Boletim de Serviço Eletrônico em 06/06/2025

Timbre

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

SECRETARIA GERAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS - SRInter/R
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Edital nº 11/2025/SRInter/R

EDITAL SRINTER N° 11/2025

Seleção de trabalhos de estudantes de graduação para

32ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

La educación y la ciencia transforman realidades

 

A Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) torna público que está aberto o edital para seleção de trabalhos de estudantes de graduação, a serem apresentados nas 32ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), cuja edição será realizada na Universidad Nacional de Tucumán - UNT - Argentina, no período de 05 a 07 de novembro de 2025.

A submissão dos trabalhos ocorre em duas fases:
1. Seleção dos trabalhos (resumos) por meio deste edital;
2. Submissão na plataforma do evento dos resumos, trabalhos completos e apresentação de slides dos estudantes selecionados na etapa anterior.

TEMAS DO EDITAL

Os trabalhos deverão obrigatoriamente enquadrar-se em somente 1 (um) dos temas de pesquisa pertencentes a um dos 4 eixos (4 grandes áreas do conhecimento).

Os eixos e temas de pesquisa para esta edição das Jornadas são os seguintes:

A - Interdisciplinar

1 – DDHH na América Latina: desafios presentes e futuros

2 - Transferência tecnológica

3 - Interculturalidade

4 - Sustentabilidade

5 - Inclusão

6 - Inovação no âmbito alimentar

7 - Desenvolvimento da nanociência - nanotecnologia e suas aplicações

8 - Inovações nas ciências farmacêuticas e biologia

9 - Desafios de biotecnologia e bioquímica

B - Ciências Humanas

10 - Avaliação Institucional, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária

11 - Ciências Políticas e Sociais

12 - Desenvolvimento Regional

13 - Educação para a Integração

14 - Ensino de Espanhol e Português como Segunda Língua / Língua estrangeira

15 - Línguas nativas

16 - Extensão Universitária

17 - Gênero

18 - História, Regiões e Fronteiras

19 - Turismo

20 - Literatura, Imaginários, Estética e Cultura

21 - Mídia e Comunicação Universitária

22 - Processos Cooperativos e Associativos

23 - Produção Artística e Cultural

24 - Acessibilidade e Deficiência

C - Ciências Exatas

25 - Biofísica

26 - Ciência e Engenharia de Materiais

27 - Ciência, Tecnologia e Inovação

28 - Engenharia Mecânica e de Produção

29 - Matemática Aplicada

30 - Produtos Naturais Bioativos e suas Aplicações

31 - Tecnologias de Informação e Comunicação

32 - Química dos materiais

33 - Geotecnologias e Ciências Atmosféricas

D - Ciências da Vida

34 - Águas

35 - Meio ambiente e contaminação ambiental

36 - Energia

37 - Agroalimentar

38 - Atenção Primária à Saúde

39 - Saúde Humana

40 - Virologia Molecular

41 - Saúde Animal

42 - Microbiologia Molecular

NÚMERO DE PARTICIPANTES

A UFSCar selecionará 14 (catorze) trabalhos de estudantes de graduação, selecionando no máximo 01 (um) trabalho por tema, respeitando o limite de trabalhos por cada eixo de pesquisa conforme critérios do item 7 do presente edital.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO E PERFIL DO AUTOR/APRESENTADOR

3.1 Cada estudante pode inscrever 1 (um) único trabalho como autor principal e, ao fazê-lo, deve incluir, necessariamente, o nome de um docente orientador que, no âmbito deste edital, não poderá ser autor principal. 

3.2 Para cada trabalho será aceito um (01) único apresentador nas Jornadas, independentemente de o trabalho ser realizado em grupo de pesquisadores.

3.3 O trabalho inscrito, para que possa ser aceito no evento, já deve se encontrar, pelo menos, em fase de apresentação de resultados parciais;

3.4 O trabalho inscrito deve ser correspondente ao curso atual no qual o(a) estudante está regularmente matriculado(a) e seu orientador deve ser docente da UFSCar.

3.5 Para a inscrição de trabalho nesta seleção, o autor principal (apresentador) deve:

a) Ser estudante de graduação regularmente matriculado na UFSCar, com status “ativo/cursando” tanto no momento da inscrição (primeiro semestre de 2025), como no momento da participação nas 32ª Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM (novembro de 2025). Não podem inscrever trabalho nem participar do evento estudantes que, nesses períodos, estejam com status trancado, desistente ou desligado na UFSCar, ou seja, não ter solicitado afastamento e nem trancamento, ou estejam realizando mobilidade acadêmica internacional com recursos financeiros da SRInter;

b) Não ter sido selecionado, como autor principal, em edições anteriores das Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM;

c) Não ser estudante internacional de mobilidade acadêmica incoming, exceto estudantes que realizam a graduação integralmente na UFSCar.

d) Não possuir título de doutorado ou pós-doutorado.

e) Ser maior de 18 anos.

f) Não estar em mobilidade acadêmica internacional, tanto no momento da inscrição, quanto na data de realização do evento.

Obs: Trabalhos que não atenderem aos requisitos serão desclassificados.

MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

4.1 A Comissão Científica da UNT estabelece que todas as apresentações serão feitas, obrigatoriamente, na modalidade oral. As apresentações orais deverão utilizar slides, seguindo modelo e formato pré-estabelecido, cujas regras e tempo para apresentação serão informados oportunamente pela organização do evento. Ao finalizarem-se as exposições orais, os avaliadores promoverão um debate.

4.2 Tanto o resumo quanto o trabalho completo poderão ser escritos em português ou espanhol.

4.3 A apresentação oral, bem como os slides, poderão ser feitos integralmente em português ou espanhol.

4.4 O pesquisador expositor receberá um certificado de reconhecimento por sua participação no evento, cuja responsabilidade de emissão é da organização do evento.

4.5 Os certificados serão em nome apenas do autor principal. Não serão emitidos certificados para coautores.

4.6 As normas e modelo dos slides, assim como do resumo e trabalho completo estão disponíveis em arquivos para download em: https://32jji.unt.edu.ar/formato-de-presentacion/.

Atenção: Se o resumo e trabalho completo estiverem escritos em português, TODOS os demais componentes dos modelos deverão estar na mesma língua. Exemplo: Titulo del trabajo deverá ser traduzido para Titulo do trabalho; Universidad de origen deverá ser traduzida para Universidade de Origem.)

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO NA UFSCar

Preenchimento de formulário Google, conforme item 6, e enviar por meio dele os seguintes documentos:

  1. Resumo de acordo com normas e modelo pré-estabelecidos pela organização do evento, em formato PDF;

  2. Histórico Escolar Completo emitido pelo Sistema SIGA, com código de autenticidade; 

  3. Cópia de atestado de matrícula emitido pelo Sistema SIGA, com código de autenticidade;

  4. Cópia do RG* ou CNH* ou CIN ou passaporte para estudantes brasileiros e Carteira de Registro Nacional Migratório ou passaporte para estudantes estrangeiros (ambos dentro da validade).

  5. Carta de anuência do orientador quanto à submissão do trabalho para apresentação no evento e, se apresentado, publicação do trabalho completo nos anais do evento, conforme modelo disponível no Anexo II do presente edital.

  6. Atestado de nível emitido pelo sistema SIGA.

*IMPORTANTE: O estudante, caso selecionado, deverá estar ciente de que, para viagens no âmbito de países do MERCOSUL, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é documento válido. São aceitos o RG, o CIN e o Passaporte, desde que válidos de acordo com as regras do MERCOSUL.

PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

6.1 Os interessados deverão preencher o formulário disponível em https://forms.gle/hQzrUwU6Zxua7kGUAIMPRETERIVELMENTE até às 18h00 da data limite indicada no cronograma, e enviar por meio dele os documentos solicitados de acordo com o item 5.

Importante: Os participantes precisam estar logados ao e-mail institucional da UFSCar (@ufscar.br / @estudante.ufscar.br) para acessar o Formulário de Inscrição e envio dos documentos

6.2 Sobre o formato dos arquivos:

6.2.1 Os documentos deverão ser enviados em formato PDF, que deve ser renomeado com o tipo de documento. 

(Ex.: CNH.pdf).

6.2.2 O resumo deverá ser em formato PDF, seguindo normas e modelo determinados pela organização do evento, disponíveis na página https://32jji.unt.edu.ar/formato-de-presentacion/. Para fins de inscrição no presente edital o título do arquivo deverá ter a seguinte estrutura:

NumerodoTema_Tema-Sobrenome_Nome_Resumo_SiglaUniversidade

Exemplo: 2_ Transferência Tecnológica– Silva_José_Resumo_UFSCar

Atenção:

PROCESSO DE SELEÇÃO E DE CONCESSÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO

7.1 O processo de seleção e de concessão do auxílio financeiro ocorrerá em três etapas: a de deferimento da inscrição, a de avaliação de mérito do resumo do trabalho e a de entrega do trabalho completo e termo compromisso, todas previstas no item 10 - Cronograma.

7.2 A etapa de deferimento da inscrição consistirá no atendimento dos requisitos mínimos (item 3) e apresentação dos documentos necessários (item 5).

7.3 A etapa de avaliação do mérito do resumo do trabalho consistirá na emissão de pareceres por comissão de pareceristas, especialistas nas áreas de conhecimento, docentes da UFSCar, segundo critérios estabelecidos no Anexo I.

7.4 A etapa de entrega do trabalho completo e termo de compromisso ocorrerá após a seleção dos candidatos decorrida nas duas etapas iniciais, incluindo as fases recursais, com o modelo do termo de compromisso sendo encaminhado por e-mail aos selecionados após a publicação do resultado final.

7.5 Apenas concorrerão às vagas deste edital aqueles resumos que obtiverem nota emitida pelo parecerista de no mínimo 12 (doze) pontos no total (ou seja, 60% do número máximo de pontos que é 20), segundo os critérios determinados no ANEXO I, desde que não tenha obtido 0 (zero) ponto em nenhum dos critérios de avaliação. Ou seja, resumos que não não alcancem o mínimo total de 12 (doze) pontos e/ou obtiver avaliação 0 (zero) em algum dos critérios serão desclassificados.

7.6 Serão selecionados os trabalhos mais bem pontuados em cada tema de pesquisa (1 a 42 - item 1), dentre aqueles que se classificarem de acordo com o disposto no item 7.5.

7.6.1 Será selecionado no máximo 01 (um) trabalho por tema, respeitando o limite de trabalhos por cada eixo de pesquisa conforme segue:

7.6.2 Caso não haja resumos selecionados que contemplem a totalidade de vagas de determinado eixo, a vagas serão revertidas, excepcionalmente, aos resumos mais bem pontuados nos temas em que houver mais inscritos, independentemente do eixo, não ultrapassando mais que dois trabalhos em cada tema e não ultrapassando o total de 14 trabalhos.

7.7 Em caso de empate:

No caso de empate nos pareceres entre trabalhos concorrentes pelo mesmo tema, a SRInter aplicará a seguinte regra para critérios de desempate:

  1. Maior Média Ponderada Total

  2. Maior índice de integralização curricular.

  3. Idade como critério final de desempate (o de maior idade será selecionado).

7.8. A concessão do auxílio financeiro dar-se-á apenas aos selecionados que entregarem os trabalhos completos, adequados às exigências do evento, e termo compromisso preenchido e assinado, até o prazo previsto no item 10 - Cronograma.

RESULTADO DA SELEÇÃO

8.1. O resultado preliminar e resultado final serão divulgados, conforme data estipulada no Cronograma (Item 10), no site http://www.srinter.ufscar.br e Boletim Eletrônico de Serviços e, de forma complementar, mas não obrigatória, nas páginas do Facebook da SRInter (UFSCar SRInter) e Instagram  da SRInter (@srinter_ufscar).

8.2. No caso de interposição de recurso, o(a) estudante deverá preencher formulário disponibilizado no Anexo III e enviar para o e-mail jornadas.augm.srinter@ufscar.br até às 18 horas da data estipulada no Cronograma (Item 10).

8.3.   Na interposição de recurso não será admitida a inclusão ou substituição de nenhum documento além daqueles já apresentados no ato da inscrição;

8.4.   A SRInter apreciará os recursos recebidos mediante os argumentos apresentados, não cabendo novo recurso à decisão proferida.

8.5. O modelo de termo de compromisso e as instruções gerais serão encaminhadas por e-mail aos selecionados após a publicação do resultado final.

AUXÍLIO FINANCEIRO

9.1 - Apoio da UFSCar: montante a ser pago em uma única parcela no valor de R$ 4.200,00 (Quatro mil e duzentos reais), somente ao autor principal do trabalho selecionado, que serão pagos em momento anterior à data do evento, para cobrir despesas com transporte, alojamento, alimentação e para aquisição de seguro de viagem internacional com repatriação sanitária e funerária.

9.2 - O auxílio financeiro aos candidatos(as) selecionados(as) pode não ser suficiente para cobrir 100% dos valores das despesas geradas para participação no evento, sobretudo a depender do meio de transporte e trajeto escolhido (aéreo, rodoviário ou aéreo e rodoviário).

9.3 - A ajuda financeira a ser oferecida pela UFSCar destina-se a auxiliar parcialmente o(a) estudante a participar do evento, o(a) qual deve se assegurar da disponibilidade de recursos próprios pelas despesas não cobertas pela ajuda financeira oferecida pela UFSCar.

9.4 - A aquisição do seguro viagem que contemple a totalidade do período da viagem, incluindo os trajetos de ida e volta, é obrigatória ao estudante selecionado.

9.5 - A concessão do auxilio financeiro ao estudante previsto neste edital dependerá da disponibilidade orçamentária da UFSCar, não configurando direito adquirido aos selecionados. Em caso de indisponibilidade orçamentária, os selecionados poderão participar do evento com recursos próprios ou declinar da vaga.

9.6 - O estudante será o único responsável por administrar a questão financeira do auxílio financeiro, bem como pelas reservas para hospedagem, aquisição de passagem, seguros e outros procedimentos necessários à viagem.

9.7 - A UFSCar não se responsabiliza por eventuais perdas cambiais e/ou roubos/furtos antes ou durante o evento.

9.8 - A desistência da participação implicará na devolução dos recursos financeiros, conforme procedimentos e meios a serem informados oportunamente pelo setor financeiro responsável.

9.9 - O Comitê Organizador das Jornadas disponibilizou no site do evento indicações de opções de hospedagem e disponibilizará oportunamente de alimentação.

 CRONOGRAMA

ATIVIDADE

RESPONSÁVEL

PERÍODO

Período de inscrição e envio dos resumos

Candidatos

de 06/06/2025 a 27/06/2025

Divulgação da lista de candidaturas deferidas

SRInter

01/07/2025

Período de interposição de recursos contra a Lista de candidaturas deferidas

Candidatos

02 e 03/07/2025

Divulgação da lista de candidaturas deferidas após recursos: candidaturas deferidas cujos resumos serão avaliadas pelos pareceristas

SRInter

04/07/2025

Período de análise dos resumos pelos pareceristas UFSCar

Pareceristas

07/07/2025 a 25/07/2025

Divulgação do resultado final e envio de orientações e termo de compromisso aos selecionados

SRInter

29/07/2025

Data limite para o estudante enviar o trabalho completo e termo de compromisso para a SRInter para liberação do auxílio financeiro

Selecionados

25/08/2025

 

 DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 O(A) candidato(a) é responsável por acompanhar as publicações relacionadas ao presente edital no site da SRInter, como retificações e outras informações que possam ser divulgadas.

11.2 A SRInter não enviará avisos por e-mail ou quaisquer outros meios informando acerca de retificações e outras informações que possam ser divulgadas.

11.3 Os(As) autores(as) selecionados(as) que não encaminharem o resumo, trabalho completo e slides dentro dos prazos informados pela comissão organizadora serão considerados(as) desistentes.

11.4 O(A) estudante é responsável pelo envio do trabalho seguindo as regras de formatação estipuladas pela Comissão Organizadora do evento. A SRInter não fará nenhum aviso para correção do trabalho. Ficando, portanto, sujeito à desclassificação do trabalho pela comissão organizadora do evento.

11.5 Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail jornadas.augm.srinter@ufscar.br.

11.6 Casos omissos serão analisados individualmente pela equipe da SRInter.

 

****************************************************************************************************************************

 

ANEXOS

ANEXO I - CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 

Os pareceristas, avaliadores dos trabalhos apresentados para essa edição das Jornadas, pautarão a análise de cada trabalho com base nos seguintes critérios:

 

 

Critérios

Pontuação

Nota mínima para classificação por item

  1. Apresenta clareza na definição dos objetivos do trabalho

Discordo totalmente (0 ponto)
Discordo parcialmente (1 ponto)
Nem concordo, nem discordo (2 pontos)
Concordo parcialmente (3 pontos)
Concordo totalmente (4 pontos)

1 ponto

  1. Tem clareza na definição da perspectiva de investigação/metodologia

Discordo totalmente (0 ponto)
Discordo parcialmente (1 ponto)
Nem concordo, nem discordo (2 pontos)
Concordo parcialmente (3 pontos)
Concordo totalmente (4 pontos)

1 ponto

  1. Há pertinência e propriedade do arcabouço teórico

Discordo totalmente (0 ponto)
Discordo parcialmente (1 ponto)
Nem concordo, nem discordo (2 pontos)
Concordo parcialmente (3 pontos)
Concordo totalmente (4 pontos)

1 ponto

  1. Há propriedade e adequação no uso da linguagem (sugere-se que seja realizada rigorosa revisão do texto antes da submissão do trabalho)

Discordo totalmente (0 ponto)
Discordo parcialmente (1 ponto)
Nem concordo, nem discordo (2 pontos)
Concordo parcialmente (3 pontos)
Concordo totalmente (4 pontos)

1 ponto

  1. O trabalho já se encontra em fase que justifica a sua divulgação e/ou já apresenta resultados parciais ou resultados finais.

Discordo totalmente (0 ponto)
Discordo parcialmente (1 ponto)
Nem concordo, nem discordo (2 pontos)
Concordo parcialmente (3 pontos)
Concordo totalmente (4 pontos)

1 ponto

 

 

            A nota final do parecerista será o somatório das notas atribuídas a cada critério relacionado anteriormente, não podendo ser menor que 12 (doze pontos) para classificação.

 

 

ANEXO II - DECLARAÇÃO DO ORIENTADOR

 

DECLARAÇÃO DO ORIENTADOR

 

Eu, NOME, docente da UFSCar, lotado no Departamento DEPARTAMENTO, para fins de inscrição no Edital SRInter de seleção de trabalhos para a 32ª Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades Grupo Montevidéu, DECLARO:

 

  1. Estar ciente da candidatura feita pelo NOME ESTUDANTE, cujo trabalho por mim orientado intitula-se: TÍTULO DO TRABALHO;

  2. Estar ciente de que o trabalho, após apresentado no evento, será publicado nos anais do mesmo, não sendo possível a renúncia ou remoção da publicação;

  3. Que o trabalho atualmente se encontra em fase de apresentação de resultados parciais ou que já apresenta resultados;

 

Local, ___, de ____________ de 2025.

 

 

Assinatura

________________________________

Nome completo

Departamento

 

 

Obs: O documento poderá ser emitido pelo SEI ou assinado digitalmente pelo Portal de Assinatura Eletrônica do Governo brasileiro.

 

ANEXO III - MODELO INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

 

INTERPOSIÇÃO DE RECURSO DO EDITAL SRInter nº  __/____

 R E C U R S O

Eu______________________________________________________________ canditoa) inscrito no Edital SRInter nº __/____ tendo em vista a divulgação do resultado preliminar em __/__/____, venho apresentar recurso ao resultado com as justificativas indicadas abaixo:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 Nestes Termos,

P. Deferimento.

 

_________________________, _________ de ______ de 2025

 

 

 

 

Dúvidas devem ser enviadas para jornadas.augm.srinter@ufscar.br.

 

Secretaria Geral de Relações Internacionais,

São Carlos, 06 de junho de 2025.

 

 

 

ASSINATURAS E CIÊNCIAS

Tipo de Assinatura

Nome Completo

Cargo/Função

Lotação

Responsável de Gestão - Programas ESCALA AUGM

Bruno Soto de Andrade

Assistente em Administração

SRInter

Chefia imediata

Profa. Dra. Ducinei Garcia

Secretária Geral de Relações Internacionais

SRInter


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Bruno Soto de Andrade, Assistente em Administração, em 06/06/2025, às 15:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ducinei Garcia, Secretário(a) Geral de Relações Internacionais, em 06/06/2025, às 15:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufscar.br/autenticacao, informando o código verificador 1840761 e o código CRC 1AAD5CFC.




Referência: Caso responda a este documento, indicar expressamente o Processo nº 23112.014878/2025-27

SEI nº 1840761 

Modelo de Documento:  Edital, versão de 05/Dezembro/2019