FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DIVISÃO DE GESTÃO E REGISTRO ACADÊMICO - DiGRA/ProGrad
Rod. Washington Luís km 235 - SP-310, s/n - Bairro Monjolinho, São Carlos/SP, CEP 13565-905
Telefone: (16) 3351-8111 - http://www.ufscar.br
Edital nº 2/2024/DiGRA/ProGrad
Edital Estudante Especial 2024/2
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, por meio da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico - DiGRA, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no artigo 88, § 2º, “b”, do Estatuto da UFSCar, torna pública as normas para o recebimento de inscrições para atividades curriculares isoladas de graduação para o segundo período letivo de 2024 nos Campi de Araras e São Carlos.
DOS CANDIDATOS
1.1 Poderão solicitar sua inscrição em atividades curriculares isoladas nos Cursos de Graduação da UFSCar:
1.1.1 Estudantes regularmente matriculados em cursos ministrados por outras Instituições de Ensino Superior;
1.1.2 Portadores de diplomas de cursos de graduação realizados em Instituições de Ensino Superior estrangeiras que tenham pleiteado a revalidação de diploma junto à UFSCar;
1.1.3 Portadores de diplomas de cursos de graduação da UFSCar ou outra Instituição de Ensino Superior;
1.2 Os candidatos interessados em obter sua inscrição em atividades curriculares isoladas nos cursos de graduação da UFSCar visando à complementação de estudos para fins de revalidação de diploma de graduação deverão ter se submetido, previamente, ao processo de revalidação de diplomas junto à UFSCar.
1.3 Os candidatos que pretendem complementar os estudos para fins de revalidação de diploma de graduação deverão apresentar os documentos acima relacionados, além de documento lavrado pela Comissão de Revalidação de Diplomas ou equivalente, da instituição de ensino superior em que tenha tramitado seu pedido de Revalidação de Diplomas, com a indicação completa da atividade curricular a ser cursada, o conteúdo programático e a carga horária mínima necessária.
1.4 Os candidatos que sejam egressos de cursos de graduação da UFSCar ou de qualquer outra instituição de ensino superior deverão comprovar a conclusão do curso realizado mediante apresentação do diploma.
1.5 Os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFSCar, modalidade presencial ou a distância, não poderão solicitar inscrição neste processo seletivo.
DAS ATIVIDADES CURRICULARES
2.1 A listagem das atividades curriculares de graduação da UFSCar nas quais podem ser solicitadas inscrições na condição de Estudante Especial está disponível nos anexos II e III deste edital.
2.2 As atividades curriculares oferecidas estão agrupadas por departamentos acadêmicos de acordo com a relação abaixo:
Anexo II – Campus Araras
DBPVA-Ar - Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal
DCNME-Ar - Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
Anexo III – Campus São Carlos
DEP - Departamento de Engenharia de Produção
DGero - Departamento de Gerontologia
DQ - Departamento de Química
DTPP - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
DEd - Departamento de Educação
DFil - Departamento de Filosofia
DCSo - Departamento de Ciências Sociais
DMP - Departamento de Morfologia e Patologia
DEs - Departamento de Estatística
DF - Departamento de Física
DEMec - Departamento de Engenharia Mecânica
DCAm - Departamento de Ciências Ambientais
Anexo IV – Ementas e Objetivos das atividades ofertadas no Campus Araras
Anexo V – Ementas e Objetivos das atividades ofertadas no Campus São Carlos
DAS INSCRIÇÕES: PERÍODO, DOCUMENTAÇÃO E FORMA DE INSCRIÇÃO
3.1 A inscrição no presente processo seletivo implica o prévio conhecimento e aceitação irrestrita das regras estabelecidas neste edital, por parte do candidato solicitante.
3.2 Os interessados deverão preencher o requerimento por meio do formulário eletrônico no período estabelecido no ANEXO I deste edital, anexando os seguintes documentos digitalizados:
RG - Registro Geral ou Cédula de Identidade - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF;
CPF - em formato .PDF;
Histórico Escolar do Curso de Graduação que esteja cursando ou que tenha concluído - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF;
Atestado de matrícula, em caso de estudante ativo - upload de arquivo único em formato .PDF;
Diploma do curso superior, se portador de diploma - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF;
Comprovante de residência: conta de água, conta de luz, conta de gás, conta de telefone ou contrato de aluguel em vigor acompanhado de recibo de pagamento - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF.
3.3 O limite máximo de inscrição em atividades curriculares isoladas, para os casos previstos nos itens 1.1.2. e 1.1.3., é de 02 (duas) por período letivo, não podendo ultrapassar o total de 04 (quatro) períodos letivos consecutivos ou alternados.
3.4 No caso previsto no item 1.1.1. não há limite de inscrição em atividades curriculares isoladas.
3.5 Em nenhuma hipótese será aceita inscrição condicional ou extemporânea.
3.6 É expressamente proibida a complementação da documentação exigida no edital, fora do prazo fixado para inscrição.
DO PROCESSO SELETIVO
4.1 O deferimento da inscrição nas atividades curriculares solicitadas estará condicionado à existência de vagas, disponibilizadas pelo departamento responsável.
4.2 A falta de qualquer dos documentos exigidos no item 3.2, ou a existência de informações conflitantes implicará o indeferimento do pedido de inscrição.
4.3 Não caberá recurso da decisão de indeferimento do pedido de inscrição nas atividades curriculares oferecidas.
DA CLASSIFICAÇÃO
5.1 Quando o número de solicitações para uma determinada atividade curricular for maior do que o número de vagas oferecidas, a Divisão de Gestão e Registro Acadêmico - DiGRA procederá a classificação dos interessados de acordo com os seguintes critérios:
5.1.1 À vista dos históricos escolares atualizados, será aplicado o Índice de Desempate em Inscrição de Atividades Curriculares (ID), obtido como se segue:
Onde:
N = Nota;
Cc = Créditos cursados;
Ci = Créditos inscritos;
Cd = Créditos desistentes;
Cs = Créditos suspensos ou cancelados.
5.1.2 Em caso de empate no item anterior, os candidatos serão classificados pelo ano e semestre de ingresso, priorizando-se aqueles com ingresso mais antigo.
5.1.3 As atividades curriculares cujas notas não constarem no histórico escolar (por exemplo atividades reconhecidas de outro curso ou aquelas que contenham apenas o registro de conceitos tais como “aprovado”, “reprovado” etc.) não serão consideradas no cálculo.
DO RESULTADO
6.1 A DiGRA divulgará, na página da ProGrad, na data estipulada no ANEXO I deste Edital, a relação das inscrições deferidas e as instruções para acessar o Sistema Acadêmico de Graduação (SIGA).
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, os editais complementares ou avisos oficiais que vierem a ser publicados pela Universidade Federal de São Carlos, na página da ProGrad.
7.2 Os estudantes matriculados na condição de Estudantes Especiais têm os mesmos direitos e deveres aplicáveis aos estudantes regulares da UFSCar, quanto ao desenvolvimento da atividade curricular, conforme estabelecido nas normas estatutárias e regimentais da Instituição.
7.3 Ao término do período letivo, o estudante especial terá direito ao Histórico Escolar, contendo o seu desempenho acadêmico e ao(s) plano(s) de ensino do(s) componente(s) curricular(es).
7.4 A conclusão e a obtenção de atestados em atividades curriculares isoladas, na condição de Estudante Especial, não asseguram direito à obtenção de Diploma de Graduação.
7.5 Os casos não previstos neste edital serão decididos pela ProGrad.
****************************************************************************************************************************
ANEXOS
ANEXO I - CRONOGRAMA
Etapa |
Data/Período |
Publicação do Edital |
20/09/2024 |
Solicitação de inscrição pelo formulário eletrônico |
27 a 30/09/2024 |
Publicação dos Resultados (Inscrições deferidas e indeferidas) |
11/10/2024 |
ANEXO II - ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS ARARAS
DBPVA-Ar - Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
240397 |
A |
Melhoramento Genético |
60 |
Segunda-feira |
08:00 |
12:00 |
2 |
240419 |
A |
Fundamentos de Genética |
60 |
Quarta-feira |
14:00 |
18:00 |
2 |
240230 |
A |
Manejo Integrado de Pragas |
60 |
Segunda-feira |
14:00 |
18:00 |
2 |
DCNME-Ar - Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
210129 |
A |
Didática Geral |
60 |
Quinta-feira |
19:00 |
22:00 |
4 |
210129 |
B |
Didática Geral |
60 |
Quinta-feira |
19:00 |
22:00 |
4 |
ANEXO III - ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS SÃO CARLOS
DEP - Departamento de Engenharia de Produção |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
110175 |
C |
CONTABILIDADE BÁSICA |
30 |
Sexta-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
110140 |
A |
ECONOMIA DE EMPRESAS |
30 |
Terça-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
110302 |
C |
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
30 |
Segunda-feira |
16:00 |
18:00 |
1 |
110450 |
A |
GESTÃO DA QUALIDADE 2 |
60 |
Quarta-feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
110353 |
C |
LOGÍSTICA EMPRESARIAL |
30 |
Sexta-feira |
14:00 |
16:00 |
1 |
110426 |
B |
EMPREENDEDORISMO |
30 |
Segunda-feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
DGero - Departamento de Gerontologia |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
560448 |
A |
Gestão de Pessoas em Gerontologia |
60 |
Segunda-feira |
14:00 |
18:00 |
2 |
560642 |
A |
Trabalho e Envelhecimento |
60 |
Quarta-feira |
08:00 |
12:00 |
2 |
DQ - Departamento de Química |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
1000663 |
A |
Físico-Química B |
60 |
Segunda-feira Quarta-feira |
21:00 19:00 |
23:00 21:00 |
2 |
74225 |
A |
Introdução à Química de Soluções |
60 |
Quarta-feira |
21:00 |
23:00 |
2 |
71188 |
A |
Química dos Elementos |
60 |
Segunda-feira |
19:00 |
21:00 |
2 |
72451 |
A |
Introdução a Química Verde |
60 |
Segunda-feira |
19:00 |
21:00 |
2 |
72443 |
A |
Química de Biomoléculas 2 |
60 |
Segunda-feira |
21:00 |
23:00 |
2 |
76490 |
A |
Físico Química C |
60 |
Segunda-feira |
19:00 |
21:00 |
2 |
76317 |
A |
Colóides e Fenômenos de Superfícies |
60 |
Terça-feira |
8:00 |
10:00 |
2 |
76503 |
B |
Introdução à Química Quântica |
60 |
Quarta-feira |
8:00 |
10:00 |
2 |
72362 |
A |
Métodos Físicos de Identificação de Compostos |
60 |
Segunda-feira |
8:00 |
10:00 |
2 |
72346 |
A |
Química Orgânica III |
60 |
Segunda-feira |
19:00 |
21:00 |
2 |
DTPP - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
450251 |
A |
A LITERATURA INFANTIL E A CRIANÇA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO |
60 |
Segunda-feira |
8:00 |
12:00 |
5 |
450308 |
A |
Leitura e escrita, fundamentos, práticas e ensino |
60 |
Segunda-feira |
8:00 |
12:00 |
2 |
450030 |
A |
Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições |
60 |
Terça-feira |
8:00 |
12:00 |
5 |
DEd - Departamento de Educação |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
170542 |
E |
Educação e sociedade |
60 |
Quarta-feira |
19:00 |
23:00 |
10 |
170542 |
C |
Educação e sociedade |
60 |
Quarta-feira |
19:00 |
23:00 |
10 |
171476 |
A |
Educação, Processos Grupais e Subjetividade |
60 |
Sexta-feira |
08:00 |
12:00 |
5 |
171476 |
B |
Educação, Processos Grupais e Subjetividade |
60 |
Sexta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
171328 |
B |
Filosofia da Educação II |
60 |
Quarta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001167 |
A |
Fundamentos da Administração Escolar |
60 |
Segunda-feira |
08:00 |
12:00 |
5 |
171018 |
B |
Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica |
60 |
Segunda-feira |
14:00 |
18:00 |
5 |
171395 |
B |
Relações Sociais e Processo Educacional |
60 |
Terça-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1002170 |
A |
O trabalho pedagógico com crianças de quatro e cinco anos |
60 |
Segunda-feira |
08:00 |
12:00 |
5 |
DFil - Departamento de Filosofia |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
1000874 |
A |
História da Filosofia Medieval 1 |
|
Quarta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1000875 |
A |
Estudos Dirigidos de Filosofia 2 |
|
Terça-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1000875 |
B |
Estudos Dirigidos de Filosofia 2 |
|
Terça-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1000875 |
C |
Estudos Dirigidos de Filosofia 2 |
|
Terça-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1000876 |
A |
Ética 1 |
|
Segunda-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1000877 |
A |
Teoria do Conhecimento 1 |
|
Quinta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001162 |
A |
História da Filosofia Contemporânea 1 |
|
Quarta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001160 |
A |
Estética 1 |
|
Terça-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001161 |
A |
História da Filosofia Antiga 1 |
|
Quinta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001861 |
A |
Tópicos Especiais De Filosofia |
|
Segunda-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001597 |
A |
Estética 3 |
|
Segunda-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001594 |
A |
História da Filosofia Contemporânea 3 |
|
Quarta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1001723 |
A |
Teoria do Conhecimento 3 |
|
Quinta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
1002143 |
A |
História da Filosofia Moderna 6 |
|
Sexta-feira |
19:00 |
23:00 |
5 |
180386 |
A |
Filosofia da Biologia |
|
Terça-feira |
16:00 |
18:00 |
5 |
180840 |
A |
História da Psicologia e dos Sistemas Psicológicos: Psicanálise 2 |
|
Quarta-feira |
14:00 |
18:00 |
5 |
180971 |
A |
História da Psicologia e Sistemas Psicológicos: Behaviorismo |
|
Quinta-feira |
14:00 |
18:00 |
5 |
180181 |
A |
Formação do Pensamento Filosófico Moderno – Turma - A |
|
Quarta-feira |
8:00 |
12:00 |
5 |
180181 |
B |
Formação do Pensamento Filosófico Moderno – Turma - B |
|
Quinta-feira |
14:00 |
18:00 |
5 |
180041 |
A |
Introdução à Filosofia |
|
Quarta-feira |
14:00 |
18:00 |
5 |
DCSo - Departamento de Ciências Sociais |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
167002 |
A |
Introdução às Ciências Sociais |
60 |
Terça-feira |
8:00 |
12:00 |
10 |
164003 |
A |
Economia Geral |
60 |
Segunda-feira |
14:00 |
18:00 |
2 |
164003 |
B |
Economia Geral |
60 |
Terça-feira |
8:00 |
12:00 |
2 |
DMP - Departamento de Morfologia e Patologia |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
330175 |
A |
MICROBIOLOGIA APLICADA À ÁREA TECNOLÓGICA |
60 |
Terça-feira |
14:00 |
16:00 |
5 |
DEs - Departamento de Estatística |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
155039 |
RF |
Amostragem |
60 |
Terça-feira Quinta-feira |
10:00 08:00 |
12:00 10:00 |
2 |
1001912 |
MS |
Análise de Dados Categóricos |
60 |
Segunda-feira Quinta-feira |
14:00 14:00 |
16:00 16:00 |
2 |
158100 |
CR |
Análise de Sobrevivência e Confiabilidade |
60 |
Terça-feira Quinta-feira |
10:00 08:00 |
12:00 10:00 |
2 |
1001116 |
FO |
Análise Descritiva e Exploratória de Dados |
60 |
Quarta-feira Sexta-feira |
08:00 10:00 |
10:00 12:00 |
2 |
1001740 |
TR |
Aprendizado Estatístico |
60 |
Terça-feira Quarta-feira |
16:00 16:00 |
18:00 18:00 |
2 |
156418 |
DL |
Atuária Geral |
60 |
Segunda-feira Quarta-feira |
08:00 08:00 |
10:00 10:00 |
2 |
153435 |
FO |
Estatística Não Paramétrica |
60 |
Terça-feira Sexta-feira |
08:00 14:00 |
10:00 16:00 |
2 |
1001088 |
MV |
Fundamentos de Probabilidade |
60 |
Terça-feira Quinta-feira |
08:00 14:00 |
10:00 16:00 |
2 |
1001736 |
MM |
Inferência Estatística |
90 |
Segunda-feira Quarta-feira Sexta-feira |
16:00 16:00 16:00 |
18:00 18:00 18:00 |
2 |
1001919 |
AC |
Métodos Computacionalmente Intensivos em Estatística |
60 |
Quarta-feira Sexta-feira |
14:00 08:00 |
16:00 10:00 |
2 |
1001115 |
MD |
Probabilidade 1 |
60 |
Quarta-feira Sexta-feira |
14:00 08:00 |
16:00 10:00 |
2 |
152137 |
RG |
Processos Estocásticos |
60 |
Quarta-feira Sexta-feira |
14:00 08:00 |
16:00 10:00 |
2 |
1001739 |
RI |
Programação Estatística |
60 |
Terça-feira Quinta-feira |
14:00 14:00 |
16:00 16:00 |
2 |
1001915 |
CD |
Tópicos em Análise de Regressão |
60 |
Segunda-feira Quarta-feira |
08:00 08:00 |
10:00 10:00 |
2 |
DF - Departamento de Física |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
92380 |
A |
Mecânica Estatística |
60 |
Terça-feira Quarta-feira |
14:00 14:00 |
16:00 16:00 |
5 |
92240 |
A |
Eletromagnetismo 1 |
90 |
Segunda-feira Quinta-feira Sexta-feira |
14:00 16:00 14:00 |
16:00 18:00 16:00 |
5 |
92240 |
NA |
Eletromagnetismo 1 |
90 |
Segunda-feira Quinta-feira |
19:00 19:00 |
23:00 21:00 |
5 |
DEMec - Departamento de Engenharia Mecânica |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
590029 |
A |
Representação Gráfica de Sistemas Mecânicos |
60 |
Segunda-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590029 |
B |
Representação Gráfica de Sistemas Mecânicos |
60 |
Terça-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590045 |
A |
Estática Aplicada às Máquinas |
60 |
Terça-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590053 |
A |
Mecânica dos Meios Contínuos |
60 |
Quinta-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590053 |
B |
Mecânica dos Meios Contínuos |
60 |
Quinta-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590061 |
A |
Dinâmica das Máquinas |
60 |
Terça-Feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590061 |
B |
Dinâmica das Máquinas |
60 |
Terça-Feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590070 |
A |
Projeto Mecânico Integrado |
60 |
Quarta-Feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590070 |
B |
Projeto Mecânico Integrado |
60 |
Quarta-Feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590096 |
A |
Instrumentação e Sistemas de Medidas |
60 |
Terça-feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
590096 |
B |
Instrumentação e Sistemas de Medidas |
60 |
Terça-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590100 |
A |
Projeto de Elementos de Máquinas |
60 |
Segunda-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590100 |
B |
Projeto de Elementos de Máquinas |
60 |
Segunda-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590126 |
A |
Interfaces Eletromecânicas |
30 |
Quinta-Feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590134 |
A |
Sistemas de Controle para Engenharia Mecânica |
60 |
Terça-feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
590134 |
B |
Sistemas de Controle para Engenharia Mecânica |
60 |
Terça-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590142 |
A |
Vibrações Mecânicas |
60 |
Terça-feira |
16:00 |
18:00 |
1 |
590118 |
A |
Princípios de Usinagem |
60 |
Segunda-feira |
16:00 |
18:00 |
1 |
590207 |
A |
Fundamentos de Fabricação Mecânica |
60 |
Segunda-feira Quinta-feira |
14:00 |
16:00 |
1 |
590215 |
A |
Sistemas Frigoríficos |
60 |
Terça-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590215 |
B |
Sistemas Frigoríficos |
60 |
Terça-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590231 |
A |
Projeto de Máquinas |
60 |
Segunda-feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590240 |
A |
Trocadores de Calor |
30 |
Segunda-Feira |
16:00 |
18:00 |
1 |
590223 |
A |
Manufatura Assistida por Computador |
30 |
Segunda-Feira |
14:00 |
16:00 |
1 |
590371 |
A |
Análise e Modelagem de Sistemas Dinâmicos |
60 |
Segunda-Feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
590371 |
B |
Análise e Modelagem de Sistemas Dinâmicos |
60 |
Segunda-Feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
590452 |
A |
Dimensionamento e Tolerâncias Geométricas |
30 |
Quinta-feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
590487 |
A |
Motores de Combustão Interna 1 |
30 |
Sexta-Feira |
16:00 |
18:00 |
1 |
590568 |
A |
Tecnologia Mecânica 1 |
30 |
Quinta-Feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
590568 |
B |
Tecnologia Mecânica 1 |
30 |
Sexta-feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
590568 |
C |
Tecnologia Mecânica 1 |
30 |
Sexta-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
590509 |
A |
Método dos Elementos Finitos Aplicados a Problemas de Engenharia |
60 |
Sexta-Feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
590517 |
A |
Métodos Numéricos em Tecnologia Mecânica |
60 |
Sexta-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
590622 |
A |
Processos Abrasivos |
60 |
Sexta-Feira |
08:00 |
12:00 |
1 |
1000515 |
A |
Introdução a Manufatura Aditiva |
60 |
Quinta-Feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
1000850 |
A |
Lubrificação e Lubrificantes |
30 |
Segunda-Feira |
16:00 |
18:00 |
1 |
1000829 |
A |
Ventilação Industrial |
60 |
Segunda-feira |
10:00 |
12:00 |
1 |
1001182 |
A |
Visão Computacional para Robótica Industrial |
60 |
Quarta-Feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
1002183 |
A |
Termodinâmica Aplicada |
60 |
Terça-feira |
08:00 |
10:00 |
1 |
1002788 |
A |
Engenharia de Superfícies |
60 |
Quarta-Feira |
14:00 |
18:00 |
1 |
DCAm - Departamento de Ciências Ambientais |
|||||||
Código |
Turma |
Nome da Atividade Curricular |
Carga Horária |
Dia(s) |
Hora início |
Hora fim |
Vagas |
1001076 |
A |
Tópicos Especiais em Gestão Ambiental |
30 |
Quarta-feira |
14:00 |
16:00 |
2 |
ANEXO IV - EMENTAS E OBJETIVOS DAS ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS ARARAS
DBPVA-Ar - Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal
240397 - Melhoramento Genético |
Objetivos: Enfatizar a potencialidade da genética como ciência em relação à produção de plantas cultivadas, mostrar a importância da pesquisa agronômica quanto ao aproveitamento de características superiores herdadas. indicar as interações genótipo-ambiente e as implicações nos métodos de melhoramento. Destacar a importância da produção de novas variedades resistentes às doenças e pragas, do desenvolvimento de melhores variedades para novas áreas agrícolas e os progressos genéticos obtidos através da seleção para qualidade dos produtos agrícolas. enfatizar a importância de produção de variedades adaptadas a sistemas de exploração que atendam aos princípios básicos de ecologia. Propicia-se assim condições ideais para a formação de profissionais aptos ao desenvolvimento de programas e/ou projetos de pesquisa bem como atividades relacionadas à produção das principais culturas agronômicas. |
Ementa: Importância e objetivos do melhoramento. banco de germoplasma. características qualitativas e quantitativas. Variação fenotípica: herdabilidade, progresso da seleção. interação genótipo x ambiente. sistemas reprodutivos: melhoramento de plantas autógamas e de reprodução vegetativa. melhoramento de espécies alógamas: hibridação. Melhoramento de plantas para resistências a pragas e doenças. |
240419 - Fundamentos de Genética |
Objetivos: Conhecer a hereditariedade, a forma de transmissão dos caracteres para as descendências, as variações ambientais ou germinais entre os organismos relacionados pela descendência. A genética como ciência a serviço do homem, pelas contribuições, sobretudo na agropecuária, pressionada pelo crescimento populacional, onde a produção de alimentos, assim como, a qualidade destes são fundamentais no processo evolutivo. O melhoramento genético das plantas é uma das principais ferramentas para atingir esses objetivos e a sua utilização está ligada a conceitos básicos da genética. |
Ementa: Importância e objetivos. Herança monogênica e poligênica. Segunda e terceira leis de Mendel. Pleiotropia: penetrância, genótipo, fenótipo e ambiente-formas e hereditariedade-código genético e evolução. Herança extra cromossômica. Genética de microorganismos. Genética de populações e quantitativa-biotecnologia. |
240230 - Manejo Integrado de Pragas |
Objetivos: Apresentar aos estudantes conhecimentos sobre os principais métodos de controle de pragas, além de fornecer subsídios para a especialização do aluno no campo da entomologia econômica, visando o manejo de pragas. |
Ementa: Introdução ao Manejo Integrado de Pragas: histórico e bases ecológicas para a implementação de programas de manejo integrado de pragas (MIP). Métodos de Controle de Pragas: legislativos; mecânicos culturais; resistência de plantas a insetos; físicos: processos gerais de radiações eletromagnéticas; biológico (microbiano, predadores e parasitoides); comportamental (feromônios); químico (inseticidas, toxicologia de inseticidas, registro de produtos fitossanitários). |
DCNME-Ar - Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação
210129 - Didática Geral |
Objetivos: Estudo dos processos de ensino e aprendizagem sob diferentes óticas e estudo da evolução dos fundamentos teóricos e das contribuições da Didática para a formação e a atuação de professores, introdução aos procedimentos de planejamento e avaliação de ensino. |
Ementa: Didática: evolução, fundamentos teóricos e contribuições para formação e atuação de professores; os processo de ensino e de aprendizagem vistos sob diferentes abordagens pedagógicas; Planejamento de ensino: tipos e componentes; avaliações de aprendizagem e do ensino; funções, normas e instrumentos. |
ANEXO V - EMENTAS E OBJETIVOS DAS ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS SÃO CARLOS
DEP - Departamento de Engenharia de Produção
110175 - CONTABILIDADE BÁSICA |
Objetivos: Iniciar os alunos no estudo da contabilidade apresentando o funcionamento do sistema contábil e os procedimentos necessários para a elaboração dos principais demonstrativos financeiros. |
Ementa: Princípios e convenções contábeis; Estática patrimonial; Plano de contas; Procedimentos contábeis básicos; Variações do patrimônio líquido; Operações com mercadorias. |
110140 - ECONOMIA DE EMPRESAS |
Objetivos: CAPACITAR OS ALUNOS A ANALISAR O FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS E OS CONDICIONANTES QUE A ESTRUTURAÇÃO DESTES IMPÕE ÀS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS EMPRESAS, A PARTIR DE INSTRUMENTAL ANALÍTICO PRESENTE NA ECONOMIA INDUSTRIAL. |
Ementa: - TEORIA DO CONSUMIDOR - TEORIA DO PRODUTOR - CONCORRÊNCIA PURA - OTIMIZAÇÃO MARGINALISTA - BARREIRAS À ENTRADA - FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OLIGOPÓLIO |
110302 - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
Objetivos: Apresentar fundamentos teóricos para projeto de cadeia de suprimento,abordando aspectos que interferem em sua gestão. |
Ementa: Modelos e processos de gestão na cadeia de suprimentos; -Estratégia de cadeia de suprimentos; -Gestão do desempenho na cadeia de suprimentos; -Gestão de riscos na cadeia de suprimentos; -Mecanismos de coordenação, colaboração e integração; -Gestão da cadeia de suprimentos sustentável. |
110450 - GESTÃO DA QUALIDADE 2 |
Objetivos: A DISCIPLINA TEM COMO OBJETIVO CAPACITAR OS ALUNOS NOS CONCEITOS DE QUALIDADE DO PRODUTO, MODELOS DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE E ABORDAGENS PARA MEDIÇÃO DO DESEMPENHO E MELHORIA DA QUALIDADE. |
Ementa: - QUALIDADE DO PRODUTO; - EVOLUÇÃO DA GESTÃO DA QUALIDADE; - ENFOQUES DOS PRINCIPAIS AUTORES DA GESTÃO DA QUALIDADE; - MODELOS DE REFERÊNCIA PARA A GESTÃO DA QUALIDADE; - MEDIDAS DE DESEMPENHO E CUSTOS DA QUALIDADE; - MELHORIA DA QUALIDADE. |
110353 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL |
Objetivos: Apresentar fundamentos da logística empresarial para projeto de redes logísticas. |
Ementa: Nível de serviço logístico; -Processamento de pedidos; -Tecnologias de informação e comunicação em logística; -Estratégia logística: decisões relativas ao produto logístico, transportes, estoques, armazenagem e localização; -Projeto da rede logística; -Sustentabilidade em logística. |
110426 - EMPREENDEDORISMO |
Objetivos: Despertar nos alunos o espírito empreendedor, apresentando o desenvolvimento de um negócio próprio como uma opção de carreira, ponderando prós e contras da atividade e relacionando-o às ferramentas trabalhadas no curso de Engenharia de Produção. |
Ementa: - Introdução ao desenvolvimento de novos empreendimentos (histórico e conceituação); - O processo de criação de uma empresa; - Fatores de sucesso e fracasso no início de um negócio; - Transferência de Tecnologia através da criação de empresas; - Casos práticos. |
DGero - Departamento de Gerontologia
560448 - Gestão de Pessoas em Gerontologia |
Objetivos: Escolher formas de lidar com a gestão de pessoas que sejam melhor adaptadas ao contexto no qual estiver atuando, com base em modelos e evidências relatados na literatura e considerando as demandas específicas ligadas ao processo de envelhecimento. |
Ementa: Gestão de pessoas: o campo, a evolução histórica e conceitos básicos. Paradigmas de gestão de pessoas. Gestão das relações humanas: motivação, comunicação, liderança e grupo. Sub-sistemas na gestão de pessoas. Demandas contemporâneas da gestão de pessoas: inovações em Gestão, ética, responsabilidade social e qualidade de vida no trabalho. |
560642 - Trabalho e Envelhecimento |
Objetivos: Fundamentar as práticas de gestão e pesquisa em gerontologia nos princípios e pressupostos relacionados ao trabalho, considerando o envelhecimento populacional. |
Ementa: O trabalho no mundo contemporâneo. Concepções e interfaces: trabalho, trabalhador, saúde e envelhecimento. Problemas e necessidades da população em processo de envelhecimento no mundo: aspectos jurídicos, políticos e econômicos. Avaliação do trabalhador. Políticas e práticas: pré aposentadoria, aposentadoria e pós aposentadoria. A inserção do gerontólogo: trabalho e envelhecimento. |
DQ - Departamento de Química
1000663 - Físico-Química B |
Objetivos: Compreender teoricamente, com base em dados experimentais, os mecanismos pelos quais ocorrem as reações químicas tanto em fase gasosa como em fases condensadas e como estes mecanismos podem descrever a dependência da velocidade de reação com distintas variáveis como concentrações, temperatura etc. Entender as propriedades de soluções eletrolíticas e dos eletrodos que compõem as células eletroquímicas. |
Ementa: Introdução à cinética química: Equação química e mecanismo. Molecularidade de uma reação química. Reações monomoleculares. Reações bimoleculares. Reações trimoleculares. Proposição de mecanismos de reações. Leis fundamentais de Velocidade de Reação: A equação (lei) de velocidade. Ordem de reação. Constante de velocidade. Equações (leis) de velocidade para reações de ordem zero, 1ª ordem, 2ª ordem e 3ª ordem. Determinação de constantes de velocidade de reações de diferentes ordens (método de substituição, método gráfico e método de vida fracionária). Equação (lei) de velocidade para reações diretas e inversas. Métodos experimentais para determinação de velocidade de reações: Método diferencial. Método integral; Método de extração de amostras (titulação, cromatografia, espectroscopia, espectrometria de massa etc.). Métodos contínuos (condutividade elétrica, rotação óptica, espectrofotometria, dilatometria, desprendimento gasoso etc). Dependência da velocidade das reações com a temperatura; Equação de Arrhenius. Energia de ativação e sua determinação. O complexo ativado. Catálise: Catálise homogênea (em fase gasosa). Catálise ácido-base (específica e geral). Catálise heterogênea. Mecanismo de reações gás-sólido; Isoterma de adsorção de Langmuir. Catálise enzimática. Autocatálise. Eletroquímica: Conceitos fundamentais; grandezas e unidades usuais em Eletroquímica. Histórico e definições (Galvani Volta). Tipos de condutores: eletrônicos e iônicos; Leis de Faraday: definições e aplicações. Termodinâmica Eletroquímica: potencial químico e atividade de íons em solução. Teoria de Debye-Hückel. Condução Eletrolítica: Movimento de íons em solução: difusão e migração. Medidas de condutividade em soluções eletrolíticas. Condutividade molar de eletrólitos fortes e fracos. Mobilidade Iônica e número de transporte. Aplicações de medidas de condutividade. Potenciais em Sistemas Eletroquímico: A origem do potencial de eletrodo. Tipos de eletrodos. Potencial padrão e eletrodos de referência. Tipos de células eletroquímicas e suas notações. Equação de Nernst. Potencial de junção líquida e potencial de membrana; Obtenção de grandezas termodinâmicas a partir de medidas de f.e.m. (coeficientes de atividade, pH, Kps). |
74225 - Introdução à Química de Soluções |
Objetivos: Promover o contato do aluno com as bases da química de soluções, levando-o a expressar corretamente grandezas, desenvolver cálculos estequiométricos com fórmulas e reações químicas. Apresentar ao aluno o equilíbrio químico e suas características. desenvolver cálculos envolvendo constantes de equilíbrio. Aplicar estes cálculos e equilíbrios em solução aquosa. |
Ementa: Introdução: notação científica e algarismos significativos. Soluções. Reações e equações químicas. Cálculos estequiométricos. Noções de equilíbrio químico: caracterização e cálculos com constante de equilíbrio. |
71188 - Química dos Elementos |
Objetivos: Identificar os elementos químicos mais abundantes na crosta terrestre. Identificar os elementos químicos mais abundantes através da produção mineral brasileira. Descrever os métodos de obtenção mais usuais dos elementos mais abundantes e mais utilizados no brasil. Escrever e balancear as equações químicas características dos elementos de cada grupo da tabela periódica. Descrever as propriedades físicas e químicas das substâncias inorgânicas provenientes dos elementos descritos no objetivo 3. Identificar os elementos, íons e substâncias químicas que possam, de algum modo, prejudicar o meio ambiente. Identificar na "natureza", substâncias inorgânicas em diferentes estados, formas e complexidades. Identificar as principais aplicações das substâncias inorgânicas relacionando-as com nosso cotidiano. |
Ementa: Química descritiva do bloco s. química descritiva do bloco p. Química descritiva dos metais de transição. Noções de química de coordenação e da química dos compostos organometálicos. |
072451 - Introdução a Química Verde |
Objetivos: Dar subsídios para a compreensão e análise das implicações científicas, tecnológicas, sociais e ambientais relacionadas aos processos químicos utilizados no sistema produtivo; Apresentar ao estudante o contexto histórico do desenvolvimento da Química Verde; Introduzir os princípios da Química Verde e suas aplicações; Possibilitar ao estudante planejar, implementar e avaliar um projeto que compreenda os conteúdos voltados à Química Verde, especialmente em contextos educativos. |
Ementa: Evolução histórica da Química Verde; Os princípios da Química Verde; Estudo de casos voltados à aplicação da Química Verde em vários setores, como o industrial, acadêmico e da educação básica; Planejamento, aplicação e análise de um projeto que compreenda os princípios da Química Verde. |
72443 - Química de Biomoléculas 2 |
Objetivos: Abordar os processos relacionados com a transmissão da informação genética; Fornecer ao aluno as informações essenciais para compreensão da mecânica celular ao nível molecular; Proporcionar ao aluno um conhecimento integrado dos mecanismos de obtenção e uso de energia pelas células. |
Ementa: Estruturas celulares (procarioto / eucarioto) e organização do material genético; Mecanismos moleculares da transmissão da informação genética; Catabolismo de carboidratos via glicolítica; Ciclo de Krebs; Cadeia respiratória; Fosforilação oxidativa. |
76490 - Físico Química C |
Objetivos: Esta disciplina visa introduzir ao aluno os conceitos do comportamento individual de átomos e moléculas, do ponto de vista da mecânica quântica. Para isto, será necessário mostrar as falhas da mecânica clássica e a estruturação da mecânica quântica; resolver e interpretar as funções de onda; analisar os movimentos de translação, rotação e vibração das moléculas à luz da teoria quântica; descrever a estrutura eletrônica dos átomos; analisar as diferentes formas de energia para a interpretação dos espectros de rotação, vibração e eletrônico das moléculas. |
Ementa: Teoria Quântica: introdução e princípios; Teoria Quântica: técnicas e aplicações; Estrutura atômica e espectros atômicos; Espectroscopia molecular 1: espectros de rotação e de vibração; Espectroscopia molecular 2: transições eletrônicas. |
76317 - Coloides e Fenômenos de Superfícies |
Objetivos: Dar aos alunos os fundamentos sobre colóides, movimento browniano, energia superficial e tensão superficial, potencial de superfície e reologia. |
Ementa: Termodinâmica de Superfícies e Interface; Colóides; Reologia; Técnicas de caracterização de Partículas. |
76503 - Introdução à Química Quântica |
Objetivos: Introdução de conceitos gerais e técnicas de cálculo necessários para aplicar métodos da Mecânica Quântica ao estudo de estrutura eletrônica de átomos e moléculas. |
Ementa: Origem da Mecânica Quântica. Equação de Schrödinger. Sistemas Simples. Sistemas com Simetria Esférica. Métodos Aproximados de Mecânica Quântica. Átomos Polieletrônicos. Introdução à Moléculas. Função de Onda Eletrônica das Moléculas. |
72362 - Métodos Físicos de Identificação de Compostos |
Objetivos: Capacitar o aluno a utilizar as técnicas de Infravermelho e ressonância magnética nuclear para identificar e determinar estruturas de substâncias químicas |
Ementa: Introdução aos métodos de análise; Espectrofotometria na região do infravermelho; Ressonância Magnética Nuclear |
72346 - Química Orgânica III |
Objetivos: Reconhecer os conceitos fundamentais de química orgânica; identificar e diferenciar a reatividade de compostos orgânicos; identificar os reagentes e/ou condições necessárias, bem como os mecanismos para a interconversão das reações discutidas. |
Ementa: REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO; BORO, SILÍCIO E ESTANHO; COMPOSTOS ORGANOMETÁLICOS; COMPOSTOS DE ENXOFRE E FÓSFORO; REARRANJOS; REAÇÕES PERICÍCLICAS; OS REARRANJOS SIGMATRÓPICOS. |
DTPP - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
450251 - A LITERATURA INFANTIL E A CRIANÇA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO |
Objetivos: A disciplina tem por finalidade possibilitar ao/à futuro/a professora o entendimento da alfabetização e do letramento a partir da literatura infantil no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para: 1. Conhecer práticas alfabetizadoras e de letramento; 2. Compreender a conceituação de literatura infantil; 3. Conhecer as linguagens e os estilos na literatura infantil; 4. Identificar a contribuição da leitura, escrita e oralidade para infância nas várias faixas etárias e no campo das relações étnico-raciais; 5. Elaborar projetos de leitura e escrita, conforme as faixar etárias e os direitos à educação; 6. Elaborar material didático. |
Ementa: Contribuição das várias linguagens e dos estilos na literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-se a leitura, escrita e oralidade na infância. Propostas de ensino para a sistematização de projetos de leitura e escrita e elaboração de material didático, conforme as especificidades das faixas etárias, dos direitos da criança e das relações étnico-raciais. |
450308 - Leitura e escrita, fundamentos, práticas e ensino |
Objetivos: Que os/as estudantes ampliem os conhecimentos sobre a leitura e escrita, o domínio da própria leitura e escrita, assim como aprofundem os conhecimentos sobre os fundamentos e as propostas didáticas para o ensino da escrita e da leitura para os anos iniciais do ensino fundamental e a educação de jovens e adultos. |
Ementa: Leitura: elementos envolvidos. Compreensão de textos: conhecimentos e ensino. Leitura de ficção: escolhas e propostas didáticas nos anos iniciais e na educação de jovens e adultos. Análise epilinguística de textos. Análise e discussão de práticas pedagógicas de leitura e escrita. |
450030 - Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições |
Objetivos: • Descrever e analisar as ideias de criança e de infância à luz de diferentes abordagens teórico-metodológicas no contexto das relações étnicas, raciais, geracionais e de gênero; • Possibilitar que o/a futuro/a pedagogo/a e professor de crianças pequenas possam compreender e analisar em seus contextos profissionais a criança e a infância a partir de suas dimensões étnicas, raciais, geracionais e de gênero; • Compreender os conceitos de criança e de infância a partir de suas dimensões étnicas, raciais, geracionais e de gênero; • Compreender a construção social da mulher na sociedade e sua relação de complementariedade com a criança e com a ideia de infância; • Compreender a construção social da família e sua relação com a vida das crianças e com a ideia de infância; • Compreender o processo de institucionalização da criança e as políticas públicas construídas para seu atendimento até a consolidação da educação infantil como direito da criança; • Compreender a produção da infância a partir destas diferentes dimensões: étnicas, raciais, geracionais, de gênero. |
Ementa: Esta disciplina propõe a inserção do/a futuro/a pedagogo/a aos processos históricos, sociológicos e culturais que constituíram a ideia de criança e de infância. Propõe olhar para estas noções conceituais a partir de suas dimensões étnicas, raciais, geracionais e de gênero. Analisa a forma pela qual se configuraram diferentes formas de atendimento à criança pequena até a consolidação da educação infantil como direito da criança pequena. |
DEd - Departamento de Educação
170542 - Educação e sociedade |
Objetivos: Compreender crítica e historicamente a sociedade capitalista contemporânea; Apresentar de forma contextualizada os problemas e desafios da sociedade, da educação e das políticas educacionais contemporâneas. Conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas com base nos fundamentos das teorias sociais; Refletir sobre diferentes propostas educacionais por meio da análise de teorias e propostas curriculares. Identificar os problemas socioculturais e educacionais no sentido da superação das exclusões sociais, étnicas, culturais, econômicas, culturais e de gênero. |
Ementa: Os processos históricos, sociais e culturais de formação da sociedade capitalista serão explorados sob diferentes aspectos de desenvolvimento. Da revolução técnico-científica à constituição das principais tendências políticas e do desenvolvimento de problemas e perspectivas para a sociedade. Esta disciplina se concentrará nos estudos sobre o papel das instituições educacionais, de seus agentes e da formação de novos sujeitos no mundo contemporâneo. |
171476 - Educação, Processos Grupais e Subjetividade |
Objetivos: Analisar os processos de subjetivação do sujeito educacional contemporâneo em uma perspectiva histórica, social e cultural. • Problematizar as relações com o outro no campo educacional. • Compreender as dinâmicas pedagógicas com base na contextualização da instituição escolar e das dimensões sócio-institucionais e psicodinâmicas dos processos relacionais, interativos e intersubjetivos. • Abordar os processos grupais e as relações de poder nas práticas educativas. |
Ementa: Processos de subjetivação do sujeito educacional contemporâneo. Alteridade e educação. Dinâmicas pedagógicas e compreensão contextualizada da instituição escolar. Dimensões sócio-institucionais e psicodinâmicas dos processos relacionais, interativos e intersubjetivos. Os processos grupais nas práticas educativas. |
171328 - Filosofia da Educação II |
Objetivos: Fundamentar e conceituar os conhecimentos teóricos e críticos da filosofia da educação e das práticas pedagógicas produzidas pela civilização ocidental. -Estudar os fundamentos filosóficos da educação por meio das obras clássicas produzidas no âmbito da civilização ocidental do renascimento aos dias atuais. -Refletir sobre os fundamentos antropológicos, éticos, políticos, estéticos e gnosiológicos da cultura ocidental, como forma de subsidiar o debate sobre as questões culturais que envolvem a educação brasileira hoje. |
Ementa: Concepção de homem omnilateral após o advento histórico do humanismo renascentista até os dias atuais. O processo histórico antinômico que gerou tanto a concepção de educação burguesa quanto a concepção de educação socialista. |
1001167 - Fundamentos da Administração Escolar |
Objetivos: Introduzir e problematizar a Teoria Geral da Administração - TGA, relacionando-a com administração dos sistemas educacionais e das escolas. - Estudar e refletir sobre os modelos de administração escolar e educacional vigentes. - Apropriar-se os conceitos relacionados à gestão democrática e participativa. - Compreender a administração escolar nas esferas pública, privada e do terceiro setor. |
Ementa: Teoria Geral da Administração - TGA. Distinções entre a TGA e a administração escolar. Fundamentos e modelos de administração educacional e escolar vigentes. Conceitos e diferenciações entre administração e gestão escolar. Gestão democrática e participativa. A administração escolar: pública, privada e do terceiro setor. |
171018 - Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica |
Objetivos: Analisar o fenômeno educativo nas suas múltiplas relações com os fatores históricos, sociais, econômicos, políticos e legais; - Analisar a atual política educacional estabelecida pelo MEC; - Compreender a política, a organização e a gestão da educação básica no brasil e a sua materialização na escola, sobretudo nos processos de gestão escolar. |
Ementa: Escola e contexto capitalista brasileiro. Evolução da política, da organização e da gestão da educação básica e seu impacto na gestão escolar. Principais legislações sobre a educação básica. |
171395 - Relações Sociais e Processo Educacional |
Objetivos: Possibilitar a compreensão do papel da sociologia da educação na ação educacional. -Contribuir para o entendimento de princípios de justiça social e respeito à diversidade. |
Ementa: A educação como prática social. Relações de macro e micro poderes no processo educacional. A escola como grupo social. Educação e transformação social. Educação e reprodução social. Relações sociais e ação pedagógica. Movimentos sociais, ações coletivas e educação popular. Conflitos, marginalidade, desenvolvimento social e educação. Multiculturalismo e educação. Relações de classe, gênero e raça. Justiça e igualdade social. |
1002170 - O trabalho pedagógico com crianças de quatro e cinco anos |
Objetivos: Essa disciplina procurará apresentar como a criança de quatro e cinco anos se desenvolve e quais são as possibilidades de realização de um trabalho pedagógico no âmbito das escolas de Educação Infantil que não dissocie o cuidar, o educar e o brincar. |
Ementa: A partir dos aportes teóricos da Neurociência, da Ciência do Bem Estar (Science of Well Being) e da Teoria Histórico Cultural serão trabalhados nessa disciplina conteúdos que procurarão abordar as seguintes temáticas: - Desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional da criança de quatro e cinco anos: a alimentação, parentalidade, cuidados básicos com a saúde da criança, a construção das emoções e relações sociais, periodização do desenvolvimento; violência contra crianças; - Metodologia e didática para realizar um trabalho pedagógico com crianças de quatro e cinco anos: como as diversas áreas de conhecimento podem ser ensinadas/vivenciadas para/por crianças de quatro e cinco anos; princípios didático-metodológicos para o trabalho pedagógico; o uso de tecnologias não digitais e digitais na educação das crianças de quatro e cinco anos por meio do STEAM (Ciência, tecnologia, artes e matemática), com a presença do desenvolvimento do pensamento computacional (como definido pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação); práticas de atenção focada (mindfullness) como forma de proporcionar o autoconhecimento e conhecimento do outro (com base no altruísmo, compaixão). |
DFil - Departamento de Filosofia
1000874 - História da Filosofia Medieval 1 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira uma prática de leitura básica e de interpretação de textos filosóficos da Idade Média. |
Ementa: Estudo de um ou mais autores clássicos (Agostinho e/ou Tomás de Aquino) e/ou temas e problemas fundamentais da Filosofia Medieval. |
1000875 - Estudos Dirigidos de Filosofia 2 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira conhecimentos críticos acerca de conteúdos e questões relacionados ao conceito de direitos humanos, à educação das relações étnico-raciais, à história e cultura afro-brasileira e africana, e à questão dos índios no Brasil. |
Ementa: Direitos humanos; Relações étnico-raciais; Racismo, discriminação, Preconceito, xenofobia; História da África e dos Africanos; A luta dos negros e índios no Brasil; As culturas negra e índia brasileiras. |
1000876 - Ética 1 |
Objetivos: Apresentar aos estudantes problemas éticos fundamentais e discussões relevantes a respeito das práticas sociais tal como aparecem na história da Filosofia e em disciplinas afins. |
Ementa: Estudo de um ou mais autores e/ou temas fundamentais das teorias éticas clássicas da História da Filosofia. |
1000877 - Teoria do Conhecimento 1 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira o conhecimento de um (ou mais) dentre os principais representantes do pensamento filosófico e científico contemporâneo. |
Ementa: Estudo de um ou mais autores clássicos e/ou teorias fundamentais das ciências naturais (Popper, Schlick e o positivismo lógico, Kuhn, Lakatos, Feyerabend) e/ou de tema ou temas centrais das teorias gerais das ciências naturais em seus principais autores, passíveis de tratamento numa abordagem introdutória (critério de demarcação, verificação e falseamento, teoria e observação, paradigma, aplicabilidade dos modelos das ciências físicas, universalidade e regionalidade, etc.). Serão abordados ainda questões contemporânea relativas ao progresso das ciências e das tecnologias, questões ambientais e de sustentabilidade ecológica. |
1001162 - História da Filosofia Contemporânea 1 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira conhecimentos acerca dos principais representantes do pensamento filosófico contemporâneo. |
Ementa: Estudo de um ou mais autores clássicos e/ou temas fundamentais da Filosofia Contemporânea, com ênfase nos pensadores dos séculos XIX e XX. |
1001160 - Estética 1 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira o conhecimento dos principais conceitos e problemas da estética e da Filosofia da Arte, tomando por base os autores clássicos que trataram do tema, bem como as linhas de transmissão histórica da reflexão estética e a abordagem dos diferentes gêneros de produção artística e da reflexão crítica sobre a arte. |
Ementa: Estudo de um ou mais autores (Aristóteles, Leonardo, Vasari, Alberti, Kant, Hegel, Diderot, Croce, Wölfflin, Gombrich, Panofsky) e /ou temas das concepções clássicas da Estética filosófica (questões relativas à noção de arte e da constituição do campo estético) |
1001161 - História da Filosofia Antiga 1 |
Objetivos: Estudo sistemático e aquisição de conhecimentos acerca da Filosofia de Platão, um dos principais representantes do pensamento filosófico antigo. |
Ementa: Estudo sistemático dos principais conceitos e textos da Filosofia de Platão, assim como de alguns temas e/ou problemas que a tradição dos filósofos pré-socráticos, dos sofistas e de Sócrates legaram ao autor, e que posteriormente se constituíram nos temas e/ou problemas fundamentais da Filosofia ocidental. |
1001861 - Tópicos Especiais De Filosofia |
Objetivos: Propiciar a vivência na realidade escolar, a partir da orientação realizada em disciplina concomitante (Orientação para a Ação Pedagógica 5) e junto à supervisão realizada na escola. Desenvolver a percepção crítico-analítica da realidade escolar. Promover ações acordadas em parceria com a escola que concede o estágio. Produzir e desenvolver o Projeto de Ensino em acordo com demandas apresentadas pela escola e/ou supervisor. Proceder à avaliação processual do Projeto de Ensino junto aos estudantes e professor(es) envolvido(s). |
Ementa: Execução do projeto temático. Execução de atividades nas áreas de atuação do professor de física, considerando demandas identificadas nos estágios. Relações Étnico Raciais na Escola. Relações de Gênero na Escola. Direitos relacionados ao cumprimento de medidas socioeducativas. |
1001597 - Estética 3 |
Objetivos: Estudo aprofundado dos conceitos estéticos clássicos e sua relação com as noções filosóficas. |
Ementa: Gosto; imaginação; criação artística; natureza e beleza. |
1001594 - História da Filosofia Contemporânea 3 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira uma prática de leitura aprofundada e de interpretação crítica de textos filosóficos contemporâneos. |
Ementa: Estudo de tema ou temas específicos e pontuais da Filosofia Contemporânea (Filosofias da diferença, críticas do humanismo, a noção de evento, etc.). |
1001723 - Teoria do Conhecimento 3 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira o conhecimento de um (ou mais) dentre os principais representantes ou questões do pensamento filosófico e científico, com perspectiva histórica. |
Ementa: Estudos de um e/ou mais autores clássicos, desde os mais importantes da Antiguidade greco-romana até a época da Revolução Científica, tendo por fio condutor as conexões entre os problemas epistemológicos e metodológicos e as demais áreas da tradição filosófica e/ou as contribuições recentes da história e Filosofia das ciências. |
1002143 - História da Filosofia Moderna 6 |
Objetivos: Fazer com que o estudante adquira conhecimentos críticos acerca de um (ou mais) dentre os principais representantes do pensamento filosófico moderno, de forma a complementar o conteúdo trabalhado em História da Filosofia Moderna 1 e 2. |
Ementa: Filosofia alemã clássica: Kant. |
180386 - Filosofia da Biologia |
Objetivos: 1. Fornecer uma visão sintética e crítica das relações das ciências biológicas atualmente e/ou ao longo de sua história, com outros ramos do conhecimento, principalmente no campo das ciências humanas e da filosofia. 2. Discutir os princípios, os fundamentos e os modos de produção e validação do conhecimento biológico. 3. Identificar e analisar criticamente as questões controversas sobre as quais se concentraram, na história recente, os debates internos às teorias biológicas, principalmente no que diz respeito às implicações e desdobramentos da teoria evolucionária. |
Ementa: 1. o que é filosofia da biologia. histórico e panorama atual. 2. fundamentos e princípios da teoria da evolução. 3. darwinismo e neo-darwinismo. 4. gradualismo e saltacionismo. 5. altruísmo e seleção sexual. 6. evolução humana: alcance e limites da representação biológica do homem. 7. sociobiologia. 8. epistemologia evolucionária e ética evolucionária. |
180840 - História da Psicologia e dos Sistemas Psicológicos: Psicanálise 2 |
Objetivos: O eixo do curso será uma reflexão em torno das concepções fundamentais da metapsicologia, com destaque para o conceito estritamente freudiano de representação, cuja articulação com o conceito de pulsão compõe o núcleo de teorização freudiano. A elucidação destes conceitos deve permitir uma recontextualização de teses problemáticas da psicanálise, tentando recuperar o sentido original que Freud lhes atribuiu. Os objetivos principais serão: 1) Aprofundar algumas questões relativas ao alcance e ao sentido das teses psicanalíticas, bem como à sua relação e/ou filiação para com outras disciplinas; 2) Estimular uma reflexão pessoal do aluno sobre estas questões e uma tomada de posição frente aos problemas que atravessam a teoria e as práticas psicanalíticas; 3) Fornecer uma visão mais consistente do pensamento freudiano, de modo a permitir e instrumentar uma postura crítica frente às correntes que dele se originam. |
Ementa: 1. O conceito de neurose e sua redefinição em Freud. 2. Da neurologia à psicanálise: afasia e histeria. 3) Da neurologia à psicanálise: do "Projeto de 1895" à "Interpretação dos Sonhos". 4. O ponto de vista energético. 5. O conceito de representação afetiva. 6. Representação de coisa e representação de palavra: do estudo sobre as afasias ao artigo metapsicológico sobre o inconsciente. 7. Inconsciente, representação e pulsão. 8. Narcisismo: gênese do eu e gênese do objeto, como representações. 9. Édipo, castração e pulsão de morte. 10. A especificidade do conceito freudiano de representação. |
180971 - História da Psicologia e Sistemas Psicológicos: Behaviorismo |
Objetivos: Esta disciplina deverá habilitar o aluno a compreender as principais características da abordagem behaviorista radical, incluindo sua história, pressupostos teóricos e epistemológicos e impacto sobre o desenvolvimento da psicologia e da filosofia da mente. A disciplina deverá também habilitar o aluno a compreender o modelo causal de seleção pelas conseqüências e sua aplicação à interpretação do comportamento individual e social. Espera-se também que o aluno distinga o behaviorismo radical de outras variantes de behaviorismo, como behaviorismo metodológico e cognitivo. |
Ementa: Funcionalismo psicológico e o surgimento do behaviorismo. Positivismo lógico e behaviorismo metodológico. B. F. Skinner e o behaviorismo radical. O modelo de seleção pelas conseqüências. Eventos privados. Comportamento verbal e comportamento governado por regras. A concepção behaviorista radical da cognição. A visão behaviorista radical da ética e da política. |
180181 - Formação do Pensamento Filosófico Moderno |
Objetivos: O objetivo principal consiste em iniciar o estudante nos principais tópicos da filosofia moderna. Destaca-se nesta tarefa o desenvolvimento da capacidade crítica e argumentativa, tornando os estudantes aptos a se orientarem nas principais tendências da filosofia contemporânea, em particular no que se refere às suas relações com o contexto histórico-social. |
Ementa: 1.o racionalismo moderno: a) contexto histórico-intelectual; b) galileu e descartes; c) o empirismo inglês. 2. a filosofia das luzes: a) contexto histórico-intelectual; b) rousseau e o iluminismo; c) kant e o idealismo alemão. 3. dialética e positivismo: a) hegel; b) comte; c) marx. 4. tendências contemporâneas da filosofia. |
180041 - Introdução à Filosofia |
Objetivos: O objetivo geral da disciplina "Introdução à Filosofia" é iniciar o estudante nos principais tópicos de reflexão filosófica. Destaca-se nesta tarefa o desenvolvimento das capacidades crítica e argumentativa dos estudantes, permitindo que estes últimos superem gradualmente a visão ingênua da realidade, seja no campo profissional, seja no seu cotidiano. |
Ementa: I. O Racionalismo Moderno: a) o cartesianismo e a idéia da física matemática; b) Maquiavel e o poder como força; c) Hobbes: a idéia do mecanismo universal e o poder absoluto. II. A Filosofia das Luzes: a) a hegemonia do empirismo inglês na análise do conhecimento; b) a filosofia política na França: Montesquieu e Rousseau; c) Kant: A razão pura e a razão política. III. Dialética e Positivismo: a) Augusto Comte: ciência e sociedade; b) Karl Marx: teoria e prática; c) Dialética, Hermenêutica e Filosofia Analítica no século XX. |
DCSo - Departamento de Ciências Sociais
167002 - Introdução às Ciências Sociais |
Objetivos: 1. Fornecer aos alunos uma visão geral das Ciências Sociais: a) Da constituição do social: estrutura e mudanças. b) Da relação homem e sociedade, sociedade e classes.2. Compreender a cultura e a sociedade pela diversidade. |
Ementa: 1. O mundo moderno e o advento das Ciências Sociais. 2. A constituição do social: estrutura e mudança social; relações homem e sociedade; a sociedade de classes. 3. Cultura e Sociedade: compreensão e hierarquização das diferenças culturais. 4. Poder e sociedade: compreensão das relações de poder e dominação; concepções de Estado; as dimensões da cidadania. |
164003 - Economia Geral |
Objetivos: INTRODUZIR OS ALUNOS NOS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS PELOS CIENTISTAS ECONÔMICOS E ALGUMAS DAS TEORIAS DENTRO DESTA ÁREA DO CONHECIMENTO. |
Ementa: 1. OBJETO E MÉTODO DA ECONOMIA POLÍTICA. 2. MOEDA E MERCADO. 3. ECONOMIA DE MERCADO. MERCADORIA. PREÇOS. MOEDA. MERCADO. INFLAÇÃO. 4. ECONOMIA CAPITALISTA. CAPITAL. EMPRESA. TRABALHO. 5. ACUMULAÇÃO. MONOPOLIZAÇÃO INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. 6. ESTADO E ECONOMIA. INTERVENCIONISMO E NEOLIBERALISMO. 7. RESULTADOS DA PRODUÇÃO. INDICADORES: PIB, RM, I, C, CONTAS EXTERNAS. |
DMP - Departamento de Morfologia e Patologia
330175 - MICROBIOLOGIA APLICADA À ÁREA TECNOLÓGICA |
Objetivos: PROPORCIONAR AO ALUNO CONHECIMENTOS BÁSICOS RELATIVOS A MICROBIOLOGIA NA ÁREA TECNOLÓGICA |
Ementa: - INTRODUÇÃO À MICROBIOLOGIA (CAMPO DE AÇÃO E HISTÓRIA DA MICROBIOLOGIA) - PRINCIPAIS GRUPOS DE MICRORGANISMOS - MÉTODOS DE PREPARO DE MICRORGANISMOS (PREPARAÇÕES A FRESCO E CORADAS) - NOÇÕES DE MICROSCOPIA E MÉTODOS DE COLORAÇÃO - CRESCIMENTO E CULTIVO DE MICRORGANISMOS - ISOLAMENTO E CULTIVO DE MICRORGANISMOS DIVERSOS - MÉTODO DE OBTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE CULTURAS PURAS - CONTROLE DE MICRORGANISMOS - MÉTODOS FÍSICOS - MÉTODOS QUÍMICOS - MICROBIOLOGIA APLICADA À ÁREA TECNOLÓGICA - MICROBIOLOGIA AMBIENTAL (SOLO, AR, ÁGUA E ESGOTO) - PESQUISA DE PATÓGENOS EM PRODUTOS INDUSTRIAIS - APLICAÇÕES INDUSTRIAIS DE MICRORGANISMOS - CORROSÃO MICROBIANA |
DEs - Departamento de Estatística
155039 - Amostragem |
Objetivos: Transmitir aos alunos as ideias básicas da amostragem estatística, enfocar os esquemas amostrais mais utilizados e os principais problemas enfrentados na aplicação de tais técnicas. |
Ementa: Noções básicas de amostragem e formulação de questionários. Aleatorização. Amostragem Casual Simples. Estimador Razão e Regressão. Amostragem Estratificada. Amostragem Sistemática. Amostragem por conglomerados em até dois estágios. |
1001912 - Análise de Dados Categóricos |
Objetivos: Apresentar métodos de análise estatística aplicados a variáveis categóricas. |
Ementa: Distribuições de Probabilidade para Dados categóricos. Inferência estatística em dados categóricos. Tabelas de contingência. Modelos Loglineares para Tabelas de Contingência. |
158100 - Análise de Sobrevivência e Confiabilidade |
Objetivos: Apresentar aos alunos uma noção geral de análise de dados de sobrevivência e, capacitá-los a utilizar modelos paramétricos e não paramétricos, buscando sua formulação e aplicação. |
Ementa: Métodos Não-Paramétricos para estimação da função de sobrevivência. Modelos Paramétricos: distribuição exponencial, gama e Weibull e lognormal. Modelos de Regressão Paramétricos: exponencial, Weibull e valor extremo. Análise de resíduos. Modelagem via função de risco: modelo de Cox e modelo de taxa acelerada. Testes Acelerados: conceitos básicos, relação estresse-resposta e aplicações. |
1001116 - Análise Descritiva e Exploratória de Dados |
Objetivos: Propiciar aos alunos um primeiro contato com dados reais, com apresentação dos principais métodos de técnicas descritivas para a descrição, exploração, análise e interpretação de dados. Introduzir o uso de pacotes estatísticos. |
Ementa: Classificação de variáveis e tipos de escala. Apresentação e organização de dados. Medidas resumo. Procedimentos de representação gráfica, Associação entre variáveis. |
1001740 - Aprendizado Estatístico |
Objetivos: Esta disciplina visa aprofundar o conhecimento do aluno em conceitos básicos de aprendizado estatístico, como regularização, suavização e modelos de grafos. |
Ementa: Visão geral, Regularização, Métodos de suavização, Modelos aditivos, Modelos de regressão adaptativos multivariados via splines (MARS), Redes Bayesianas Modelos de grafos não direcionados. |
156418 - Atuária Geral |
Objetivos: Dar ao aluno ferramentas para analisar dados na área de consultoria em questões de seguros, planos de previdência e planos de saúde e investimentos de capital. |
Ementa: Juros e amortizações. Componentes aleatórios de um processo de risco. Seguros de vida: tábuas de mortalidade, tipos de contratos, cálculo de prêmios, reservas. Seguros em geral: modelos de risco individual e coletivo. Probabilidade de ruína. Resseguros. Modelos de investimento econômico: seleção de portfólios. |
153435 - Estatística Não Paramétrica |
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deve saber identificar o uso de testes não-paramétricos e lidar de forma apropriada com problemas práticos. |
Ementa: Medidas de associação para variáveis contínuas e categóricas, estimação de distribuições e densidades via kernel, testes de aderência e de adequabilidade para a distribuição normal, testes baseados em postos, análise de variância de um e dois fatores, testes de dispersão. |
1001088 - Fundamentos de Probabilidade |
Objetivos: Aprofunda alguns conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Apresentar conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, desenvolver o formalismo e o raciocínio matemático com aplicações no cálculo de probabilidades. |
Ementa: Fundamentos de funções de uma variável, sequências numéricas e progressões. Conjuntos e funções indicadoras: operações e propriedades. Análise combinatória: princípios de contagem, números binomiais e multinomiais. Conceitos e propriedades de probabilidade, axiomas da probabilidade. Probabilidade condicional, independência de eventos e Teorema de Bayes. |
1001736 - Inferência Estatística |
Objetivos: Apresentar aos alunos a metodologia relativa à estimação pontual, estimação intervalar e teste estatístico de hipóteses, fundamentando, assim, o conteúdo abordado na disciplina Introdução à Inferência Estatística. |
Ementa: Conceitos iniciais: distribuições amostrais, suficiência e família exponencial. Estimação pontual. Intervalo de confiança. Teste de hipóteses. |
1001919 - Métodos Computacionalmente Intensivos em Estatística |
Objetivos: Proporcionar ao aluno a compreensão da teoria e aplicações dos principais métodos computacionalmente intensivos para Inferência Estatística, incluindo estimações pontual e intervalar e testes de hipóteses, seja sob a perspectiva frequentista ou Bayesiana, apresentar medidas para quantificar incertezas associadas a esses métodos de Estatística Computacional e estudar estratégias para redução da variabilidade de estimadores obtidos ou para melhoria da eficiência dos algoritmos apresentados. |
Ementa: Método escore de Fisher. Método Delta e propagação de erros. Algoritmo EM, seu uso na família exponencial e cálculo de erro padrão. Métodos de reamostragem: testes de permutação, Jackknife and Bootstrap, validação cruzada. Simulação estocástica: Monte Carlo via cadeia de Markov, amostragem de Gibbs, algoritmo de Metropolis-Hastings. Convergência e qualidade dos métodos computacionais. Aplicações em Estatística de computação em paralelo. |
1001115 - Probabilidade 1 |
Objetivos: Apresentar os tipos de variáveis aleatórias, modelos de probabilidade univariados, discretos e contínuos, medidas descritivas de distribuições e reconhecer situações que levam aos diferentes modelos de probabilidade. |
Ementa: Variável aleatória, esperança variância, medidas de assimetria e curtose de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Modelos discretos de probabilidade. Modelos contínuos de probabilidade. Função geradora de momentos e momentos de variáveis aleatórias. Transformações de uma variável aleatória. |
152137 - Processos Estocásticos |
Objetivos: Fornecer os elementos básicos da teoria das distribuições associadas às sequências de variáveis aleatórias, com ênfase em Cadeias de Markov. |
Ementa: Processos Estocásticos. Cadeias de Markov Discretas. Cadeias de Markov Contínuas. Introdução à Teoria das Filas. |
1001739 - Programação Estatística |
Objetivos: Apresentar ao aluno o impacto de representações numéricas nos resultados de algoritmos de análise estatística. Desenvolver nos alunos habilidades de programação, visualização e preparação de dados. Discutir conceitos de aleatoriedade e pseudoaleatoriedade em algoritmos. Ilustrar conceitos de inferência através de simulação estocástica. |
Ementa: Representações numéricas, erros de truncamento e arredondamento. Organização e preparação de dados em pacotes estatísticos. Geração de números pseudoaleatórios uniformes e não uniformes. Métodos de inversão, aceitação-rejeição e transformações de variáveis aleatórias. Conceitos de inferência através de simulação estocástica. Integrações numérica e de Monte Carlo. |
1001915 - Tópicos em Análise de Regressão |
Objetivos: Dar oportunidade ao aluno o conhecimento de modelos específicos de regressão. |
Ementa: Métodos Robustos de Regressão; Regressão não Paramétrica; Regressão Via Splines; Regressão Não Linear. |
DF - Departamento de Física
92380 - Mecânica Estatística |
Objetivos: PROPICIAR AOS ESTUDANTES, UMA COMPREENSÃO MAIS PROFUNDA DA TERMODINÂMICA E DA MECÂNICA ESTATÍSTICA DE EQUILÍBRIO, BEM COMO INTRODUZÍ-LOS EM TEMAS RELEVANTES DA MECÂNICA ESTATÍSTICA DE NÃO-EQUILÍBRIO E TÓPICOS ATUAIS DA PESQUINA NA ÁREA. |
Ementa: RELAÇÕA ENTRE A MECÂNICA ESTATÍSTICA E A TERMODINÂMICA; ELEMENTOS DA TEORIA DOS "ENSEMBLES": MICROCANÔNICO, CANÔNICO E MACROCANÔNICO; SISTEMAS DE PARTÍCULAS NÃO-INTERAGENTES: ESTSTÍSTICAS DE MAXWELL-BOLTZMANN, DE BOSE-EINSTEIN, DE FERMI-DIRAC E CORRELAÇÕES QUÂNTICAS; APLICAÇÕES: GASES DILUÍDOS, PARAMAGNETISMO, GÁS DE FÓTONS, CALOR ESPECÍFICO DE SÓLIDOS, GÁS DE ELÉTRONS; SISTEMAS DE PARTÍCULAS INTERAGENTES E TRANSIÇÕES DE FASE; PROCESSOS IRREVERSÍVEIS: A EQUAÇÃO DE BOLTZMANN, MOVIMENTO BROWNIANO E A EQUAÇÃO DA DIFUSÃO; AS EQUAÇÕES DE FOKKER-PLANCK E DE CHANDRASEKAR. TEORIA DO GRUPO DE RENORMALIZAÇÃO. TEOREMA DA FLUTUAÇÃO-DISSIPAÇÃO. |
92240 - Eletromagnetismo 1 |
Objetivos: DESENVOLVER NO ESTUDANTE HABILIDADE NA APLICAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS COMO ANÁLISE VETORIAL, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A DERIVADAS PARCIAIS E PROBLEMAS DE CONTORNO, ASSIM COMO UMA VISÃO MAIS DIRETA DOS FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS, INTRODUZIDOS EM FÍSICA C, ESPECIALMENTE PELO TRATAMENTO DE PROBLEMAS MENOS IDEALIZADOS. FAZÊ-LOS COMPREENDER O CONJUNTO DAS EQUAÇÕES DE MAXWELL, SENTINDO-AS OPERAR EM VÁRIAS CIRCUNSTÂNCIAS. |
Ementa: 01. EQUAÇÕES DO CAMPO ELETROSTÁTICO;02. CAMPOS ELETROSTÁTICOS EM MEIOS MATERIAIS;03. ENERGIA ELETROSTÁTICA;04. CORRENTE ELÉTRICA;05. EQUAÇÕES DO CAMPO MAGNETOSTÁTICO;06. CAMPOS MAGNETOSTÁTICOS EM MEIOS MATERIAIS;07. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA;08. EQUAÇÕES DE MAXWELL. |
DEMec - Departamento de Engenharia Mecânica
590029 - Representação Gráfica de Sistemas Mecânicos |
Objetivos: Aprimorar a visão espacial por meio da representação gráfica de sistemas mecânicos e desenvolver habilidades para conceber modelos, protótipos e projetos. |
Ementa: Conceitos fundamentais envolvendo tolerâncias dimensionais e tolerâncias geométricas. Desenhos de conjuntos. Desenho de elementos de máquinas. Elementos de ligação roscada: parafusos, porcas e arruelas. Outros elementos de ligação: chavetas, pinos e cupilhas. Elementos de ligação permanente: rebites e soldas. Elementos de transmissão: roscas, mancais, engrenagens, correntes, rodas dentadas, polias e correias. Representação detalhada e representação simplificada. Utilização de recurso CAD. |
590045 - Estática Aplicada às Máquinas |
Objetivos: PROPORCIONAR CONTATO COM PROBLEMAS DE ENGENHARIA MECÂNICA ATRAVÉS DO ESTUDO DOS CONCEITOS DA ESTÁTICA APLICADA ÀS MÁQUINAS E ESTRUTURAS. |
Ementa: NOÇÕES DE GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS. SISTEMA DE UNIDADES. FORÇAS E MOMENTOS DE FORÇAS. BINÁRIOS. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL E DE CORPOS RÍGIDOS. ATRITO. REAÇÕES E TIPOS DE APOIO DE ESTRUTURAS E ELEMENTOS DE MÁQUINAS. ANÁLISE DE ESTRUTURAS E MÁQUINAS. ESFORÇOS INTERNOS (DIAGRAMAS). PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS E NOÇÕES DE ESTABILIDADE. CENTROS DE MASSA. PROPRIEDADES DE INÉRCIA. |
590053 - Mecânica dos Meios Contínuos |
Objetivos: Caracterizar um meio contínuo e apresentar os fundamentos matemáticos necessários à descrição da variação de propriedades físicas e dos movimentos absolutos e relativos das partículas de um meio contínuo. |
Ementa: Definição de meio contínuo. Descrição e equações do movimento. Estacionariedade. Descrição da deformação e da tensão no meio contínuo. Equações de compatibilidade. Equações constitutivas. Equações de conservação e balanço. |
590061 - Dinâmica das Máquinas |
Objetivos: Introduzir as primeiras noções sobre o comportamento dinâmico das máquinas e de elementos de máquinas em problemas de Engenharia Mecânica. |
Ementa: Cinemática das partículas. Sistemas de Partículas. Forças variáveis. Leis de Newton e aplicações. Impulso e quantidade de movimento. Trabalho e energia. Cinemática dos Elementos de Máquinas. Graus de liberdade. Equações de Newton-Euler. Ângulos de Euler. Dinâmica dos Elementos de Máquinas. Movimentos planos. Movimentos espaciais. |
590070 - Projeto Mecânico Integrado |
Objetivos: Aplicar os conceitos de física básica, matemática, CAD, estática e dinâmica das máquinas na síntese e análise de mecanismos de barras, cames e trens de engrenagens. Desenvolvimento de noções de projeto mecânico. |
Ementa: Tipos de mecanismos. Diagramas cinemáticos. Análise de mobilidade. Análise de posições, velocidades e acelerações de mecanismos de barras. Curvas para perfil de cames. Diagramas svaj. Associações de engrenagens simples e compostas. Planetários. Diferenciais. Desenvolvimento do projeto cinemático de um mecanismo. |
590096 - Instrumentação e Sistemas de Medidas |
Objetivos: FORNECER AOS ALUNOS ENTENDIMENTO SOBRE PRINCÍPIOS DE MEDIDAS EM PROCESSO DISCRETOS E CONTÍNUOS, CONCEITOS ESTATÍSTICOS E DE INCERTEZA DE MEDIDAS, SISTEMAS E DISPOSITIVOS PARA AQUISIÇÃO DIGITAL, TRATAMENTO E ARMAZENAMENTO DE SINAIS, E INTRODUÇÃO DOS PRINCIPAIS SENSORES PARA APLICAÇÕES INDUSTRIAIS E EM MECÂNICA EM GERAL. |
Ementa: CONCEITOS DE TRANSFORMAÇÃO ENTRE GRANDEZAS FÍSICAS. CARACTERÍSTICAS ESTÁTICAS E DINÂMICAS DE SISTEMAS DE MEDIDAS. CALIBRAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA DE SENSORES. CIRCUITOS E COMPONENTES ELETRO-ELETRÔNICOS PARA CONVERSÃO ENTRE SINAIS ELÉTRICOS ANALÓGICOS E DIGITAIS. DISPOSITIVOS DE PROCESSAMENTO, AQUISIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE SINAIS ELÉTRICOS ANALÓGICOS E DIGITAIS. SENSORES PARA APLICAÇÕES DA ENGENHARIA MECÂNICA. |
590100 - Projeto de Elementos de Máquinas |
Objetivos: PROPORCIONAR CONHECIMENTOS BÁSICOS SOBRE PROJETOS MECÂNICOS E COMPORTAMENTO DOS MATERIAIS SOB A AÇÃO DE CARGAS ESTÁTICAS E VARIÁVEIS. DAR SUPORTE AO PROJETO, DIMENSIONAMENTOS E UTILIZAÇÃO CONJUNTA DOS ELEMENTOS DE MÁQUINAS (EIXOS, UNIÕES E MANCAIS). |
Ementa: NOÇÕES BÁSICAS SOBRE PROJETOS. RESISTÊNCIA E PROPRIEDADES DOS MATERIAIS. FADIGA DOS MATERIAIS. DIMENSIONAMENTO DE EIXOS. UNIÕES EIXO-CUBO. UNIÕES EIXO-EIXO. MANCAIS. PARES DE ROLAMENTO. DESENVOLVIMENTO DE PROJETO INTEGRANDO OS ELEMENTOS ESTUDADOS. |
590126 - Interfaces Eletromecânicas |
Objetivos: APRESENTAR CIRCUITOS E COMPONENTES ELETRO-ELETRÔNICOS DE POTÊNCIA, CHAVEAMENTO E ISOLAMENTO. INTRODUZIR PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO E DE ACIONAMENTO DOS DIVERSOS TIPOS DE MOTORES ELÉTRICOS UTILIZADOS EM APLICAÇÕES DA ENGENHARIA MECÂNICA. |
Ementa: COMPONENTES BÁSICOS E CIRCUITOS DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA, CHAVEAMENTO E ISOLAMENTO. PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO E FORMA DE ACIONAMENTO DE: MOTORES TRIFÁSICOS; MOTORES MONOFÁSICOS; MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA COM E SEM ESCOVAS; E MOTORES DE PASSO. RELÉS E SOLENÓIDES. SERVOMECANISMOS. |
590134 - Sistemas de Controle para Engenharia Mecânica |
Objetivos: INTRODUZIR AS TEORIAS CLÁSSICAS DE CONTROLE AUTOMÁTICO QUE SERVEM COMO FERRAMENTAS NA ANÁLISE E PROJETO DOS SISTEMAS DE CONTROLE. CONCEITUAR O COMPORTAMENTO DOS SISTEMAS DINÂMICOS SOB O ASPECTO QUANTITATIVO. ALERTAR SOBRE AS NECESSIDADES DOS SISTEMAS EM TERMOS DE RESTRIÇÕES NO TEMPO (CONTROLE). SISTEMATIZAR A ANÁLISE DO DESEMPENHO DE SISTEMAS DE CONTROLE. APRESENTAR AS TÉCNICAS DE PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE. FAMILIARIZAR O ALUNO NA UTILIZAÇÃO DE SOFTWARE APLICATIVO PARA SIMULAR SISTEMAS DE CONTROLE. |
Ementa: INTRODUÇÃO. MODELOS MATEMÁTICOS DE SISTEMAS FÍSICOS. LINEARIZAÇÃO E RESOLUÇÃO POR TRANSFORMADA DE LAPLACE. FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA E MODELOS ENTRADA-SAÍDA. COMPORTAMENTO DINÂMICO DE SISTEMAS EM MALHA ABERTA. COMPORTAMENTO DINÂMICO DE SISTEMAS EM MALHA FECHADA. ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE SISTEMAS DINÂMICOS. MÉTODOS DE RESPOSTA FREQUÊNCIA. TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES PID. |
590142 - Vibrações Mecânicas |
Objetivos: Apresentar os fundamentos de vibrações mecânicas de sistemas discretos com um ou vários graus de liberdade e de sistemas contínuos, com aplicações em medição e análise de vibrações de máquinas e estruturas. |
Ementa: Fundamentos de vibrações. Vibração livre e vibração forçada de sistemas com um grau de liberdade. Vibração de sistemas com dois ou vários graus de liberdade. Vibração em sistemas contínuos. Controle de vibração. Medição de vibração e aplicações. |
590150 - Princípios de Usinagem |
Objetivos: Fornecer ao aluno os fundamentos relacionados aos processos convencionais de usinagem, conformação plástica e também processos não-convencionais de fabricação mecânica. |
Ementa: Processos de usinagem: torneamento, fresamento, furação, retificação, brunimento, aplainamento, brochamento e roscamento. Teoria da plasticidade, encruamento e recristalização. Processos de conformação plástica de volumes: laminação, forjamento, extrusão e trefilação. Conformação de chapas: estampagem, corte e dobramento. Introdução aos processos de fabricação metalúrgica. Processos não-convencionais de fabricação: eletroerosão, corte por jato de água e jato abrasivo, corte a plasma, a laser e por feixe de elétrons, manufatura aditiva e outros. |
590207 - Fundamentos de Fabricação Mecânica |
Objetivos: Fornecer aos alunos conhecimentos necessários para o planejamento e análise dos processos em uma operação de fabricação mecânica. |
Ementa: Revisão: metrologia e processos de fabricação. Princípios de cotagem. Sistemas de Referência. Escolha de operações de usinagem. Princípios de DFA e DFM. Cadeia dimensional. Métodos de Inspeção. Controle Estatístico de Processo. Atividades práticas relacionadas aos conceitos abordados na disciplina. |
590215 - Sistemas Frigoríficos |
Objetivos: DESENVOLVER A PERCEPÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA REFRIGERAÇÃO E CONDICIONAMENTO DE AR, CONSIDERANDO OS SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS DE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA (PRIMEIRA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA, O CONCEITO DE ENTROPIA, PROCESSOS IRREVERSÍVEIS, DIFUSÃO, BALANÇO DE MASSA) E FORNECER OS ELEMENTOS BÁSICOS PARA QUE O ALUNO TENHA ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS DE PSICROMETRIA E TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS VISANDO O CONFORTO TÉRMICO E O PROJETO DE SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO. POSSIBILITAR A UTILIZAÇÃO DAS CARTAS PSICROMÉTRICAS E A CONSTRUÇÃO DE DIAGRAMAS DE ESTADOS DE EQUILÍBRIO (P-H, T-S) DE GASES REFRIGERANTES (R134A, R22, R717, R12, R13, NH3, ETC.). EXPLORAR APLICAÇÕES DA TERMODINÂMICA COM ÊNFASE EM PROCESSOS IRREVERSÍVEIS, GERANDO CAPACITAÇÃO NO PROJETO DE SISTEMAS REAIS DE CONDICIONADORES DE AR E REFRIGERADORES. |
Ementa: CICLOS FRIGORÍFICOS DE SIMPLES ESTÁGIOS DE PRESSÃO. PSICROMETRIA. COMPRESSORES DE REFRIGERANTES. EVAPORADORES E SERPENTINAS. CONDENSADORES. VÁLVULAS. TUBULAÇÕES. REFRIGERANTES E CARGA TÉRMICA. |
590231 - Projeto de Máquinas |
Objetivos: Aplicação de técnicas e conceitos de projeto mecânico de máquinas e de elementos de máquinas. |
Ementa: Orientações sobre projeto mecânico em geral e sobre a utilização de normas relacionadas. Seleção de um projeto mecânico; Definição de funções e características do sistema mecânico, condições de instalação e recursos de fabricação. Desenvolvimento do projeto selecionado com a aplicação de conceitos adquiridos em outras disciplinas já cursadas; Concepção da máquina e dimensionamento de seus elementos; Projeto e desenhos de conjunto e de detalhamento utilizando recursos computacionais. Relatórios de projeto. |
590240 - Trocadores de Calor |
Objetivos: O objetivo desta disciplina é consolidar os fundamentos de transferência de calor para o embasamento necessário ao projeto de trocadores de calor. |
Ementa: Classificação e tipos de trocadores de calor. Coeficiente global de transferência de calor. Método da Diferença Média Logarítmica de Temperaturas (DMLT). Dimensionamento de trocadores de calor pelo método da efetividade-NUT (e-NUT). Análise de evaporadores e condensadores. Atividades práticas de projeto de trocadores de calor. |
590223 - Manufatura Assistida por Computador |
Objetivos: APRESENTAR AOS ALUNOS CONCEITOS DE MANUFATURA ASSISTIDA POR COMPUTADOR, SUA IMPORTÂNCIA NA CADEIA CAD/CAM/CNC E NO PLANEJAMENTO DA MANUFATURA. HABILITAR OS ALUNOS A REALIZAR PROGRAMAÇÕES BÁSICAS EM SOFTWARES DE CAM E OPERAÇÃO DE CENTROS DE USINAGEM. |
Ementa: CADEIA CAD/CAM/CNC; REVISÃO: TECNOLOGIA CAD, PROCESSOS DE USINAGEM. CENTRO DE USINAGEM/CNC. PROGRAMAÇÃO CNC: FRESAMENTO, TORNEAMENTO. GERAÇÃO DE PROGRAMAS UTILIZANDO SOFTWARE CAM. ATIVIDADES PRÁTICAS RELACIONADAS AOS CONCEITOS ABORDADOS NA DISCIPLINA. |
590371 - Análise e Modelagem de Sistemas Dinâmicos |
Objetivos: POSSIBILITAR A MODELAGEM, FORMULAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA RELACIONADOS COM SISTEMAS MECÂNICOS. |
Ementa: NOÇÕES DE GRANDEZAS ESCALARES E VETORIAIS. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL E DE CORPOS RÍGIDOS. BARRAS E VIGAS SUBMETIDAS A CARREGAMENTOS DE FORÇA NORMAL, FLEXÃO E TORÇÃO. ESFORÇOS INTERNOS (DIAGRAMAS). CONCEITOS DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO. |
590452 - Dimensionamento e Tolerâncias Geométricas |
Objetivos: Apresentar a linguagem gráfica de dimensionamento e tolerâncias geométricas como ferramenta para o projeto, fabricação e montagem de componentes mecânicos, bem como produzir meios para a avaliação de tolerâncias dimensionais e geométricas. |
Ementa: Fundamentos do dimensionamento geométrico. Símbolos, termos e regras. Condições de máximo e de mínimo material. Referências. Tolerâncias de forma. Tolerâncias de orientação. Tolerâncias de localização. Tolerâncias de batida. Tolerâncias de perfil. Inspeção de tolerâncias geométricas. |
590487 - Motores de Combustão Interna 1 |
Objetivos: O objetivo desta disciplina é ensinar os fundamentos da análise termodinâmica dos motores de combustão interna, assim como os subsistemas que os compõem. São vistas também as aplicações dessas máquinas térmicas para geração de potência. |
Ementa: Introdução ao estudo de motores de combustão interna. Análise termodinâmica de motores de combustão interna. Combustíveis para motores. Preparação da mistura ar/combustível. |
590568 - Tecnologia Mecânica 1 |
Objetivos: Proporcionar ao estudante noções básicas sobre assuntos de uso cotidiano na indústria, alinhando os conhecimentos entre os alunos de ensino médio convencional e aqueles provenientes de cursos técnicos. |
Ementa: Proporcionar ao estudante noções básicas sobre assuntos de uso cotidiano na indústria, alinhando os conhecimentos entre os alunos de ensino médio convencional e aqueles provenientes de cursos técnicos. |
590509 - Método dos Elementos Finitos Aplicados a Problemas de Engenharia |
Objetivos: Capacitar o estudante em tarefas de modelagem e simulação de problemas de engenharia utilizando como ferramenta de solução o Método dos Elementos Finitos (MEF). |
Ementa: Conceitos fundamentais de análise por elementos finitos. Discretização do domínio em elementos finitos. Principais tipos de elementos 1D, 2D e 3D. Seleção de modelos de materiais. Definição de condições de contorno representativas de problemas típicos. Definição de carregamentos. Tipos de análise. Desenvolvimento de projeto(s) de análise de componentes mecânicos. Práticas em software comercial. |
590517 - Métodos Numéricos em Tecnologia Mecânica |
Objetivos: Apresentar aplicações de métodos numéricos na solução de problemas típicos dos processos de fabricação mecânica. |
Ementa: Análise dinâmica dos corpos deformáveis. Modelos hiperelásticos e hipoelásticos usuais na simulação de processos com grandes deformações e grandes deslocamentos. Equações constitutivas para materiais frágeis, consideração de anisotropia e plasticidade. Implementações e aplicações computacionais. |
590622 - Processos Abrasivos |
Objetivos: O curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre diversos processos abrasivos, de forma que o estudante seja capaz de escolher de maneira independente o processo e as condições de corte adequadas em função do material e dos requisitos da peça a ser fabricada. |
Ementa: Os seguintes temas deverão ser abordados: mecanismos de remoção de material; parâmetros característicos (espessura do cavaco, taxa de remoção de material, energia específica) e sua influência sobre a qualidade da peça (rugosidade e geometria); força e potência;escolha da ferramenta e avaliação do desgaste: tipos de abrasivo e ligante;refrigeração e lubrificação; processos: retificação, brunimento, lapidação, polimento. |
1000515 - Introdução a Manufatura Aditiva |
Objetivos: O curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos básicos sobre manufatura aditiva, de maneira que o estudante esteja apto a avaliar, para diferentes aplicações, as variações de processo, os tipos de material possíveis de serem trabalhados e o projeto da peça, sendo que neste último item devem ser discutidos aspectos relacionados a ferramentas de preparação, de impressão e de análise. |
Ementa: Os seguintes temas deverão ser abordados: revisão de processos de fabricação convencionais, princípios básicos e tipos de processo na manufatura aditiva, materiais possíveis de serem aplicados, acabamento da peça, tipos de máquinas/impressoras, ferramentas computacionais, aplicações de peças fabricadas por manufatura aditiva e projeto de peças para manufatura aditiva. |
1000850 - Lubrificação e Lubrificantes |
Objetivos: Transmitir conhecimentos acerca das propriedades químicas e físicas dos diferentes tipos de lubrificantes, bem como da sua correta aplicação nos mais variados equipamentos mecânicos. |
Ementa: Petróleo: refinação, ensaios, especificações, terminologia. Propriedades dos óleos lubrificantes. Sistemas de Classificação SAE e API. Graxas Lubrificantes. Fundamentos em Lubrificação: tipos de atrito, óleos para motores de combustão interna, engrenagens e sistemas hidráulicos. Lubrificação de compressores. Filtros de limpeza dos sistemas e períodos de troca de óleo. Manipulação e armazenagem dos lubrificantes. Planos de lubrificação para equipamentos diversos. |
1000829 - Ventilação Industrial |
Objetivos: O curso objetiva na formação de um profissional habilitado para responder as necessidades relativas ao uso de ventilação mecânica à segurança, saúde ocupacional e conforto térmico. O aluno estará habilitado a atuar na identificação, manutenção e projetar sistemas de ventilação mecânica diluidora e exaustora. |
Ementa: Conceitos fundamentais. Composição do ar e principais poluentes. Conforto térmico por circulação do ar. Sistema de ventilação geral diluidora e local exaustora. Dimensionamento de dutos para condução do ar. Especificação de ventiladores e componentes. Balanceamento de sistemas de ventilação local exaustora. Especificações de ciclones, filtros e lavadores de gases. |
1001182 - Visão Computacional para Robótica Industrial |
Objetivos: Introduzir ao aluno as teorias e métodos de processamento de imagens em visão computacional e suas aplicações em processos e robótica industrial. |
Ementa: Introdução à robótica industrial. Formação de imagens digitais. Ruídos, filtros e pré-processamento. Segmentação e extração de características. Reconhecimento e classificação de padrões. Visão tridimensional: conceitos básicos; dispositivos; aplicações. |
1002183 - Termodinâmica Aplicada |
Objetivos: Transmitir conhecimentos básicos acerca dos diferentes aspectos ligados à termodinâmica clássica com o propósito de permitir visão prático-analítica relacionada a aplicações objetivas em engenharia mecânica. |
Ementa: Conceitos: sistema termodinâmico, volume de controle, processos e ciclos, volume específico, pressão, temperatura. Substância pura e suas propriedades. Equações de estado. Tabelas de propriedades termodinâmicas. Trabalho e calor. Primeira lei da termodinâmica, calores específicos, energia interna, entalpia, regime permanente, regime uniforme. Segunda lei da termodinâmica, processos reversíveis e irreversíveis, ciclo de Carnot. Entropia, processo politrópico, eficiência. Ciclos termodinâmicos. |
1002788 - Engenharia de Superfícies |
Objetivos: Capacitar o aluno para: - Atender os fundamentos teóricos do comportamento mecânico das superfícies dos materiais; - Abordar aspectos fundamentais da engenharia de superfícies, em particular processos e tipos de tratamento de superfície aplicados a tribologia e corrosão. - Introduzir o aluno aos conceitos fundamentais de caracterizações de superfícies, a processos de modificação de superfície como a de processos controlados por difusão e processos controlados por deposição e medidas de desempenho. - Capacitar o aluno a analisar problemas reais envolvendo conceitos de engenharia de superfícies, incorporando as habilidades necessárias para resolver problemas de aplicações; |
Ementa: Introduzir os conceitos fundamentais de engenharia de superfícies, caracterização de superfícies, técnicas de alteração de superfícies e medidas de desempenho. |
DCAm - Departamento de Ciências Ambientais
1001076 - Tópicos Especiais em Gestão Ambiental |
Objetivos: Propiciar aos alunos conhecimentos sobre tópicos especiais em Gestão Ambiental ampliando sua visão em relação ao planejamento, gestão e desenvolvimento da área em âmbitos nacional e internacional. |
Ementa: Temas emergentes em Gestão Ambiental. Novas metodologias em Gestão Ambiental. Estudos de caso. |
São Carlos, 19 de setembro de 2024.
ASSINATURAS E CIÊNCIAS
Tipo de Assinatura |
Nome Completo |
Cargo/Função |
Lotação |
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Divisão de Gestão e Registro Acadêmico |
Evandro Marcos Rosante |
Diretor |
DiGRA/ProGrad |
Pró-Reitoria de Graduação |
Prof. Dr. Daniel Rodrigo Leiva |
Pró-Reitor |
ProGrad |
Documento assinado eletronicamente por Evandro Marcos Rosante, Diretor(a) de Divisão, em 19/09/2024, às 09:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Daniel Rodrigo Leiva, Pró-Reitor(a), em 19/09/2024, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, informando o código verificador 1588149 e o código CRC FFF955CC. |
Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.028810/2024-44 |
SEI nº 1588149 |
Modelo de Documento: Edital, versão de 05/Dezembro/2019 |
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