Boletim de Serviço Eletrônico em 28/02/2025

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DIVISÃO DE GESTÃO E REGISTRO ACADÊMICO - DiGRA/ProGrad
Rod. Washington Luís km 235 - SP-310, s/n - Bairro Monjolinho, São Carlos/SP, CEP 13565-905
Telefone: (16) 3351-8111 - http://www.ufscar.br
Edital nº 1/2025/DiGRA/ProGrad
Edital Estudante Especial 2025/1
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, por meio da Divisão de Gestão e Registro Acadêmico - DiGRA, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no artigo 88, § 2º, “b”, do Estatuto da UFSCar, torna pública as normas para o recebimento de inscrições para atividades curriculares isoladas de graduação para o primeiro período letivo de 2025 nos Campi de Araras, São Carlos e Sorocaba.
DOS CANDIDATOS
1.1 Poderão solicitar sua inscrição em atividades curriculares isoladas nos Cursos de Graduação da UFSCar:
1.1.1 Estudantes regularmente matriculados em cursos ministrados por outras Instituições de Ensino Superior;
1.1.2 Portadores de diplomas de cursos de graduação realizados em Instituições de Ensino Superior estrangeiras que tenham pleiteado a revalidação de diploma junto à UFSCar;
1.1.3 Portadores de diplomas de cursos de graduação da UFSCar ou outra Instituição de Ensino Superior;
1.2 Os candidatos interessados em obter sua inscrição em atividades curriculares isoladas nos cursos de graduação da UFSCar visando à complementação de estudos para fins de revalidação de diploma de graduação deverão ter se submetido, previamente, ao processo de revalidação de diplomas junto à UFSCar.
1.3 Os candidatos que pretendem complementar os estudos para fins de revalidação de diploma de graduação deverão apresentar os documentos acima relacionados, além de documento lavrado pela Comissão de Revalidação de Diplomas ou equivalente, da instituição de ensino superior em que tenha tramitado seu pedido de Revalidação de Diplomas, com a indicação completa da atividade curricular a ser cursada, o conteúdo programático e a carga horária mínima necessária.
1.4 Os candidatos que sejam egressos de cursos de graduação da UFSCar ou de qualquer outra instituição de ensino superior deverão comprovar a conclusão do curso realizado mediante apresentação do diploma.
1.5 Os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFSCar, modalidade presencial ou a distância, não poderão solicitar inscrição neste processo seletivo.
DAS ATIVIDADES CURRICULARES
2.1 A listagem das atividades curriculares de graduação da UFSCar nas quais podem ser solicitadas inscrições na condição de Estudante Especial está disponível nos Anexos II, III e IV deste edital.
2.1.1 Serão aceitas solicitações de inscrições somente para atividades curriculares disponibilizadas nos Anexos II, III e IV deste edital.
2.2 As atividades curriculares oferecidas estão agrupadas por Campus e por Departamentos Acadêmicos de acordo com a relação abaixo:
Anexo II- Campus Araras
Anexo III- Campus São Carlos
Anexo IV - Campus Sorocaba
2.3 As Ementas e os Objetivos das atividades curriculares ofertadas estão agrupadas por Campus e por Departamentos Acadêmicos de acordo com a relação abaixo:
Anexo V – Ementas e Objetivos das atividades ofertadas no Campus Araras
Anexo VI – Ementas e Objetivos das atividades ofertadas no Campus São Carlos
Anexo VII – Ementas e Objetivos das atividades ofertadas no Campus São Sorocaba
DAS INSCRIÇÕES: PERÍODO, DOCUMENTAÇÃO E FORMA DE INSCRIÇÃO
3.1 A inscrição no presente processo seletivo implica o prévio conhecimento e aceitação irrestrita das regras estabelecidas neste edital, por parte do candidato solicitante.
3.2 Os interessados deverão preencher o requerimento por meio do formulário eletrônico no período estabelecido no ANEXO I deste edital, anexando os seguintes documentos digitalizados:
RG - Registro Geral ou Cédula de Identidade - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF;
CPF - em formato .PDF;
Histórico Escolar do Curso de Graduação que esteja cursando ou que tenha concluído - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF;
Atestado de matrícula, em caso de estudante ativo - upload de arquivo único em formato .PDF;
Diploma do curso superior, se portador de diploma - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF;
Comprovante de residência: conta de água, conta de luz, conta de gás, conta de telefone ou contrato de aluguel em vigor acompanhado de recibo de pagamento - upload de arquivo único frente e verso em formato .PDF.
3.3 O limite máximo de inscrição em atividades curriculares isoladas, para os casos previstos nos itens 1.1.2. e 1.1.3., é de 02 (duas) por período letivo, não podendo ultrapassar o total de 04 (quatro) períodos letivos consecutivos ou alternados.
3.4 No caso previsto no item 1.1.1. não há limite de inscrição em atividades curriculares isoladas.
3.5 Em nenhuma hipótese será aceita inscrição condicional ou extemporânea.
3.6 É expressamente proibida a complementação da documentação exigida no edital, fora do prazo fixado para inscrição.
DO PROCESSO SELETIVO
4.1 O deferimento da inscrição nas atividades curriculares solicitadas estará condicionado à existência de vagas, disponibilizadas pelo departamento responsável.
4.2 A falta de qualquer dos documentos exigidos no item 3.2, ou a existência de informações conflitantes implicará o indeferimento do pedido de inscrição.
4.3 Não caberá recurso da decisão de indeferimento do pedido de inscrição nas atividades curriculares oferecidas.
DA CLASSIFICAÇÃO
5.1 Quando o número de solicitações para uma determinada atividade curricular for maior do que o número de vagas oferecidas, a Divisão de Gestão e Registro Acadêmico - DiGRA procederá a classificação dos interessados de acordo com os seguintes critérios:
5.1.1 À vista dos históricos escolares atualizados, será aplicado o Índice de Desempate em Inscrição de Atividades Curriculares (ID), obtido como se segue:

Onde:
N = Nota;
Cc = Créditos cursados;
Ci = Créditos inscritos;
Cd = Créditos desistentes;
Cs = Créditos suspensos ou cancelados.
5.1.2 Em caso de empate no item anterior, os candidatos serão classificados pelo ano e semestre de ingresso, priorizando-se aqueles com ingresso mais antigo.
5.1.3 As atividades curriculares cujas notas não constarem no histórico escolar (por exemplo atividades reconhecidas de outro curso ou aquelas que contenham apenas o registro de conceitos tais como “aprovado”, “reprovado” etc.) não serão consideradas no cálculo.
DO RESULTADO
6.1 A DiGRA divulgará, na página da ProGrad, na data estipulada no ANEXO I deste Edital, a relação das inscrições deferidas e as instruções para acessar o Sistema Acadêmico de Graduação (SIGA).
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
7.1 Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, os editais complementares ou avisos oficiais que vierem a ser publicados pela Universidade Federal de São Carlos, na página da ProGrad.
7.2 Os estudantes matriculados na condição de Estudantes Especiais têm os mesmos direitos e deveres aplicáveis aos estudantes regulares da UFSCar, quanto ao desenvolvimento da atividade curricular, conforme estabelecido nas normas estatutárias e regimentais da Instituição.
7.3 Ao término do período letivo, o estudante especial terá direito ao Histórico Escolar, contendo o seu desempenho acadêmico e ao(s) plano(s) de ensino do(s) componente(s) curricular(es).
7.4 A conclusão e a obtenção de atestados em atividades curriculares isoladas, na condição de Estudante Especial, não asseguram direito à obtenção de Diploma de Graduação.
7.5 Os casos não previstos neste edital serão decididos pela ProGrad.
****************************************************************************************************************************
ANEXOS
ANEXO I - CRONOGRAMA
Etapa
|
Data/Período
|
Publicação do Edital
|
28/02/2025
|
Solicitação de inscrição pelo formulário eletrônico
|
06 e 07/03/2025
|
Publicação dos Resultados (Inscrições deferidas e indeferidas)
|
21/03/2025
|
ANEXO II - ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS ARARAS
DBPVA-Ar - Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
240125
|
A
|
Pragas das Plantas Cultivadas
|
60
|
Segunda-feira
|
14:00
|
18:00
|
2
|
240486
|
A
|
Genética Geral
|
60
|
Quinta-feira
|
14:00
|
18:00
|
2
|
DTAiSeR-Ar - Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
220680
|
A
|
Química Orgânica
|
60
|
Segunda-feira
|
14:00
|
18:00
|
1
|
ANEXO III - ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS SÃO CARLOS
DAC - Departamento de Artes e Comunicação
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1001463
|
A
|
ESTUDOS AVANÇADOS EM MUSICALIZAÇÃO 1
|
30
|
Quarta-feira
|
14:00
|
16:00
|
2
|
282154
|
A
|
MÚSICA ELETROACÚSTICA 1
|
60
|
Quinta-feira
|
10:00
|
12:00
|
4
|
DCI - Departamento de Ciência da Informação
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
301604
|
A
|
CATALOGAÇÃO III
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
DECiv - Departamento de Engenharia Civil
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1001903
|
A
|
ALVENARIA ESTRUTURAL
|
60
|
Segunda-feira
|
14:00
|
18:00
|
2
|
1001379
|
C
|
GEOLOGIA DE ENGENHARIA
|
60
|
Quarta-feira
Quinta-feira
|
10:00
08:00
|
12:00
10:00
|
1
|
DEd - Departamento de Educação
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
170542
|
E
|
Educação e Sociedade
|
60
|
Terça-feira
|
19:00
|
23:00
|
10
|
171310
|
A
|
Filosofia da Educação I
|
60
|
Quinta-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
171425
|
A
|
Metodologia da Pesquisa Científica
|
60
|
Segunda-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
171425
|
B
|
Metodologia da Pesquisa Científica
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
171409
|
B
|
Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil
|
60
|
Sexta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
171409
|
A
|
Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil
|
60
|
Sexta-feira
|
08:00
|
12:00
|
2
|
171387
|
A
|
Sociologia, Sociedade e Educação
|
60
|
Sexta-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
171450
|
A
|
Educação, Estado e Poder
|
60
|
Terça-feira
|
19:00
|
23:00
|
10
|
171018
|
D
|
Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica
|
60
|
Quarta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
171018
|
B
|
Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica
|
60
|
Quarta-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
1001172
|
A
|
Planejamento e Administração das Escolas Públicas de Educação Básica
|
90
|
Segunda-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
DEFMH - Departamento de Educação Física e Motricidade Humana
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
291110
|
A
|
Dimensões Sócio-Antropológicas da Educação Física
|
60
|
Quarta-feira
|
14:00
|
18:00
|
2
|
290726
|
A
|
Pesquisa Fenomenológica em Educação Física
|
60
|
Quarta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
DEs - Departamento de Estatística
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
154229
|
MM
|
Análise de Regressão
|
60
|
Quarta-feira
Sexta-feira
|
10:00
10:00
|
12:00
12:00
|
2
|
153427
|
MD
|
Estatística Bayesiana
|
60
|
Segunda-feira
Quarta-feira
|
16:00
14:00
|
18:00
16:00
|
2
|
154652
|
RF
|
Estatística Multivariada 1
|
60
|
Segunda-feira
Quinta-feira
|
14:00
14:00
|
16:00
16:00
|
2
|
1001088
|
MV
|
Fundamentos de Probabilidade
|
60
|
Terça-feira
Sexta-feira
|
16:00
10:00
|
18:00
12:00
|
2
|
1001736
|
RI
|
Inferência Estatística
|
60
|
Segunda-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
|
08:00
08:00
08:00
|
10:00
10:00
10:00
|
2
|
1001087
|
CR
|
Introdução à Estatística
|
60
|
Terça-feira
Quinta-feira
|
08:00
16:00
|
10:00
18:00
|
2
|
1001439
|
GH
|
Introdução à Inferência Estatística
|
60
|
Quarta-feira
Quinta-feira
|
08:00
08:00
|
10:00
10:00
|
2
|
158518
|
TR
|
Mineração de Dados
|
60
|
Terça-feira
Quarta-feira
|
16:00
08:00
|
18:00
10:00
|
2
|
1001115
|
AC
|
Probabilidade 1
|
60
|
Terça-feira
Quinta-feira
|
10:00
14:00
|
12:00
16:00
|
2
|
1001449
|
AC
|
Probabilidade 2
|
60
|
Terça-feira
Sexta-feira
|
16:00
08:00
|
18:00
10:00
|
2
|
157015
|
MS
|
Séries Temporais
|
60
|
Terça-feira
Quinta-feira
|
08:00
10:00
|
10:00
12:00
|
2
|
1001729
|
DZ
|
Tópicos em Estatística Genética
|
60
|
Segunda-feira
Quinta-feira
|
08:00
08:00
|
10:00
10:00
|
2
|
1001921
|
MD
|
Tópicos Especiais em Estatística
|
60
|
Segunda-feira
Quarta-feira
|
14:00
16:00
|
16:00
18:00
|
2
|
DF - Departamento de Física
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1002913
|
A
|
Eletromagnetismo B
|
60
|
Terça-feira
Quinta-feira
|
10:00
10:00
|
12:00
12:00
|
10
|
93300
|
A
|
Mecânica Quântica 2
|
90
|
Segunda-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
|
10:00
14:00
08:00
|
12:00
16:00
10:00
|
10
|
DFil - Departamento de Filosofia
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1000871
|
A
|
História da Filosofia Moderna 1
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1000872
|
A
|
ESTUDOS DIRIGIDOS DE FILOSOFIA 1
|
60
|
Terça-Feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1000872
|
B
|
ESTUDOS DIRIGIDOS DE FILOSOFIA 1
|
60
|
Terça-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1000870
|
A
|
Introdução ao Estudo da Filosofia
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
180025
|
A
|
Filosofia da Ciência
|
60
|
Quinta-feira
|
14:00
|
18:00
|
5
|
180360
|
A
|
Introdução à Ciência Psicológica
|
30
|
Terça-feira
|
14:00
|
16:00
|
5
|
180394
|
A
|
História da Psicologia e Sistemas Psicológicos:Psicanálise 1
|
90
|
Terça-feira
Sexta-feira
|
14:00
16:00
|
18:00
18:00
|
5
|
180130
|
A
|
Filosofia da Psicologia
|
60
|
Quarta-feira
|
14:00
|
18:00
|
5
|
181072
|
A
|
História e Sist.Psicol.: Gestalt e Tendências Contemporâneas
|
60
|
Quinta-feira
|
14:00
|
18:00
|
5
|
1001073
|
A
|
Filosofia Política 1
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1001117
|
A
|
Lógica 1
|
60
|
Quarta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1001276
|
A
|
História da Filosofia Antiga 2
|
60
|
Terça-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1001274
|
A
|
História da Filosofia Contemporânea 2
|
60
|
Sexta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
1001074
|
A
|
História da Filosofia Moderna 2
|
60
|
Quinta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
DQ - Departamento de Química
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
72257
|
A
|
Química das Funções Orgânicas
|
60
|
Quarta-feira
Quinta-feira
|
19:00
21:00
|
21:00
23:00
|
2
|
74438
|
A
|
Equilíbrio Químico: Fundamentos e Aplicações em Química Analítica
|
60
|
Quarta-feira
Sexta-feira
|
21:00
19:00
|
23:00
21:00
|
2
|
79081
|
A
|
História da Química A
|
60
|
Terça-feira
Quinta-feira
|
21:00
19:00
|
23:00
21:00
|
2
|
76279
|
A
|
Físico-Química A
|
60
|
Quarta-feira
Sexta-feira
|
19:00
21:00
|
21:00
23:00
|
2
|
71501
|
A
|
Química de Coordenação
|
60
|
Quinta-feira
Sexta-feira
|
19:00
21:00
|
21:00
23:00
|
2
|
72435
|
A
|
Química de Biomoléculas 1
|
60
|
Quinta-feira
Sexta-feira
|
21:00
19:00
|
23:00
21:00
|
2
|
74250
|
A
|
Introdução à Química Ambiental
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
2
|
78158
|
A
|
Experimentação na Educação Química
|
60
|
Quarta-feira
|
19:00
|
23:00
|
2
|
74446
|
A
|
Princípios de Química Instrumental
|
60
|
Quarta-feira
|
19:00
|
23:00
|
2
|
78166
|
A
|
Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Educação Química
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
2
|
72362
|
B
|
Métodos Físicos de Identificação de Compostos
|
60
|
Quarta-feira
Sexta-feira
|
08:00
08:00
|
10:00
10:00
|
2
|
DS - Departamento de Sociologia
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Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1001632
|
A
|
PÓS-ESTRUTURALISMO, SUBJETIVIDADE E DIREITOS DA NATUREZA
|
60
|
Sexta-feira
|
14:00
|
18:00
|
10
|
1000955
|
A
|
Sociologia das relações raciais e estudos afro-brasileiros
|
60
|
Quinta-feira
|
8:00
|
12:00
|
10
|
DTPP - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1002995
|
A
|
ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO
|
60
|
Terça-feira
|
14:00
|
18:00
|
3
|
450065
|
B
|
Didática: ensino e aprendizagem
|
60
|
Quinta-feira
|
19:00
|
23:00
|
3
|
450251
|
A
|
A LITERATURA INFANTIL E A CRIANÇA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
|
60
|
Segunda-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
450219
|
C
|
DIDÁTICAS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
|
60
|
Sexta-feira
|
19:00
|
23:00
|
15
|
ANEXO IV - ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS SOROCABA
DAdm-So - Departamento de Administração
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Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
570419
|
A
|
Logística e Cadeia de Suprimentos
|
60
|
Segunda-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
570290
|
A
|
Gestão de Operações
|
60
|
Quarta-feira
|
19:00
|
23:00
|
5
|
DCA-So - Departamento de Ciências Ambientais
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
501514
|
A
|
Produção e Tecnologia de Sementes Florestais
|
60
|
Sexta-feira
|
14:00
|
18:00
|
5
|
DCHE-So - Departamento de Ciências Humanas e Educação
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
530140
|
A
|
Introdução à Filosofia
|
60
|
Terça-feira
|
19:00
|
23:00
|
3
|
DComp-So - Departamento de Computação Sorocaba
|
Código
|
Turma
|
Nome da Atividade Curricular
|
Carga Horária
|
Dia(s)
|
Hora início
|
Hora fim
|
Vagas
|
1001304
|
A
|
Processamento Massivo de Dados
|
60
|
Quarta-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
1001300
|
A
|
Sistemas de Banco de Dado
|
60
|
Terça-feira
|
08:00
|
12:00
|
2
|
1001106
|
A
|
Laboratório de Programação
|
30
|
Terça-feira
|
08:00
|
10:00
|
2
|
1001106
|
B
|
Laboratório de Programação
|
30
|
Terça-feira
|
10:00
|
12:00
|
2
|
1001320
|
A
|
Teoria dos Grafos
|
60
|
Quinta-feira
|
14:00
|
18:00
|
2
|
480444
|
A
|
Teoria da Computação
|
60
|
Quinta-feira
|
08:00
|
12:00
|
5
|
1001108
|
A
|
Lógica Matemática
|
60
|
Sexta-feira
|
08:00
|
12:00
|
2
|
ANEXO V - EMENTAS E OBJETIVOS DAS ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS ARARAS
DBPVA-Ar - Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal
240125 - Pragas das Plantas Cultivadas
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Objetivos: Apresentar aos estudantes conhecimentos gerais sobre as principais pragas das plantas cultivadas, incluindo reconhecimento, biologia, levantamento de infestação (métodos de amostragem) e alternativas de controle para possibilitar ao estudante solucionar os principais problemas de pragas dos cultivos de importância econômica. Dar condições ao aluno de fazer o Receituário Agronômico e Manejo das Pragas.
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Ementa: Conceito de pragas, inimigos naturais e manejo integrado. Noções sobre métodos de controle e inseticidas. Descrição, biologia, prejuízos, amostragem e reconhecimento das principais pragas das culturas: algodão, soja, feijão, amendoim, milho, grãos armazenados, arroz, trigo, cana-de-açúcar, pastagens, café, citros, frutíferas, olerícolas. Reconhecimento de espécies, biologia, danos e controle em campo de formigas cortadeiras.
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240486 - Genética Geral
|
Objetivos: Desenvolver a capacidade de observar, interpretar, inferir, formular hipótese, fazer predições e julgamentos críticos a partir da análise de dados obtidos ou coletados na literatura. compreender os mecanismos básicos da evolução, com ênfase na teoria sintética, visando o entendimento da diversidade dos seres vivos hoje existentes como resultado de um processo histórico. destacar a importância dos processos evolutivos na interpretação dos fenômenos biológicos e suas aplicações (agronomia, biotecnologia, saúde, etc).
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Ementa: Introdução e importância da genética. Bases citológicas da herança. Genética mendeliana: herança monogênica e princípios da distribuição independente; interações alélicas e não alélicas. Ligação gênica: recombinação; mapas genéticos; teste de 3 pontos; permuta dupla; interferência. Herança extracromossômica. Genética de populações: frequências alélicas e genotípicas; equilíbrio de Hardy-Weinberg; endogamia. evolução: seleção natural; teoria sintética da evolução.
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DTAiSeR-Ar - Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural
220680 - Química Orgânica
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Objetivos: Introduzir ao aluno os conceitos básicos da química orgânica. Identificar reagentes e reatividade bem como as condições necessárias para inteconversão das seguintes funções orgânicas hidrocarbonetos, saturados e insaturados , haletos de alquila, álcoois, cetonas e aldeídos, ácidos carboxílicos e seus derivados bem como reconhecer os compostos e suas reações em três dimensões.
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Ementa: Estrutura propriedades gerais de alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos. Isomeria. Hidrocarbonetos cíclicos: ciclanos, ciclenos e aromáticos. Haletos de alquila. Álcoois. Aldeídos e cetonas. Ácidos carboxílicos e seus derivados. Cetoácidos. Hidrácidos. Ácidos sulfônicos e derivados. Aminas. Fenóis. Heterocíclicos. Noções de síntese orgânica.
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ANEXO VI - EMENTAS E OBJETIVOS DAS ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS SÃO CARLOS
DAC - Departamento de Artes e Comunicação
1001463 - Estudos avançados em musicalização 1
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Objetivos: Desenvolver um rol de habilidades didáticas, expressivas e comunicativas, orientadas para sua formação enquanto educador.
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Ementa: Contato com as situações de prática pedagógica em processos de musicalização. Observação participante em turmas de musicalização. Estudo dos processos de musicalização no que diz respeito aos aspectos práticos do ensino-aprendizagem. Contato com o entorno da sala de aula.
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282154 - MÚSICA ELETROACÚSTICA 1
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Objetivos: Compreender a transformação dos recursos tecnológicos no século XX e suas implicações quanto aos modos de manipulação do material sonoro; Conhecer e aplicar procedimentos técnicos composicionais especificamente relacionados à música eletroacústica, tais como síntese sonora, manipulação de amostras de áudio, controle de parâmetros, colagem, sobreposição, dentre outros; Analisar elementos morfológicos a partir de obras musicais eletroacústicas; Criar excertos musicais que explorem as técnicas estudadas.
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Ementa: Estudo da história das tecnologias musicais no século XX e suas implicações para a música
eletroacústica. Conhecimento dos aspectos estéticos da música eletroacústica em seus diferentes contextos tecnológicos. Compreensão do emprego do gravador de áudio, da síntese sonora analógica e do computador na música eletroacústica. Análise dos elementos da composição eletroacústica e dos modos de organização musical. O conceito de escuta na música eletroacústica e suas implicações para o ensino de música.
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DCI - Departamento de Ciência da Informação
301604 - CATALOGAÇÃO III
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Objetivos: Compreender a necessidade de adoção de padrões de reconhecimento internacional para a representação bibliográfica e o intercâmbio de dados;
Conhecer a família MARC21 (Bibliográfico, Autoridade, Comunidade, Coleção, Classificação);
Compreender e elaborar registros bibliográficos em formato MARC21 Bibliográfico e Dublin Core.
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Ementa: Formatos internacionalmente conhecidos para a representação bibliográfica. Formato MARC21 Bibliográfico, Autoridade, Comunidade, Coleção e Classificação. Formato MARC21 Bibliográfico. Dublin Core.
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DECiv - Departamento de Engenharia Civil
1001903 - ALVENARIA ESTRUTURAL
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Objetivos: Apresentar os fundamentos, conceitos e potencialidades do sistema construtivo em Alvenaria Estrutural, incluindo as características dos materiais e elementos, do processo construtivo e outros conhecimentos que habilitem a conceber, projetar, dimensionar e coordenar a execução de projetos de edifícios.
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Ementa: Histórico da Alvenaria Estrutural. Projeto de Alvenaria: coordenação modular horizontal e vertical, detalhes construtivos. Concepção Estrutural. Racionalização e compatibilização dos sistemas prediais. Materiais e Componentes: blocos, argamassa, graute, armadura. Produção de blocos. Resistência de elementos em alvenaria. Especificação dos materiais e controle de obras. Dimensionamento e detalhamento de pilares e paredes: compressão, cisalhamento e flexo-compressão. Dimensionamento e detalhamento de vigas. Desenvolvimento de um projeto de edifício. Execução de alvenaria estrutural.
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1001379 - GEOLOGIA DE ENGENHARIA
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Objetivos: Proporcionar: conhecimento dos processos geológicos; identificação, caracterização, classificação e propriedades geomecânicas das rochas; reconhecimento e classificação de descontinuidades em maciços rochosos, voltados para o uso e interferência em obras civis e planejamento urbano/territorial.
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Ementa: Conceitos básicos geológicos: Geodinâmica da Terra, composição da crosta, tectônica de placas, tempo geológico; formação e identificação das rochas, minerais formadores das rochas (identificação me classificação), origens e tipos de rochas. estruturas dos maciços rochosos (elementos estruturais das rochas); Geologia e geomorfologia do Brasil e do Estado de São Paulo. Aplicação dos conceitos: Processos Geológicos e suas implicações em obras civis e planejamento territorial/urbano; investigação geológico-geotécnica para obras civis e planejamento territorial/urbano; investigação geológico-geotécnica para obras civis e planejamento territorial/urbano; materiais geológicos e sua utilização na construção civil; classificação geológico-geotécnica e geo mecânica de maciços rochosos e sua interferência nas obras civis.
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DEd - Departamento de Educação
170542 - Educação e Sociedade
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Objetivos: - Compreender crítica e historicamente a sociedade capitalista contemporânea;
- Apresentar de forma contextualizada os problemas e desafios da sociedade, da educação e das políticas educacionais contemporâneas.
- Conhecer as tendências pedagógicas contemporâneas com base nos fundamentos das teorias sociais;
- Refletir sobre diferentes propostas educacionais por meio da análise de teorias e propostas curriculares.
- Identificar os problemas socioculturais e educacionais no sentido da superação das exclusões sociais, étnicas, culturais, econômicas, culturais e de gênero.
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Ementa: Os processos históricos, sociais e culturais de formação da sociedade capitalista serão explorados sob diferentes aspectos de desenvolvimento. Da revolução técnico-científica à constituição das principais tendências políticas e do desenvolvimento de problemas e perspectivas para a sociedade. Esta disciplina se concentrará nos estudos sobre o papel das instituições educacionais, de seus agentes e da formação de novos sujeitos no mundo contemporâneo.
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171310 - Filosofia da Educação I
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Objetivos: Conceituar a Filosofia da Educação como fundamento teóricos-crítico dos conhecimentos e das práticas pedagógicas produzidas pela civilização ocidental da Grécia antiga e as reformas religiosas.
- Explicar os Fundamentos Filosóficos da Educação por meio das obras clássicas geradas no âmbito da civilização ocidental.
-Refletir sobre os fundamentos antropológicos, éticos, políticos, estéticos e gnosiológicos da cultura ocidental como forma de subsidiar o debate sobre as questões culturais que envolvem a educação brasileira hoje.
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Ementa: A origem grega da proposta educacional fundada na concepção de homem omnilateral e a sua ulterior trajetória no contexto da chamada civilização ocidental até o advento da época moderna. A antinomia que se estabeleceu a partir do século I d.C entre a Paidéia grega e a Paidéia em Cristo.
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171425 - Metodologia da Pesquisa Científica
|
Objetivos: Abordar os processos epistemológicos, metodológicos, éticos e políticos que envolvem as transformações gnosiológicas do conhecimento científico, focalizando o papel da pesquisa na formação do pedagogo. Apresentar a importância do planejamento na pesquisa científica e tratar de conceitos-chave como ciência, conhecimento científico, teoria científica, pesquisa científica e método científico. Oferecer subsídios teóricos e práticos para a elaboração de projetos de pesquisa e monografias.
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Ementa: Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa científica. Diferentes concepções de conhecimento científico. Planejamento e elaboração de projetos de pesquisa. Formas básicas de organização do trabalho científico. Tipos de pesquisa. Levantamento bibliográfico e revisão da literatura. Documentação, fontes, coleta e tratamento de dados. Comunicação dos resultados da pesquisa: resumos, pôsteres, relatórios, monografias e seminários. Aspectos técnicos e gráficos da apresentação dos resultados, citações e referências bibliográficas.
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171409 - Política Educacional e Organização do Ensino no Brasil
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Objetivos: •Analisar a atual política educacional, as legislações sobre o tema e a organização do ensino no Brasil, tendo como ponto de partida o contexto das relações entre Estado, Política e Sociedade.
•Compreender a política educacional no âmbito das políticas públicas sociais.
•Contextualizar histórica, econômica e politicamente a organização da educação brasileira e o direito à educação.
•Conhecer e analisar a legislação brasileira sobre educação.
•Conhecer e analisar as principais tendências atuais de política educacional brasileira
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Ementa: Políticas públicas, políticas públicas sociais e políticas educacionais. A educação no contexto da organização política e econômica brasileira. O direito à educação e a legislação educacional. Organização dos sistemas de ensino: níveis, etapas e modalidades. Gestão, financiamento, avaliação, currículo, profissionais da educação e diversidade na legislação e na política educacional brasileira. Perspectivas das atuais políticas públicas voltadas para a educação.
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171387 - Sociologia, Sociedade e Educação
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Objetivos: Estudar os fundamentos sociológicos da educação.
-Compreender os conceitos básicos da sociologia e de seus principais teóricos.
-Entender o papel das relações socioculturais no processo educativo.
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Ementa: A sociologia educacional como campo de estudo; conceitos fundamentais de sociologia e sua relação com a educação: relações sociais, processo de socialização, sociedade e cultura; processo civilizatório, comunidade e sociedade; status social, controle social e dominação; relações de gênero, multiculturalismo e relações de classes; concepções teóricas relativas à educação presentes nos diferentes discursos sociológicos: de autores clássicos - Marx, Durkheim e Weber - e de autores e correntes de pensamento contemporâneos.
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171450 - Educação, Estado e Poder
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Objetivos: •Examinar expressões do pensamento político e educacional, privilegiando-se tendências que têm tido impacto nas políticas educacionais e nas instituições de ensino, bem como na produção teórica da área.
•Analisar criticamente ideias, concepções, teorias, conceitos, bem como de programas e práticas educacionais, mediante o tratamento de temas e abordagens de interesse para sua formação básica e para possíveis desdobramentos em planos de estudos e projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa.
•Estudar as relações entre Estado e Sociedade, privilegiando o exame das formas de controle e poder da esfera estatal e suas expressões em âmbito educacional.
•Examinar teorias que discutem o papel do Estado no regime capitalista em suas diferentes fases, desde as que fundamentam/justificam a ordem constituída às que a ela se contrapõem (no sentido de reformá-la ou superá-la).
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Ementa: Teorias do Estado na sociedade capitalista. O papel conferido ao Estado produzindo os condicionantes para a elaboração de políticas sociais. Políticas educacionais.
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171018 - Política, Organização e Gestão da/na Educação Básica
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Objetivos: - Analisar o fenômeno educativo nas suas múltiplas relações com os fatores históricos, sociais, econômicos, políticos e legais;
- Analisar a atual política educacional estabelecida pelo MEC;
- Compreender a política, a organização e a gestão da educação básica no brasil e a sua materialização na escola, sobretudo nos processos de gestão escolar
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Ementa: Escola e contexto capitalista brasileiro. Evolução da política, da organização e da gestão da educação básica e seu impacto na gestão escolar. Principais legislações sobre a educação básica.
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1001172 - Planejamento e Administração das Escolas Públicas de Educação Básica
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Objetivos: Estudar e refletir sobre as principais funções da equipe gestora: supervisão, direção, coordenação pedagógica e mediação em suas interfaces com as secretarias de educação.
•Compreender a importância da integração do trabalho desses profissionais para oferta de educação de qualidade social.
•Entender os princípios do planejamento escolar em uma perspectiva de trabalho coletivo, participativo e democrático na escola em seus diferentes colegiados: conselhos escolares, conselho de classe e série, grêmio estudantil e Associação de Pais e Mestres - APM.
•Apropriar-se do Projeto Político Pedagógico nas etapas de elaboração, execução e avaliação.
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Ementa: As principais funções da equipe gestora: supervisão, direção, coordenação pedagógica e mediação na administração escolar em suas interfaces com as secretarias de educação. A importância da integração do trabalho desses profissionais para oferta de educação de qualidade social. Os princípios do planejamento escolar em uma perspectiva de trabalho coletivo, participativo e democrático na escola. Os diferentes colegiados: conselhos escolares, conselho de classe e série, grêmio estudantil e Associação de Pais e Mestres - APM. O Projeto Político Pedagógico - PPP nas etapas de elaboração, execução e avaliação.
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DEFMH - Departamento de Educação Física e Motricidade Humana
291110 - Dimensões Sócio-Antropológicas da Educação Física
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Objetivos: ATÉ O FINAL DA DISCIPLINA ESPERA-SE QUE OS EDUCANDOS ADQUIRAM CONHECIMENTOS DE: DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS DE DISTINTOS POVOS E PERÍODOS HISTÓRICOS; DA CONTRIBUIÇÃO DE PENSADORES AO ESTUDO DA SOCIEDADE; DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA/ MOTRICIDADE HUMANA, BEM COMO DO PERCURSO HISTÓRICO CONTEXTUALIZADO DA CULTURA CORPORAL DO PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO À ERA CONTEMPORÂNEA.
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Ementa: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIEDADE. CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA. CONTRIBUIÇÃO DE PENSADORES AO ESTUDO DA SOCIEDADE/ CULTURA. DESENVOLVIMENTO CONTEXTUALIZADO DA CULTURA CORPORAL DO PERÍODO PRÉ-CLÁSSICO À SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
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290726 - Pesquisa Fenomenológica em Educação Física
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Objetivos: 1. Refletir sobre o contexto histórico da cisão dos paradigmas da ciência e o surgimento da fenomenologia;
2. Conhecer os precursores (vida e obra) da fenomenologia na Europa, no Brasil e na América Latina;
3. Refletir sobre a aplicação da abordagem pedagógica fenomenológica no contexto escolar e não escolar;
4. Apreender e aplicar a modalidade de pesquisa fenomenológica: fenômeno situado nas áreas de Educação Física, Motricidade Humana e Educação.
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Ementa: Cisão dos Paradigmas da Ciência. Precursores da Fenomenologia. A Fenomenologia no Brasil. Fundamentos e recursos básicos para a Pesquisa Fenomenológica: modalidade Fenômeno Situado. Aplicação da abordagem pedagógica fenomenológica no contexto escolar e não escolar. Produção de Pesquisa Fenomenológica em Educação Física, Motricidade Humana e Educação.
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DEs - Departamento de Estatística
154229 - Análise de Regressão
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Objetivos: Apresentar aos alunos técnicas de modelagem estatística, diagnósticos e critérios de escolha de modelos.
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Ementa: Regressão linear simples e múltipla. Análise de resíduos. Diagnóstico em regressão. Regressão Ridge. Seleção de variáveis. Regressão com variáveis qualitativas. Modelos heterocedásticos. Introdução à regressão não linear. Outros tópicos em regressão.
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153427 - Estatística Bayesiana
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Objetivos: Apresentar aos alunos os aspectos do método bayesiano sob os pontos de vista objetivo e subjetivo. Discutir os fundamentos da estatística. Discutir a aplicação apropriada do método em problemas práticos.
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Ementa: Probabilidade subjetiva. Distribuições a priori e a posteriori. Verossimilhança marginal e distribuição preditiva. Prioris não informativas, impróprias, de Jeffreys, conjugadas. Estimação pontual. Intervalo e região de credibilidade. Testes de hipóteses simples e compostas: escolha da priori e Fator de Bayes.
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154652 - Estatística Multivariada 1
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Objetivos: Apresentar aos alunos os conceitos básicos e a inferência sobre vetores de médias, para uma, duas e mais amostras de dados multivariados.
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Ementa: Conceitos básicos em dados multivariados: vetores de médias, matriz de variância e covariância. Representações gráfica e geométrica de dados multivariados. Distribuições multivariadas: normal, T 2 - Hotteling, Wishart. Inferência para vetores de média: Estimação pontual e região de confiança, Teste de hipóteses. Inferência para matrizes de variância e covariância. Comparação de duas populações: Medidas repetidas, Análise de perfis. Análise de variância multivariada. Regressão multivariada.
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1001088 - Fundamentos de Probabilidade
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Objetivos: Aprofunda alguns conteúdos de Matemática do Ensino Médio. Apresentar conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, desenvolver o formalismo e o raciocínio matemático com aplicações no cálculo de probabilidades.
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Ementa: Fundamentos de funções de uma variável, sequências numéricas e progressões. Conjuntos e funções indicadoras: operações e propriedades. Análise combinatória: princípios de contagem, números binomiais e multinomiais. Conceitos e propriedades de probabilidade, axiomas da probabilidade. Probabilidade condicional, independência de eventos e Teorema de Bayes.
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1001736 - Inferência Estatística
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Objetivos: Apresentar aos alunos a metodologia relativa à estimação pontual, estimação intervalar e teste estatístico de hipóteses, fundamentando, assim, o conteúdo abordado na disciplina Introdução à Inferência Estatística.
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Ementa: Conceitos iniciais: distribuições amostrais, suficiência e família exponencial. Estimação pontual. Intervalo de confiança. Teste de hipóteses.
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1001087 - Introdução à Estatística
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Objetivos: Apresentar ao aluno a evolução histórica da Estatística. Mostrar a importância da organização, sumarização e interpretação da informação contida em informações/conjunto de dados de diferentes áreas do conhecimento.
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Ementa: Evolução Histórica da Estatística; Nomes que contribuíram para evolução da Estatística; A Profissão do Estatístico; A Estatística como Metodologia de todas as ciências experimentais; Tipo e formas de Informação Estatística; Fontes de Informação Estatística, Aplicações da Estatística em diferentes áreas do conhecimento.
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1001439 - Introdução à Inferência Estatística
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Objetivos: Apresentar aos alunos noções básicas de inferência estatística baseadas na distribuição normal bem como ideias básicas de regressão linear simples.
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Ementa: População e amostra, noção de variável aleatória, modelo estatístico, distribuição normal, conceitos básicos de estimação pontual e intervalar e de testes de hipóteses baseados na distribuição normal, noções de regressão linear simples.
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158518 - Mineração de Dados
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Objetivos: Apresentar os principais problemas em mineração de dados (Data Mining) e explorar as técnicas e algoritmos utilizados para classificação, análise de associação e mineração de textos.
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Ementa: Introdução à Mineração de Dados; Classificação e regressão: regressão linear sob um enfoque preditivista, regressão logística sob um enfoque preditivista, Bayes ingênuo, árvores de decisão, bagging e florestas aleatórias de classificação e regressão, medidas para avaliar a capacidade preditiva de um classificador, Análise de associação, Mineração de texto: modelo bag-of-words, n-gramas, regressão e classificação usando textos como covariáveis.
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1001115 - Probabilidade 1
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Objetivos: Apresentar os tipos de variáveis aleatórias, modelos de probabilidade univariados, discretos e contínuos, medidas descritivas de distribuições e reconhecer situações que levam aos diferentes modelos de probabilidade.
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Ementa: Variável aleatória, esperança variância, medidas de assimetria e curtose de variáveis aleatórias discretas e contínuas. Modelos discretos de probabilidade. Modelos contínuos de probabilidade. Função geradora de momentos e momentos de variáveis aleatórias. Transformações de uma variável aleatória.
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1001449 - Probabilidade 2
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Objetivos: Apresentar os conceitos de probabilidade no caso multidimensional e alguns conceitos de convergência de variáveis aleatórias.
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Ementa: Vetores de variáveis aleatórias, distribuição de vetores de variáveis aleatórias, momentos e função geradora de momentos multivariada, distribuição condicional, transformações de vetores de variáveis aleatórias, relações entre as principais distribuições de probabilidade, lei dos grandes números, teorema limite central.
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157015 - Séries Temporais
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Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos e os principais métodos a fim de capacitá-lo para a análise de uma série temporal.
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Ementa: Conceitos preliminares; Modelos de alisamento exponencial; Modelos ARMA, ARIMA e SARIMA; Processos com memória longa.
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1001729 - Tópicos em Estatística Genética
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Objetivos: Propiciar aos alunos os conceitos básicos envolvendo genética molecular e a obtenção de dados genéticos, assim como, a aplicação de técnicas estatísticas em genética populacional.
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Ementa: Introdução a conceitos de genética molecular; Obtenção de Dados Genéticos; Frequências aléticas, Princípio de Hardy-Weinberg, Desequilíbrio e Diversidade; Análise de dados de família; Construções de Árvores Filogenéticas; Genética Quantitativa.
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1001921 - Tópicos Especiais em Estatística
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Objetivos: Esta disciplina visa abordar tópicos que não são contemplados em outras disciplinas.
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Ementa: A ementa será definida por ocasião de seu oferecimento.
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DF - Departamento de Física
1002913 - Eletromagnetismo B
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Objetivos: Estudar, a partir das equações de Maxwell, ondas eletromagnéticas, energia no campo eletromagnético, propagação em regiões limitadas, sistemas radiativos simples e radiação por cargas em movimento.
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Ementa: 1. Energia no campo eletromagnético; 2. Propagação de ondas eletromagnéticas - refração e reflexão; 3. Guias de onda e cavidades ressonantes; 4. Sistemas radiativos simples; 5. Radiação de cargas em movimento.
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93300 - Mecânica Quântica 2
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Objetivos: Enfatizar os princípios fundamentais que norteiam a teoria da matéria do século XX bem como suas aplicações no entendimento de certas propriedades Físicas de sistemas de poucas partículas interagentes.
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Ementa: Formulação de Dirac da Mecânica Quântica. Formulação Lagrangeana da Mecânica Quântica. Teoria do Spin do Elétron e Adição de Momento Angular. Teoria de Perturbação Dependente do Tempo e Aplicações para a Radiação. Simetrias e Partículas Idênticas na Mecânica Quântica. Teoria do Espalhamento. Formulação Relativística da Mecânica Quântica.
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DFil - Departamento de Filosofia
1000871 - História da Filosofia Moderna 1
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Objetivos: Fazer com que o estudante adquira o conhecimento de um (ou mais) dentre os principais representantes do pensamento filosófico moderno. Identificar e analisar as questões centrais e os problemas constitutivos da modernidade, por meio de análise de textos dos autores e da leitura de intérpretes importantes.
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Ementa: Estudo de um ou mais autores clássicos e/ou temas fundamentais do grande Racionalismo filosófico (Descartes, Espinosa) e/ou da tradição Empirista (Bacon, Hobbes, Locke).
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1000872 - ESTUDOS DIRIGIDOS DE FILOSOFIA 1
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Objetivos: Fazer com que o estudante exercite uma prática de leitura metódica e de interpretação de textos clássicos da História da Filosofia. Orientá-lo na discussão e na elaboração de argumentos filosóficos e produção de textos dissertativos.
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Ementa: A disciplina será oferecida em várias turmas, ministradas por professores diferentes, cada um dos quais selecionará um conjunto de textos relacionados à sua especialidade, a serem trabalhados ao longo do semestre.
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1000870 - Introdução ao Estudo da Filosofia
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Objetivos: Exercitar com o estudante técnicas sistemáticas de leitura de textos clássicos da História da Filosofia e familiarizá-lo com o estilo da reflexão filosófica, por meio da discussão baseada em textos selecionados em torno de um tema e/ou problema. Dar início ao contato do estudante com os textos filosóficos e ao exercício de discussão e de argumentação filosóficos, tendo por base a tradição histórica da Filosofia ocidental.
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Ementa: Curso introdutório sobre tema ou temas gerais de Filosofia, insistindo preferencialmente em percursos histórico-conceituais que abordem mais de um autor ou um tema e/ou problema filosófico específico, percorrendo diversos momentos da História da Filosofia.
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180025 - Filosofia da Ciência
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Objetivos: Capacitar o aluno através da apresentação da história da filosofia da ciência e dos seus problemas atuais, a compreensão da ciência desenvolvendo uma abordagem crítica e sua inserção social.
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Ementa: 1. O MODELO GREGO DA TEORIA: PLATÃO, ARISTÓTELES E EUCLIDES: A IDÉIA DE DEMONSTRAÇÃO. 2. GALILEU E DESCARTES: FÍSICA E MATEMÁTICA UNIVERSAL. 3. A CRISE DA RAZÃO CLÁSSICA: FILOSOFIA CRÍTICA E EPISTEMOLOGIA. 4. QUESTÕES DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NOS DIAS DE HOJE.
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180360 - Introdução à Ciência Psicológica
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Objetivos: 1. Identificar questões filosóficas relacionadas à ciência; 2. Identificar respostas filosóficas existentes para questões relativas à ciência; 3. Examinar produção científica em Psicologia em função de posicionamentos filosóficos; 4. Identificar / caracterizar relações entre Filosofia e Psicologia; 5. Estabelecer relações entre Psicologia e Filosofia; 6. Refletir filosófica e epistemologicamente sobre conhecimento produzido, método e processo de produção de conhecimento em Psicologia; 7. Caracterizar trajetória histórica de desenvolvimento da Filosofia e da Psicologia; 8. Identificar determinantes históricos no desenvolvimento da Filosofia e da Psicologia; 9. Lidar, de forma crítica, com a Ciência como forma de produção de conhecimento, ao produzir e ao utilizar conhecimento científico; 10. Realizar leitura compreensiva e crítica de textos teóricos (em Psicologia), a partir de referenciais epistemológicos.
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Ementa: 1. Introdução a conceitos e questões filosóficas gerais. 2. Apresentação do quadro geral da história da filosofia, com ênfase em tópicos relativos à ciência moderna. 3. Análise de conceitos relevantes ao âmbito da ciência psicológica. 4. Introdução às questões epistemológicas gerais. 5. Discussão sobre as origens, os paradigmas e os caminhos da Psicologia como ciência autônoma.
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180394 - História da Psicologia e Sistemas Psicológicos:Psicanálise 1
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Objetivos: Tomando por base as obras em que o próprio Freud se preocupou em expor, introdutoriamente, os temas básicos da psicanálise, percorrer estes tópicos com vistas a fornecer um panorama geral da doutrina. Pode-se dividir estes temas em 4 grandes grupos: 1) a teoria das neuroses e as concepções sobre a psicopatologia em geral; 2)as formações não patológicas do inconsciente; 3) as grandes sínteses metapsicológicas; 4) as concepções freudianaas da cultura. Visa familiarizar o aluno com os conceitos fundamentais da psicanálise, atavés de uma visão global da obra freudiana, sua evolução, rupturas e reelaborações conceituais.
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Ementa: 1. Apresentação geral da obra freudiana. 2. Teoria das neuroses: sua gênese, sua importância. 3. A formação do sonho como paradigma dos processos inconscientes. 4. Outras formações do inconsciente: lapsos e chistes. 5. A primeira teoria do aparelho psíquico. 6. As categorias da metapsicologia: tópica, econômica e dinâmica. 7. A evolução da teoria das pulsões e da teoria da angústia. 8. Segunda tópica: ego, id e superego. 9. Complexo de Édipo e complexo de castração. 10. A interpretação freudiana da cultura.
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180130 - Filosofia da Psicologia
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Objetivos: Apresentar o projeto da psicologia científica no Século XIX, que já nasce cindido pelas diferentes tradições filosóficas a que pertencem as obras de Wilhelm Wundt e William James, os fundadores da nova psicologia. Fundamentar essa tese através da exposição da psicologia de William James. Busca-se com base no exame do projeto da psicologia apresentado por William James levantar alguns problemas filosóficos fundamentais da psicologia, como, por exemplo, o conflito metafísico entre a explicação mecânica e teleológica do comportamento, o problema mente-corpo, e as posições de William James sobre o assunto (as quais são bastante atuais).
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Ementa: 1. Psicologia, Ciência e Filosofia; 2. Psicologia, Epistemologia e História; 3. Início da Psicologia Científica no Século XIX: Temas Wundtianos e Jamesianos.
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181072 - História e Sist.Psicol.: Gestalt e Tendências Contemporâneas
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Objetivos: Aprimorar o conhecimento teórico dos paradigmas em Psicologia; desenvolver o debate e a reflexão conceitual no âmbito da Ciência Psicológica; apresentar e discutir as principais noções da Psicologia da Gestalt; apresentar e discutir algumas tendências contemporâneas em Psicologia, especialmente os novos desenvolvimentos do Cognitivismo; confrontar criticamente conceitos e métodos em teorias psicológicas.
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Ementa: A Psicologia da Gestalt e a tentativa de superar impasses da Psicologia da Conciência X Psicologia do Comportamento; a nova concepção da Totalidade e a Teoria dos Campos; o Cognitivismo e suas inovações interdisciplinares no campo dos estudos psicológicos.
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1001073 - Filosofia Política 1
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Objetivos: Apresentar as principais temáticas da reflexão sobre a política, sutando uma ou algumas concepções centrais, como poder político, soberania e regime político.
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Ementa: Estudo de um ou mais autores modernos e/ou temas fundamentais da Filosofia Política.
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1001117 - Lógica 1
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Objetivos: Propiciar ao estudante conhecimentos de alguns conceitos básicos da lógica através do estudo da lógica aristotélica e da constituição histórica dessa disciplina até o advento da lógica matemática contemporânea.
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Ementa: Estudo de alguns conceitos básicos da lógica (argumento, ingerência e explicação; evidência e relevância: validade e contra validade) através do estudo da lógica de Aristóteles e de sua herança medieval; estudo de etapas e aspectos relevantes da História da Lógica, até o advento da lógica matemática de fins do século XIX.
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1001276 - História da Filosofia Antiga 2
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Objetivos: Fazer com que o estudante adquira conhecimentos introdutórios acerca da teoria da ciência de Aristóteles.
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Ementa: Estudo dos conceitos centrais da ontologia de Aristóteles, assim como de alguns temas e/ou problemas que a tradição anterior (pré-socráticos, Sócrates, Platão) legou ao autor e que posteriormente se constituíram nos temas e/ou problemas fundamentais da Filosofia Ocidental.
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1001274 - História da Filosofia Contemporânea 2
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Objetivos: Fazer com que o estudante adquira o conhecimento de um (ou mais) dentre os principais representantes do pensamento filosófico contemporâneo.
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Ementa: Estudo de um ou mais autores dentre os mais representativos e/ou temas fundamentais da Filosofia Contemporânea, com ênfase nos pensadores do século XX (Bergson, Husserl, Wittgenstein, Adorno, Benjamin, Dartre, Merleau-Ponty, Heidegger).
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1001074 - História da Filosofia Moderna 2
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Objetivos: Fazer com que o estudante adquira o conhecimento de um (ou mais) dentre os principais representantes do pensamento filosófico moderno.
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Ementa: O iluminismo francês; Kant e a filosofia crítica.
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DQ - Departamento de Química
72257 - Química das Funções Orgânicas
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Objetivos: Proporcionar ao aluno: 1. Reconhecer as funções orgânicas representativas. 2.Reconhecer os conceitos básicos em química orgânica. 3. Identificar as moléculas orgânicas no espaço tridimensional. 4. Reconhecer os intermediários reativos em química orgânica. 5. Compreender uma reação química em química orgânica.
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Ementa: Estrutura e ligação em alcanos.- alcenos, hidrocarbonetos aromáticos e alcinos.- grupos funcionais contendo heteroátomos.- estereoquímica: entendendo as reações orgânicas
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74438 - Equilíbrio Químico: Fundamentos e Aplicações em Química Analítica
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Objetivos: Após uma breve revisão de básicos e discussão sobre erros e tratamento de dados analíticos, pretende-se proporcionar aos alunos domínio conceitual e visão clara de aplicações sobre o equilíbrio químico de ácidos e bases, de solubilidade, de óxido-redução e de complexação. Em todos os casos, os alunos deverão compreender os fundamentos envolvidos e as aplicações analíticas decorrentes considerando-se determinações de análitos em amostras reais. Serão propostos problemas analíticos que envolvam o emprego dos conceitos e procedimentos.
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Ementa: Introdução: O objetivo da química analítica e seu caráter interdisciplinar. A importância tecnológica da química analítica. O ensino de química analítica e a formação do professor. Equilíbrios ácido base, de solubilidade, de óxido-redução e complexação. Análise gravimétrica e volumétrica. Uso de planilhas eletrônicas em cálculos de equilíbrio químico.
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79081 - História da Química A
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Objetivos: Ao final da disciplina, idealmente, os alunos deverão:a) ter uma visão global do desenvolvimento histórico da química como ciência;b) identificar os principais períodos de desenvolvimento da química, do ponto de vista científico e do tecnológico;c) ter uma visão histórica do desenvolvimento da química no brasil.
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Ementa: Introdução: A História da Terra e do Homem. Pré-história da Química. História Antiga da Química. Idade Média da Química. Renascimento da Química. Lavoisier e as Bases da Química Moderna. História Moderna da Química. Desenvolvimento da Química no Brasil
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76279 - Físico-Química A
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Objetivos: Dar uma visão geral da termodinâmica, como ciência das transformações de energia associadas a mudanças físicas e químicas, de modo a permitir ao aluno a) prever a possibilidade de ocorrência ou não destas mudanças; b) obter valores limites para algumas das grandezas que variam durante estas mudanças; c) determinar se um dado estado corresponde ou não a um estado de equilíbrio.
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Ementa: Propriedades dos gases; Primeira lei da termodinâmica; Segunda lei da termodinâmica; Equilíbrio químico; Equilíbrio entre fases; Termodinâmica de sistemas multicomponentes.
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71501 - Química de Coordenação
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Objetivos: Escrever e balancear equações químicas dos elementos de transição. Identificar e descrever as teorias de ligação que explicam a formação de complexos metálicos. Identificar os elementos, íons e substâncias químicas de metais de transição, que possam de algum modo, contribuir ou afetar o ser humano e o meio ambiente. Sintetizar compostos de coordenação, contendo metais de transição. Caracterizar compostos de coordenação, por técnicas espectroscopias (UV/Vis, infravermelho, RMN). Estudar aspectos estruturais de complexos metálicos. Relacionar as propriedades dos compostos de coordenação, com as teorias que os descrevem. Identificar e descrever as principais aplicações de complexos metálicos
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Ementa: PARTE 1 - Formação de complexos metálicos: Propriedades físicas e químicas dos elementos metálicos da tabela periódica. Desenvolvimento histórico da química de coordenação. As propriedades dos metais, dos ligantes e a formação dos complexos. Nomenclatura e número de coordenação. Teorias de ligação. PARTE 2 - Estabilidade de complexos metálicos: Mecanismo de reação dos complexos e síntese. Estabilidade termodinâmica. PARTE 3 - Métodos de identificação e caracterização estrutural de complexos metálicos: Análise elementar, condutividade, balança Magnética de Gouy. Propriedades espectroscópicas: espectroscopia IV, RMN, UV-Vis. As relações entre os métodos de investigação e propriedades dos complexos metálicos, com as teorias de ligação. Experimentação no laboratório. PARTE 4 - Aplicações de complexos metálicos: Aplicações: sistemas biológicos, indústria química, materiais.
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72435 - Química de Biomoléculas 1
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Objetivos: Identificar e descrever a química de biomoléculas, suas funções e a sua importânica no metabolismo. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e diferenciar estruturas moleculares de biomoléculas bem como entender suas reatividades, importância e interações em sistemas vivos.
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Ementa: Propriedades de soluções aquosas e soluções tampões. estrutura, propriedade e reatividade de carboidratos, aminoácidos, proteínas, lipídeos, ácidos nucleicos e seus componentes. cinética enzimática e mecanismos enzimáticos gerais.
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74250 - Introdução à Química Ambiental
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Objetivos: Preparar os futuros professores para o ensino de conceitos de química ambiental, conforme estabelecido pelos parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio.
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Ementa: Ciclos biogeoquímicos dos elementos químicos na biosfera, águas naturais: usos múltiplos, quantidade e qualidade, química ambiental da atmosfera, química ambiental da geosfera (solos), monitoração ambiental e legislação ambiental.
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78158 - Experimentação na Educação Química
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Objetivos: 1. Fomentar a reflexão do licenciando sobre as concepções pedagógicas e epistemológicas relacionadas à experimentação na Educação Química ao longo da história;
2. Proporcionar ao licenciando condições para planejar roteiros de atividade experimentais, considerando as mais recentes pesquisas da área de Educação/Ensino de Química;
3. Possibilitar ao licenciando aplicar e avaliar experimentos didáticos em escolas de Educação Básica.
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Ementa: 1. Evolução histórica da utilização de experimentos na Educação Química;
2. Principais aspectos da experimentação na Educação Química: abordagens teóricas e metodológicas;
3. Seleção e planejamento de experimentos didáticos, considerando os princípios gerais de segurança, bem como a eliminação, minimização e descarte de resíduos (Química Verde);
4. Aplicação dos experimentos junto a estudantes da Educação Básica;
5. Apresentação das propostas experimentais por meio de seminários.
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74446 - Princípios de Química Instrumental
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Objetivos: Proporcionar aos alunos os princípios básicos de técnicas em análise instrumental com discussões e demonstrações sobre aplicações em análises de rotina.
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Ementa: Química Analítica Clássica e Química Analítica Instrumental: escopo e abrangência; Introdução aos métodos ópticos de análise; Espectrofotometria ultravioleta-visível: fundamentos, instrumentação e aplicações; Espectrometria de absorção e emissão atômica: fundamentos, instrumentação e aplicações; Introdução aos métodos eletroanalíticos de análise; Condutometria: fundamentos, instrumentação e aplicações; Potenciometria: fundamentos, instrumentação e aplicações; Eletrogravimetria: fundamentos, instrumentação e aplicações; Separação de compostos: noções básicas de cromatografia; Identificação de compostos: noções básicas de espectrofotometria no infravermelho e espectrometria de massas.
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78166 - Tecnologia da Informação e Comunicação aplicadas à Educação Química
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Objetivos: 1. Preparar o licenciando de Química para atuar criticamente em novos contextos de ensino com base nas tecnologias da informação e comunicação (TIC);
2. Possibilitar formação teórica, metodológica e técnica voltada ao ensino e aprendizagem de Química por meio das TIC, considerando as mais recentes pesquisas na área de educação/ensino de Química: planejamento, desenvolvimento, emprego e avaliação matérias didáticos.
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Ementa: 1. Tópicos sobre novas tecnologias da comunicação para o ensino: reflexão sobre as diferentes formas, níveis, possibilidades e limitações das ferramentas de comunicação contemporâneas e informatizadas;
2. O ensino de Química e os novos meios de informação e comunicação: seleção e organização de conteúdos;
3. Projetos sobre planejamento, desenvolvimento, uso e avaliação de atividades didáticas para o ensino de Química, considerando o uso das TIC.
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72362 - Métodos Físicos de Identificação de Compostos
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Objetivos: Capacitar o aluno a utilizar as técnicas de Infravermelho e ressonância magnética nuclear para identificar e determinar estruturas de substâncias químicas.
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Ementa: Introdução aos métodos de análise; Espectrofotometria na região do infravermelho; Ressonância Magnética Nuclear.
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DS - Departamento de Sociologia
1001632 - PÓS-ESTRUTURALISMO, SUBJETIVIDADE E DIREITOS DA NATUREZA
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Objetivos: A disciplina visa recuperar o percurso intelectual do pós-estruturalismo desde os autores clássicos das ciências sociais que contribuíram para a formação deste campo teórico, até os autores contemporâneos considerados continuadores desta corrente, a fim de apreender as noções mais gerais de Sujeito e Subjetividade desenvolvidas nesta linha de pensamento. Em seguida, pretende estudar a bibliografia sobre movimento ambientalista e direitos ambientais destacando a relevância das abordagens convergentes ao pós-estruturalismo para a legitimação científica, cultural e política dos entes da “natureza” como sujeitos de direito. Por último, terá como objetivo analisar, sob o foco pós-estruturalista, a bibliografia crítica aos movimentos ambientalistas e direitos da natureza.
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Ementa: O pós-estruturalismo, ao apreender a subjetividade, grosso modo, como inscrição relacional na estrutura social e, potencialmente, ampliar esta noção aos “não humanos”, se oferece como base teórica e científica para o reconhecimento dos animais e outros seres ditos “da natureza” como sujeitos de direito. Haveria uma coincidência temporal e ideológica entre o desenvolvimento do estruturalismo/pós-estruturalismo e a emergência dos novos movimentos ambientalistas nos anos 1960/70. Ambos, estruturalismo/pós-estruturalismo e novo ambientalismo, podem ser lidos como propostas de ruptura com o antropocentrismo e a filosofia da consciência ocidentais, e, ao mesmo tempo, como propostas de substituição dos dualismos substancialistas (ex.: mente e corpo, cultura e natureza, humano e não humano, razão e sensibilidade etc.) pela lógica binária e relacional que, embora se estruture, elementarmente, por pares de oposição, é vazia de substância.
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1000955 - Sociologia das relações raciais e estudos afro-brasileiros
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Objetivos: A disciplina tem como objetivo geral permitir aos estudantes um olhar amplo sobre as relações raciais, de modo que eles possam perceber como que a questão racial estruturou, ao longo da história, as relações sociais brasileiras e de outros contextos coloniais. Além disso, pretende-se realizar uma discussão interseccionada com outros marcadores sociais e de maneira transnacional.
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Ementa: Usos e sentidos da categoria “raça” nas Ciências Sociais e na Sociologia.Usos e sentidos da categoria “raça” nas Ciências Sociais e na Sociologia.
História dos estudos brasileiros sobre relações raciais (segunda metade do século XIX; primeira metade do século XX; segunda metade do século XX).
Identidade Nacional e o Mito da Democracia Racial.
As referências africanas no Brasil.
Movimento Negro.
Políticas Públicas e Ações Afirmativas.
Intersecções entre raça, classe, gênero e sexualidade
Modernidade e Diáspora Africana.
Racialização da Experiência Negra
Contribuições dos Estudos Culturais e Pós-Coloniais
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DTPP - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas
1002995 - ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO
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Objetivos: • Estudar imagens, mitos e representações artísticas por meio de cenografias ideais, plásticas, literárias
e cinematográficas.
• Observar e analisar pinturas, esculturas, grafites e fotografias em diferentes suportes e técnicas, para
interpretar suas dimensões iconológicas, alegóricas e materiais.
• Conhecer técnicas artísticas modernas e contemporâneas em suas dimensões técnicas, como
filmagem, edição e montagem, e em suas dimensões estéticas, como ideologia visual.
• Elaborar e desenvolver trabalhos de criação artística.
• Ampliar os estudos e práticas sobre a educação dos sentidos e das sensibilidades no viver individual e
coletivo, e nas formas de organização dos espaços públicos.
• Produzir percepções sobre as práticas culturais do viver contemporâneo.
• Subsidiar trabalhos pedagógicos de criação artística com diferentes faixas etárias.
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Ementa: Esta disciplina propõe o trabalho com a Arte em suas dimensões conceituais e técnicas a partir dos estudos do campo da Filosofia da Diferença. Exploraremos a diversidade das linguagens artísticas – artes da escrita, da imagem, do som e da cena – por meio do estudo de obras, autores, escolas e movimentos que dão forma à produção cultural e histórica sob os aspectos da educação da memória. O recorte investigativo da disciplina se dará pelo foco da Arte/Educação e da potência pedagógica dos movimentos artísticos que se consolidaram como afirmação da diversidade cultural.
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450065 - Didática: ensino e aprendizagem
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Objetivos: 1. Analisar a Pedagogia enquanto ciência e as relações entre Educação, Pedagogia e Didática no contexto histórico atual e seu papel na formação de professores/as e educadores/as sociais.
2. Analisar as situações de ensino e aprendizagem na perspectiva da formação, educação, direitos humanos e socialização em diferentes bases teórico-metodológicas.
3. Caracterizar, analisar e compreender as concepções de aprendiz e processos de ensino e aprendizagem em e entre diferentes grupos e pessoas.
4. Analisar estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem na ação didática, destacando as contribuições dos movimentos sociais para as pedagogias da diversidade e da diferença.
5. Avaliar políticas culturais e educacionais e suas repercussões em processos de ensino e de aprendizagem nas escolas de diferentes níveis e em diferentes contextos (especificidades dos espaços de restrição de liberdade).
6. Discutir o papel do/a professor/a e do/a educador/a e suas práticas pedagógicas/educativas em diálogo com o cotidiano e a construção da identidade na diversidade.
7. Realizar entrevistas com professores/as da rede pública de ensino sobre os temas estudados em sala e as temáticas transversais.
8. Promover oficinas sobre relações étnico-raciais, gênero, religiosidade, direitos humanos e espaços de restrição de liberdade.
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Ementa: O campo de investigação da Pedagogia e disciplina curricular da formação de professores, a Didática, em diálogo com outras ciências, é responsável por oferecer meios, instrumentos e estratégias para a organização de processos de ensinar e aprender em ambientes escolares e não escolares. Para tanto, considera como focos centrais a infância, a juventude e a vida adulta, tendo os direitos humanos e a igualdade de diferenças (gênero, sexualidade, raça, etnias, idade, classe social, origem geográfica, religiosidade) como parâmetros. Frente ao atual contexto mundial e local, dedica-se ao estudo de diferentes teorias sobre processos de aprendizagem e de ensino e contempla ações práticas de planejamento, execução e avaliação de processos e aprendizagens.
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450251 - A LITERATURA INFANTIL E A CRIANÇA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
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Objetivos: A disciplina tem por finalidade possibilitar ao/à futuro/a professora o entendimento da alfabetização e do letramento a partir da literatura infantil no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para:
1. Conhecer práticas alfabetizadoras e de letramento;
2. Compreender a conceituação de literatura infantil;
3. Conhecer as linguagens e os estilos na literatura infantil;
4. Identificar a contribuição da leitura, escrita e oralidade para infância nas várias faixas etárias e no campo das relações étnico-raciais;
5. Elaborar projetos de leitura e escrita, conforme as faixar etárias e os direitos à educação;
6. Elaborar material didático.
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Ementa: Contribuição das várias linguagens e dos estilos na literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-se a leitura, escrita e oralidade na infância. Propostas de ensino para a sistematização de projetos de leitura e escrita e elaboração de material didático, conforme as especificidades das faixas etárias, dos direitos da criança e das relações étnico-raciais.
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450219 - DIDÁTICAS E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Objetivos: CONSTRUIR EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO EM QUE OS PARTICIPANTES POSSAM VIVENCIAR, ANALISAR E PROPOR ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO EM QUE SE BUSQUEM VALORIZAR CULTURAS QUE CONSTITUEM A NAÇÃO BRASILEIRA, ELIMINAR PRÁTICAS RACISTAS E DISCRIMINATÓRIAS, CRIAR CONDIÇÕES PARA A CONVIVÊNCIA RESPEITOSA, APOIAR O FORTALECIMENTO DE IDENTIDADES, PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL E AUTO ESTIMA, NOS TERMOS DO PARECER CNE/CP 3/2004, ASSIM COMO HISTÓRIAS E CULTURAS DOS POVOS INDÍGENAS, CONFORME A LEI 11645/2008.
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Ementa: A DISCIPLINA FOCALIZA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COMO DIMENSÃO INDISPENSÁVEL À DIDÁTICA, CAMPO DE INVESTIGAÇÃO DA CIÊNCIA PEDAGOGIA, QUE ESTUDA MEIOS, INSTRUMENTOS, MODALIDADES, ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA ENSINAR E APRENDER, SITUANDO-OS HISTÓRICA, SOCIAL E CULTURALMENTE. BUSCA CONHECER E COMPREENDER DIDÁTICAS PRÓPRIAS A DIFERENTES RAÍZES ÉTNICO-RACIAIS QUE CONSTITUEM A NAÇÃO BRASILEIRA, A FIM DE FORTALECER A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS, SUJEITOS DE DIREITOS, PARTICIPANTES E COMPROMETIDOS COM A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA PARA TODOS E RESPEITOSA COM A DIVERSIDADE CULTURAL. PREOCUPA-SE COM A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, POSTURAS, VALORES, ATITUDES, SENSIBILIDADES ÉTICAS, COMPETÊNCIAS E CRITÉRIOS, MEDIAÇÕES, INSTRUMENTOS, MODALIDADES, ESTRATÉGIAS PARA APREENDER-ENSINAR-APRENDER.
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ANEXO VII - EMENTAS E OBJETIVOS DAS ATIVIDADES OFERTADAS NO CAMPUS SOROCABA
DAdm-So - Departamento de Administração
570419 - Logística e Cadeia de Suprimentos
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Objetivos: Compreender os fundamentos da Logística empresarial e da Gestão da Cadeia de Suprimentos como parte das estratégias corporativas. Fornecer conhecimentos e habilidades para atuar no planejamento, organização e controle das atividades logísticas, com o intuito de apoiar os Administradores na tomada de decisões organizacionais.
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Ementa: Logística empresarial: conceitos, atividades primarias e atividades apoio. Logística e criação de valor. Nível de serviço logístico; Sistemas de Informação e troca eletrônica de dados para Controle; Decisões de Transporte; Planejamento de Rede logística; Visão sistêmica. Fluxos de informações e de produtos. Mecanismos para coordenação. Tipos de relacionamento na cadeia de suprimento. Estrutura para integração. Logística reversa. Projeto de cadeia de suprimentos. Sistemas de armazenagem. Embalagem e manuseio de materiais.
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570290 - Gestão de Operações
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Objetivos: Fornecer uma visão geral da gestão de operações, enfatizando a importância da integração e do alinhamento das decisões operacionais e estratégicas em uma organização. A partir das necessidades de mercado de diversos tipos de negócios e do posicionamento da empresa nesse contexto, o estudante será levado a lidar com técnicas e métodos na abordagem de questões que envolvem planejamento, controle e melhoria do desempenho organizacional. Para isso, serão discutidos temas como o projeto de produtos/serviços e de processos, localização e arranjo físico, ergonomia, estratégias de melhoria, e os principais desafios da produção.
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Ementa: Administração da produção: conceitos e definições. Estratégia da produção. Planejamento e controle da capacidade. Projeto de processos. Projeto de produtos e serviços. Localização e arranjo físico de instalações. Projeto, medidas do trabalho e ergonomia. Estratégias de melhorias. Desafios da produção.
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DCA-So - Departamento de Ciências Ambientais
501514 - Produção e Tecnologia de Sementes Florestais
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Objetivos: Nesta disciplina serão discutidos os conceitos básicos que envolvem a formulação de políticas públicas no setor de sementes e na produção de sementes florestais para o atendimento às demandas atuais de restauração ambiental, silvicultura urbana e à atividade florestal sustentável. Além disso visa promover o debate e o acúmulo de conhecimento sobre os aspectos ecológicos, econômicos e sociais da produção de sementes, abordando aspectos sobre a coleta e manejo sustentável, o uso de sementes como produto não-madeireiro, a economia produtiva, tecnologias adotadas, controle de qualidade e as características ecológicas das espécies e da etnobotânica.
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Ementa: Aspectos ecológicos da produção de sementes: biologia reprodutiva de espécies; métodos de produção de sementes florestais; colheita, manejo e tratamento de sementes florestais; ecologia de germinação de sementes florestais; tecnologia e análise de sementes florestais; legislação de sementes.
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DCHE-So - Departamento de Ciências Humanas e Educação
530140 - Introdução à Filosofia
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Objetivos: Objetivos gerais:
- “Fornecer subsídios ao entendimento introdutório da filosofia para fundamentar a prática educativa, por meio do diálogo e da leitura de textos clássicos.”
ë Objetivos específicos:
- subsidiar os(as) alunos(as) com aportes filosóficos, com vistas a estimular reflexões sobre a realidade vivida em geral e, particularmente, sobre o fenômeno educativo;
- propiciar aos(às) discentes o contato com a concepção ampla sobre as diferentes concepções de mundo, que norteiam a ação dos sujeitos sociais (mito, senso comum, filosofia e ciência) e, particularmente, cotejar o conhecimento científico e filosófico;
- apresentar o conceito de humano como ser resultante das relações sociais, uma crítica ao atual processo de desumanização promovido pela dinâmica da vida hodierna e uma alternativa educacional para que se promova a re-humanização;
- refletir com os(as) discentes sobre o conhecimento e seu processo de produção e validação;
- estimular a visão crítica sobre a realidade educacional brasileira;
- estimular os(as) discentes ao diálogo com os conteúdos das demais disciplinas da matriz curricular do curso de Pedagogia.
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Ementa: “As diferentes concepções de mundo: senso comum, mito, filosofia e ciência. O que é o ser humano. O pensamento filosófico e educativo de autores clássicos da filosofia.”
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DComp-So - Departamento de Computação Sorocaba
1001304 - Processamento Massivo de Dados
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Objetivos: Capacitar os alunos a identificar os diferentes modelos de programação distribuída para o processamento massivo de dados, aplicar os conceitos e desenvolver aplicações.
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Ementa: Modelos de programação distribuída para o processamento massivo de dados. Algoritmos para manipular grandes volumes de dados. Tipos de problemas que podem ser tratados. Ferramentas para armazenamento, acesso e manipulação de grandes volumes de dados. Desenvolvimento de aplicações.
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1001300 - Sistemas de Banco de Dados
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Capacitar o aluno para implementação e a implantação de sistemas reais de banco de dados, aplicando conceitos teóricos a situações reais de construção física de bancos de dados. As atividades desta disciplina preveem a utilização plena de ambientes de programação em SQL e recursos disponíveis em software de gerenciamento de banco de dados usados em ambiente comercial ou acadêmico. Ao final da disciplina, o aluno trabalhará com métodos de programação internos e externos aos sistemas gerenciadores, possibilitando a integração do banco de dados com outros sistemas de software.
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Ementa: Programação em BD: cursores, tratamento de exceções e outros. Processamento e otimização de consultas: conceitos e comandos SQL. Sintonização de BD. Processamento de transações: conceitos e comandos SQL. Integridade e segurança: conceitos e comandos SQL. Acesso multiusuário em bancos de dados. Projeto de sistemas usando a tecnologia cliente/servidor em bancos de dados. Interfaces de programação de aplicações (APIs) para conexão com bancos de dados. Componentes de software orientados a bancos de dados.
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1001106 - Laboratório de Programação
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Objetivos: Desenvolver nos discentes habilidades práticas de resolução de problemas por meio de algoritmos, com implementações usando programação estruturada. Fazer com que os alunos se tornem aptos a buscar por soluções computacionais e implementá-las utilizando linguagem de programação de alto nível.
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Ementa: Fundamentos de algoritmos e sua representação em linguagem de alto nível. Estruturas e comandos básicos: tipos de dados primitivos, variáveis, operadores e expressões, constantes, comandos de entrada e saída, estruturas de controle (sequencial, seleção e repetição), tipos de dados compostos (registros, arranjos e strings). Subprogramas: funções e procedimentos. Arquivos.
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1001106 - Laboratório de Programação
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Objetivos: Desenvolver nos discentes habilidades práticas de resolução de problemas por meio de algoritmos, com implementações usando programação estruturada. Fazer com que os alunos se tornem aptos a buscar por soluções computacionais e implementá-las utilizando linguagem de programação de alto nível.
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Ementa: Desenvolver nos discentes habilidades práticas de resolução de problemas por meio de algoritmos, com implementações usando programação estruturada. Fazer com que os alunos se tornem aptos a buscar por soluções computacionais e implementá-las utilizando linguagem de programação de alto nível.
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1001320 - Teoria dos Grafos
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Objetivos: Capacitar os alunos a trabalhar com os principais conceitos e os problemas mais fundamentais em teoria dos grafos. Fazer com que os alunos se tornem aptos a entender as estruturas discretas relacionadas à solução de cada problema e como estas afetam a dificuldade de obter solução eficiente para cada problema. Desenvolver nos discentes habilidades de criatividade, abstração, raciocínio lógico e o senso crítico e investigativo.
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Ementa: Estudo de problemas fundamentais em grafos. Isomorfismo. Árvores e e conexidade. Planaridade. Coloração de faces. Coloração de vértices. Coloração de arestas. Emparelhamento máximo e perfeito. Cliques e conjuntos independentes. Grafos Hamiltonianos.
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480444 - Teoria da Computação
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Objetivos: Desenvolver o raciocínio abstrato nos discentes, capacitá-los a compreender os fundamentos da computação. Apresentar linguagens formais através de gramáticas e suas relações com autômatos finitos (determinísticos, não determinísticos, com pilha) e máquinas de Turing. Estudar a hierarquia de linguagens e as limitações dos diversos tipos de autômatos, incluindo a máquina de Turing.
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Ementa: Linguagens formais (regulares, livres de contexto, sensíveis ao contexto, com estrutura de frase), Gramáticas, a hierarquia de Chomsky, Autômatos finitos determinísticos e não determinísticos, Autômatos com pilha, Máquinas de Turing (o problema da parada, tese de Church-Turing), Modelos de computação equivalentes à máquina de Turing, Proposições sobre Computabilidade. Conceitos básicos de classes de complexidade de linguagens.
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1001108 - Lógica Matemática
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Objetivos: Esta disciplina tem por objetivo desenvolver o raciocínio abstrato utilizado em outras áreas da computação como programação de computadores, linguagens de programação, inteligência artificial e arquitetura de computadores. Ao final da disciplina os alunos deverão conhecer o cálculo proposicional, a lógica de primeira ordem e algumas aplicações básicas destas lógicas em computação.
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Ementa: História da lógica. Sistemas formais. O cálculo proposicional: proposições atômicas, conectivos, fórmulas bem formadas, linguagem, sintaxe (axiomas, teoremas e regra de dedução), semântica (funções de verdade, tabelas verdade, consequência lógica, equivalência lógica); Formas normais; A regra da resolução; Cláusulas de Horn; Relação entre sintaxe e semântica do cálculo proposicional. A lógica de primeira ordem: alfabetos de primeira ordem, termos, fórmulas bem formadas, linguagem, escopo de quantificadores, variáveis livres e ligadas, semântica (estruturas, modelos, consequência lógica, equivalência lógica) Sintaxe (axiomas e regras de dedução), Relação entre sintaxe e semântica da lógica de primeira ordem. Conexões da lógica com a computação.
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São Carlos, 27 de fevereiro de 2025.
ASSINATURAS E CIÊNCIAS
Tipo de Assinatura
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Nome Completo
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Cargo/Função
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Lotação
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Divisão de Gestão e Registro Acadêmico
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Evandro Marcos Rosante
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Diretor
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DiGRA/ProGrad
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Pró-Reitoria de Graduação
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Prof. Dr. Armando Italo Sette Antonialli
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Pró-Reitor em Exercício
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ProGrad
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| Documento assinado eletronicamente por Evandro Marcos Rosante, Diretor(a) de Divisão, em 27/02/2025, às 16:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Armando Italo Sette Antonialli, Pró-Reitor(a) em Exercício, em 27/02/2025, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.004754/2025-33
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SEI nº 1762746
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Modelo de Documento: Edital, versão de 05/Dezembro/2019
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