conde 

Coordenador

PPGL 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dirceu Cleber Conde, Coordenador(a), em 22/07/2024, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.016332/2024-20

SEI nº 1480354 

Modelo de Documento:  Edital, versão de 05/Dezembro/2019